Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade

Este artigo foi originalmente publicado em Common Edge.

Quando Brenda Mendoza contou a um repórter da NPR sobre seu trajeto para o trabalho, ela se tornou o rosto da atual crise habitacional em Los Angeles. Mendoza, uma roupeira de um hotel Marriott, morava com sua família em um apartamento em Koreatown, onde cresceu, a apenas 10 minutos de seu trabalho. O proprietário aumentou o aluguel, então ela se mudou para um lugar mais barato em Downey. Quando esse aluguel também ficou inacessível, ela se mudou para Apple Valley e agora levanta às 3h30 da manhã para dirigir 160 quilômetros até o trabalho, deixando o marido e o filho em seus empregos pelo caminho. Ela não se mudou para Apple Valley para investir em uma casa que pudesse amar. Simplesmente encontrou um aluguel igualmente instável, mas ligeiramente mais acessível, a horas de seu local de trabalho.

Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Imagem 2 de 6Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Imagem 3 de 6Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Imagem 4 de 6Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Imagem 5 de 6Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Mais Imagens+ 1

Este é o sonho californiano transformado em distopia dickensiana, o resultado do modo de planejamento do uso da terra do século XX, no qual autoestradas fluídas e terras baratas e virgens significavam que a habitação poderia ser desvinculada da proximidade com o trabalho, os proprietários poderiam dormir tranquilos sabendo que os prestadores de serviços tinham um lar em algum lugar, e o modelo de cidade jardim de Los Angeles, com baixa densidade e moradias em sua maioria unifamiliares, poderia continuar indefinidamente.

Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Imagem 2 de 6
A organização sem fins lucrativos Holos Communities e Lorcan O’Herlihy Architects otimizam um local desafiador para construir Isla Intersections, 53 novas unidades habitacionais de apoio permanentes de um quarto. Imagem © Eric Staudenmaier

Agora que o modelo de planejamento atingiu o fim da linha, e a região está cada vez mais dividida entre os abastados e confortavelmente alojados e os empobrecidos e sem-teto, enquanto muitos trabalhadores pobres e de classe média de Los Angeles partem. A situação é tão insustentável que os monitoram a população projetam uma queda de moradores na Califórnia, especialmente no sul, devido a fatores como a emigração para mercados imobiliários mais acessíveis. L.A., a cidade do futuro, está a caminho de se tornar uma gerontocracia.

Ainda assim, casas continuam sendo construídas. Edifícios de apartamentos e condomínios estão sendo erguidos aos milhares em nossas avenidas principais e em nossos centros urbanos. Podemos vê-los na Venice Boulevard, na Lincoln, na La Brea com Wilshire, em Hollywood. Infelizmente, muitas dessas moradias estão fora do alcance de Mendoza e sua família. Elas estão repletas de estúdios e unidades de um quarto, excluindo famílias jovens ou domicílios maiores, e custam muito mais do que os salários de um trabalhador de hotel podem cobrir. Além disso, um número alarmante delas carece de charme e caráter local, parecendo paredes de gesso e estuque empilhadas sobre espaços comerciais às vezes vazios, com varandas voltadas para várias faixas de tráfego. Elas poderiam ser encontradas em Qualquer Lugar, América, e dão a impressão de que as novas moradias em Los Angeles hoje não são nem acessíveis nem desejáveis. Não é de se admirar que os habitantes de Los Angeles se sintam perplexos e frustrados, e lamentem: Por que as ruas estão cheias de pessoas sem abrigo? Por que não consigo pagar por um lugar para viver? E o que são esses blocos de novas moradias, e para quem são?

Em meio a esse quadro sombrio, porém, existem modelos de aspiração residencial, verdadeiros diamantes brutos: complexos de moradias que não comprometem o bolso do morador, que oferecem estabilidade de aluguel a longo prazo para solteiros e famílias, que possuem áreas verdes e espaços abertos compartilhados e privados, que incluem comodidades como jardins comunitários e churrasqueiras no terraço, e que tenham um toque arquitetônico. Eles são construídos principalmente, mas não exclusivamente, por empreiteiros sem fins lucrativos idealistas, junto de equipes de design igualmente utópicas. Às vezes, são prédios novos e brilhantes modelando novas tecnologias e estilos. Ou são prédios antigos reformados ou reutilizados de forma adaptativa. Sim, essas moradias geralmente estão em prédios mais altos e densos, mas essa escala é tratada com elegância. Elas são mais sociais, orientadas para o espaço compartilhado e a rua, mais próximas de transporte público ou locais de trabalho. Em resumo, são lares para os habitantes de Los Angeles no século XXI, não no último, e a um preço acessível. Esses "diamantes" são a inspiração para uma nova iniciativa que chamamos de Awesome and Affordable: Great Housing Now (Incrível e Acessível: Ótimas Opções de Moradia Agora).

Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Imagem 6 de 6
O Castle Argyle, de 1928, em Hollywood – habitação acessível para idosos administrado pela HumanGood – foi recentemente reformado e adaptado pela Relativity Architects for Beacon Development. Imagem ©Tom Bonner

A iniciativa é um projeto de mídia novo, com um ano de idade, destinado a promover a compreensão e apreciação da moradia acessível: como ela é financiada, produzida e projetada. Quais são seus desafios e benefícios? Há muita confusão em torno da moradia acessível, começando com o significado de "acessível". Você provavelmente já leu artigos sobre o alto custo de construção de habitação usando fundos governamentais ou a falta de impacto nos números de pessoas sem-teto, ou até mesmo algumas histórias escandalosas sobre um ou dois maus atores na indústria. Você pode ter se perguntado por que um novo complexo de baixa renda em seu bairro é muito maior do que os prédios vizinhos. Ou por que está deslocando algumas casas mais antigas, com aluguel controlado. Talvez você ou um membro da família queira morar em um lugar "acessível", mas não saiba como ou onde começar a procurar. Este projeto visa responder a tudo isso e oferecer esperança e ferramentas para todos aqueles que sentem que a habitação em Los Angeles é um problema insolúvel, e que o sonho que trouxe tantas pessoas para cá simplesmente evaporou. Embora centrado em Los Angeles, acreditamos que os estudos de caso, lições aprendidas e movimentos positivos podem ser aplicados em outros lugares, já que a habitação e a falta de moradia se tornaram questões nacionais.

Este projeto é patrocinado pelos Friends of Residential Treasures: Los Angeles (FORT: LA), uma organização sem fins lucrativos que oferece eventos públicos com o objetivo de reforçar o orgulho coletivo em nossos edifícios enquanto "comunga com o DNA de Los Angeles", nas palavras do fundador do FORT: LA, Russell Brown. O FORT: LA apoia pesquisas e, dada a urgência das necessidades habitacionais de Los Angeles, escolheu investigar a habitação acessível e descobrir exemplos que pertencem ao panteão das joias residenciais de Los Angeles.

O que queremos dizer com acessível e incrível?

O que exatamente queremos dizer com moradia "acessível"? Moradia Acessível em letras maiúsculas refere-se a um tipo específico de habitação subsidiada. No entanto, o termo em minúsculas (moradia acessível) é entendido como aluguel ou habitação que se pode pagar. Você pode ganhar muito para ser elegível para a maioria das habitações subsidiadas, mas não o suficiente para pagar uma casa a preço de mercado. Isso significa que muitas habitações se tornam inacessíveis, e você procura por espaço com preços de aluguel "alcançáveis". Especialistas estão tentando descobrir como criar complexos multifamiliares de baixa altura e baixa densidade a preços "alcançáveis". Esta escala de habitação também é referida como "o meio perdido". Awesome and Affordable mostrará estudos com exemplos de casas "alcançáveis" no "meio perdido".

Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Imagem 3 de 6
Watts Works é um complexo habitacional de apoio permanente de 24 unidades de estúdio feitas de 58 contêineres que foi projetado pelo Studio One Eleven para a Decro Corporation e a Daylight Community Development Corporation. Imagem © Paul Vu

E quanto a "incrível"? Incrível significa muitas coisas, mas o fio comum aqui é um complexo habitacional que, através de um bom projeto e cuidado, torna-se especial, o que é uma grande conquista dadas as múltiplas limitações associadas à construção de habitações acessíveis. É um complexo de baixa altura com estúdios com caráter arquitetônico, luz natural, brisas e áreas privadas. Habitação pública que foi adaptada para incluir uma fazenda urbana e murais dos residentes. O prédio de apartamentos próximo a uma estação de trem que ainda reserva espaço para um jardim tranquilo, um espaço para cães e área de lazer para as crianças. Pode ser o local que faz o melhor de uma situação muito ruim: a habitação próxima à rodovia que absorve a poluição com abundante vegetação e mantém o barulho dos carros longe com estratégias de design inteligentes. É um prédio denso, de vários andares e várias unidades que suaviza seu impacto na paisagem urbana com níveis recuados, fachadas decorativas e planejamento interior cuidadoso para permitir a entrada de luz natural e ar. Ou um prédio de uso misto e renda mista cujos espaços comerciais no térreo servem como incubadoras de pequenas empresas para os residentes, oferecendo oportunidade econômica aos inquilinos e um benefício para o bairro circundante. Essencialmente, é um ótimo projeto forjado apesar de restrições extremas. Não é habitação na forma de renovação urbana utópica em grande escala. É um preenchimento, projeto por projeto, somando-se a uma nova visão de habitação.

