O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arte e Arquitetura: Mundos Isolados, segregação urbana e desigualdade em Santa Fé

Arte e Arquitetura: Mundos Isolados, segregação urbana e desigualdade em Santa Fé

Arte e Arquitetura: Mundos Isolados, segregação urbana e desigualdade em Santa Fé
Arte e Arquitetura: Mundos Isolados, segregação urbana e desigualdade em Santa Fé , Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz
Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz

Santa Fé é um exemplo de desigualdade social no México. Enquanto num setor da cidade a população conta com edifícios altos e modernos, bairros luxuosos construídos nas últimas décadas, em outro setor, é uma realidade completamente diferente: zonas humildes e casas de baixos recursos, como se fossem dois mundos isolados e divididos por uma parede.

Uma distribuição desigual de riqueza, que é ilustrada em uma série de imagens aéreas capturadas pelo fotógrafo Oscar Ruíz. Produzido pela agência de publicidade mexicana Publicis, a campanha busca, através de fotografias reais, ressaltar a enorme desigualdade e segregação urbana e social que existem em alguns bairros da cidade de Santa Fé, com o objetivo e sob o lema de "apagar a diferença".

Mais detalhes a seguir.

Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz + 4

"Esta imagen não foi editada. É hora de mudar isso", está escrito na declaração abaixo de cada imagem aérea. Estas mostram a assombrosa desigualdade que existe no México, especificamente em Santa Fé. Faz apenas alguns anos, uma parte da cidade era um grande lixão, agora é um bairro luxuoso de 'primeiro mundo' com escritórios multinacionais, restaurantes internacionais e uma arquitetura inovadora.

Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz
Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz

No entanto, este país se situa entre os piores do mundo em termos de desigualdade de renda, segundo um informe publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2011, retomado pelo jornal estado-unidense The Huffington Post.

Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz
Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz

Um informe de 2011 revelou que dos países que lutam contra a desigualdade de renda, México se encontra entre os piores. Ainda que o Tratado de Livre Comércio da América do Norte, promulgado faz mais de 20 anos, significou um grande negócio para o país, a pobreza no México segue sendo alta, com uma taxa de pobreza que aumentou 51,3% em 2012.

Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz
Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz
Sobre este autor
Javiera Yávar
Autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: Mundos Isolados, segregação urbana e desigualdade em Santa Fé " [Arte y Arquitectura: Mundos Aislados, segregación urbana y desigualdad en Santa Fé ] 06 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623484/arte-e-arquitetura-mundos-isolados-segregacao-urbana-e-desigualdade-em-santa-fe> ISSN 0719-8906
Ler comentários