4 organizações cidadãs dos EUA que transformam lugares abandonados em espaços públicos

Há algum tempo publicamos as 7 ideias que a urbanista Helen Leung desenvolveu para que os cidadãos possam recuperar de maneira rápida e econômica lugares abandonados das cidades antes que as autoridades decidam o que fazer com eles.

Mostramos agora como trabalham quatro organizações cidadãs dos Estados Unidos que se dedicam a difundir onde estão esses lugares e quais são suas características, visando recuperá-los através das ações e ideias das comunidades locais. Dessa forma, buscam fazer uma ponte entre quem vive próximo a esses espaços e aqueles que têm propostas para transformá-los em novos espaços públicos.

Conheça, a seguir, essas organizações e o modo como trabalham.

Grounded in Philly (Filadélfia)

© Grounded in Philly

Em 2011, o Centro de Direito de Interesse Público da Filadélfia criou esse projeto a partir da coleta de dados cartográficos de diferentes fontes públicas que permitiram georreferenciar mais de 30 mil terrenos vazios, dos quais 811 já foram recuperados. A página do Grounded in Philly mostra onde estão os lugares disponíveis para recuperação, assim os moradores e outras organizações podem se articular para intervir nesses espaços.

Entre as organizações que participam do projeto está a Iniciativa de Justiça Legal para os Jardins (GJLI), um grupo que busca recuperar os espaços vazios dos bairros onde vivem imigrantes, transformando-os em hortas urbanas.

© Grounded in Philly

LA Open Acres (Los Angeles)

© LA Open Acres

Como uma maneira de proporcionar justiça social e avançar em direção a igualdade em bairros vulneráveis, em 1992 foi criado o Conselho de Saúde Comunitária, que deu origem à organização LA Open Acres. Esta funciona como uma ferramenta que disponibiliza as informações necessárias para que qualquer pessoa possa melhorar um local abandonado, convertendo-o em um espaço público aberto à cidadania e que ajude a melhorar a qualidade de vida da região onde se encontra.

De tempos em tempos a organização abre chamadas para que acadêmicos e especialistas enviem artigos que, em seguida, podem ser consultados por aqueles que querem transformar algum terreno. Além disso, assim que se define um local de intervenção, o grupo articula concursos de projeto abertos a arquitetos, cidadãos e outras organizações.

© LA Open Acres

Living Lots Nola (Nova Orleans)

© Living Lots NOLA

Assim como as organizações anteriores, a página do Living Lots Nola também funciona como um espaço de encontro entre aqueles que contam com os conhecimentos para recuperar os espaços e aqueles que estão interessados em agir.

Como a grande maioria dos terrenos recuperados são convertidos em hortas urbanas, a organização criou uma parceria com a Rede de Hortas da cidade para determinar quais serão os próximos lugares abandonados a sofrerem intervenção.

© Living Lots NOLA

596 Acres (Nova Iorque)

© 596 Acres

596 Acres é uma ONG que nasceu como uma iniciativa da Fund for the City of New York. A ideia é que cada cidadão que pretende recuperar algum lugar também saiba como funcionam as organizações públicas e possa gerir os processos legais. Além disso, a organização não apenas mostra onde estão os lugares abandonados, mas articula grupos interessados em trabalhar na recuperação.

© 596 Acres

Via Plataforma Urbana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "4 organizações cidadãs dos EUA que transformam lugares abandonados em espaços públicos" 16 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627297/4-organizacoes-cidadas-dos-eua-que-transformam-lugares-abandonados-em-espacos-publicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.