Oito ideias para melhorar a vida nas cidades

O Prêmio TED é concedido anualmente pela organização homônima àqueles que desenvolveram projetos que ajudam a provocar alguma mudança global em áreas relacionadas às ciências, urbanismo, educação, economia, meio ambiente, política, entre outros.

Em 2012, a organização decidiu que não premiaria os líderes, mas as próprias ideias através do prêmio City 2.0, que reconhece as iniciativas que permitem que as cidades se tornem lugares mais habitáveis e sustentáveis.

A seguir, assista aos vídeos de oito palestras TED que oferecem ideias para melhorar a vida urbana.

1. Os edifícios podem melhorar a saúde

Para o arquiteto Alan Ricks, as propagações de epidemias em diferentes locais do mundo não são fatos isolados e dependem de como são projetados os espaços onde ficam as pessoas que necessitam de cuidados. Assim, quando participou do projeto do Hospital Butaro em Ruanda, propôs grandes salas  com sistemas de ventilação natural eficientes. Segundo Ricks, "a arquitetura não é um simples edifício concluído, mas o processo que o criou."

2. Um aplicativo para prevenir a violência nas ruas

A ativista Emily May fundou em 2005 a Hollaback!, uma organização que busca reduzir a violência sofrida por mulheres nas ruas. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo que permite georreferenciar os locais onde ocorre esse tipo de violência. 

3. A gastronomia pode ser uma forma de diplomacia

A comida é um dos elementos que melhor expressa a identidade de um lugar, segundo Leah Selim, cofundadora da Global Kitchen, uma organização que promove o intercâmbio cultural através dos alimentos. Nessa palestra, Selim fala sobre a "gastrodiplomacia", uma cruzamento entre a gastronomia, a identidade, a política e as características do lugar de origem. Além disso, relaciona o termo com a globalização, concluindo que "durante o ato comum de compartilhar a comida, pode-se trocar ideias livremente."

4. Os espaços tranquilos de uma cidade podem ser uma fonte de inspiração

Perth, Sydney, Melbourne, Edimburgo, Sheffield, Londres, Los Ángeles e Nova Iorque são as cidades onde o compositor Jason Sweeney levou seus projeto Stereopublic, que consiste em aproveitar "a imagem sonora" de uma cidade, isto é, os espaços onde se pode desfrutar dos sons naturais, passando uma outra impressão da cidade aos seus habitantes.

5. Casas pequenas oferecem mobilidade e segurança

Amy Henion é defensora do movimento para casas pequenas -Tiny Houses - pois considera que esse tipo de habitação faz melhor uso dos recursos naturais, são economicamente favoráveis e podem ocupar espaços limitados.

6. Os parques podem incluir as crianças

Para G Cody QJ Goldberg, brincadeiras são sinônimo de aprendizagem. Se esse pensamento for levado aos parques, o potencial desses lugares se expande muito pois diferentes áreas podem ter funções diversas e envolver todas as faixas etárias, ajudando, em última instância, a melhorar a qualidade de vida das cidades. 

7. O bom projeto é universal

Lance Hosey é um arquiteto que não concorda com a ideia que o bom projeto é algo que não pode ser definido, pois no decorrer da história cartas características deram origem a determinados padrões. Assim, convida os arquitetos a adotarem essa ideia tomando princípios de sustentabilidade.

8. A cidade é sua gente

Felice Belle é uma escritora que considera que uma cidade é o equivalente à história de sua população, o que em certos casos vai além da política e planejamento.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Oito ideias para melhorar a vida nas cidades" 09 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759943/oito-ideias-para-melhorar-a-vida-nas-cidades-segundo-palestras-ted> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.