O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Intervenção Urbana: Huellas Artes, um toque colorido no centro de Santiago

Intervenção Urbana: Huellas Artes, um toque colorido no centro de Santiago

Intervenção Urbana: Huellas Artes, um toque colorido no centro de Santiago
Intervenção Urbana: Huellas Artes, um toque colorido no centro de Santiago, © Ines Subtil
© Ines Subtil

Huellas Artes é um toque colorido no centro de Santiago. Desenvolvido pelo estúdio de arquitetura 100architects,o projeto interpreta a pegada humana, o movimento, como caminho de valor expressivo e por fim artístico para a cidade. É um motor cultural alimentado pelo fluxo de passagem dos habitantes e visitantes do bairro Bellas Artes, uma área altamente cultural do centro de Santiago.

Trata-se de uma intervenção que propõe a reconfiguração de um determinado espaço através do realce das rotinas diárias de dito lugar. É um novo olhar do uso do espaço público "duro", inserido na trama urbana da cidade a afetado pela mobilidade presente nela.

Saiba mais sobre a intervenção, a seguir.

© Ines Subtil © Ines Subtil © Ines Subtil © Ines Subtil + 26

O projeto foi desenvolvido sobre a estação de metrô Bellas Artes, que atualmente funciona como uma praça com um baixo caráter funcional, descartando grande parte de seu terreno. A ideia é revitalizar este lugar como um catalisador das atividades relacionadas tanto com o fluxo de pessoas como com o caráter cultural de seu entorno.

© Ines Subtil
© Ines Subtil

O programa proposto estabelece uma série de funções que encorajam a geração de relações sociais, através da modificação da percepção espacial pelas cores, palavras, fotografias e linhas.

Planta de Intervenção
Planta de Intervenção

O material utilizado é fita adesiva revestida de polietileno em várias cores e tamanhos; sendo o único material utilizado, de maneira que sua estrutura espacial existente não é alterada, mas sim realçada. Este material atuou como uma vestimenta, uma fantasia para as superfícies da praça existente, despertando novas possibilidades espaciais baseadas em sua determinada estrutura.

© Ines Subtil
© Ines Subtil

Dentro das funções propostas destaca-se o "muro selfie", um lugar para performances de artistas de rua, um ponto de encontro e outros usos informais e espontâneos, como a "zona de vendas", "setas direcionais", "bancos de assento". Outra característica importante do projeto é a oportunidade de transição que a maioria de seus usos apresentam entre o espaço físico e o espaço virtual, se constituindo como uma plataforma de socialização e valorização espacial em ambas as redes espaciais.

© Ines Subtil
© Ines Subtil

O "muro selfie" é um exemplo disto, onde mais de 1000 fotos em menos de dois dias foram compartilhadas em diversas redes sociais, resultando em interações sociais no espaço físico e virtual. Durante esse pequeno período, a praça se converteu num significativo ponto de referência da revitalização urbana através da rede virtual.

© Ines Subtil
© Ines Subtil

O projeto tinha um espírito efêmero, já que durou apenas três dias. Na manhã do primeiro dia o impacto foi surpreendente quando os usuários perceberam que algo havia transformado drasticamente o espaço que habitavam de maneira inconsciente. Uma imagem colorida, lúdica e renovada os convidava a experimentar o espaço desde uma perspectiva inexplorada em seus percursos habituais.

© Ines Subtil
© Ines Subtil

O mesmo caráter efêmero da obra incentiva o reconhecimento dos espaços urbanos como plataformas de socialização pois convida os transeuntes a viver uma experiência particular e explosiva, que fomenta uma maior atenção aos espaços que os mesmos utilizam diariamente e que são raramente experienciados além do uso cotidiano baseado no tráfego.

© Ines Subtil
© Ines Subtil

É um convite a descobrir os lugares nos quais geralmente acreditamos que não há nada mais.

© Ines Subtil
© Ines Subtil

Nome do Projeto: Huellas Artes
Locação: Estação Bellas Artes, Merced esquina Mosqueto, Santiago de Chile.
Ano: 2014
Arquitetos: 100architects
Equipe: Madalena Sales, Marcial Jesús, Pablo Juica
Fotografias: Ines Subtil
Edição Audiovisual: Cristina Gurnari 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Javiera Yávar
Autor
Cita: Yávar, Javiera. "Intervenção Urbana: Huellas Artes, um toque colorido no centro de Santiago" [Intervención Urbana: Huellas Artes, un toque de color para el centro de Santiago] 25 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761017/intervencao-urbana-huellas-artes-um-toque-de-colorido-no-centro-de-santiago> ISSN 0719-8906