Awesome and Affordable consiste em várias partes: primeiro, esta introdução, da qual este artigo é extraído; em seguida, 12 projetos incríveis que representam maneiras de alcançar habitação a um custo razoável em Los Angeles nos dias de hoje, desde Habitação Acessível por empreiteiras sem fins lucrativos até residências com taxas abaixo do mercado produzidas no setor privado. Escolhemos edifícios que apresentam uma solução sólida para um grande desafio na habitação acessível, como lidar bem com a densidade, ou usar a construção modular de forma eficaz para otimizar os custos sem perder a habitabilidade. Descrevemos o que torna nossa seleção mensal tão incrível, bem como a jornada complexa e muitas vezes desafiadora para alcançá-la. Concluímos cada estudo de caso com um chamado à ação - coisas que você pode fazer para pressionar por mais habitações desse tipo ou qualidade.

Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Imagem 4 de 6
Este projeto habitacional 100% acessível de 64 unidades foi a peça inclusiva de um empreendimento de preço de mercado projetado pela Koning Eizenberg Architecture para a desenvolvedora sem fins lucrativos Community Corporation of Santa Monica. Imagem © Eric Staudenmaier

Também fornecemos o Livro de Terminologia de Habitação com termos descrevendo todas as políticas, leis e agentes que produzem habitação. O mercado imobiliário de Los Angeles tem a aparência e os custos que tem, graças a um complicado ecossistema de leis, códigos, custos, política e políticas, envolvendo um elenco em evolução de personagens em busca de influência. Eles falam uma linguagem repleta de jargões e siglas. Afinal, o seguinte é o tipo de coisa que você pode ler ou ouvir em uma discussão sobre habitação:

O RHNA do SCAG significa que as cidades têm que produzir um Elemento Habitacional informando quantas unidades irão produzir. Uma percentagem deve ser acessível, o que é caro e complicado de construir, por isso a SCANPH pressionou para que a ULA resolvesse alguns dos problemas com HHH. As cidades estão pedindo um zoneamento inclusivo no TOC para que os promotores queiram bónus de densidade, o que está a tornar os edifícios tão altos que a LCI gostaria de ver uma densidade mais baixa, faltando habitações médias, mas que requer uma reforma do acesso vertical.

Você entendeu alguma coisa disso? Muito provavelmente não. Tem algo a ver com a vida e a alma dos prédios e das pessoas que vivem neles? Difícil dizer. Ter as ferramentas para navegar por tudo isso ajuda a descobrir como criar habitações que realmente nutrem a vida, a alma e a paisagem urbana. Se você entender o funcionamento e a terminologia por trás dos prédios, será mais fácil participar confiantemente de discussões sobre eles, talvez falar com seus representantes locais e apoiar o tipo de habitação que enriquecerá sua comunidade.

Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade - Imagem 5 de 6
A Brooks + Scarpa projetou o Rose Apartments, que consiste em 35 unidades de habitação de apoio em vez de escritórios para o proprietário do edifício, a incorporadora sem fins lucrativos Venice Community Housing. Imagem © Jeff Durkin/Breadtruck Films

Reformulando moradias acessíveis

Quando Russell Brown, do FORT: LA, sugeriu "incrível e acessível" como nome provisório para esta pesquisa, inicialmente pensamos que seria apenas um nome temporário até encontrarmos algo mais sério. Mas quanto mais apresentávamos a frase às pessoas e as víamos sorrir, percebíamos que era exatamente o título certo, porque conferia a ideia de grandeza a um setor da habitação que frequentemente é tratado como um incômodo. Acreditamos que a habitação não deve ser humilhante, nem deve diminuir nossa paisagem urbana. Este momento de crise e oportunidade em Los Angeles - e em todo o país - é o momento de exigir beleza e humanidade no design, independentemente da renda.

Este ensaio foi adaptado de Awesome and Affordable: Great Housing Now, um programa patrocinado pelos Friends of Residential Architecture: Los Angeles (FORT: LA) e apoiado pela Taylor & Company. Para mais informações e para se inscrever na newsletter mensal "Edifício Incrível do Mês", visite www.fortla.org.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: David Kersh & Frances Anderton . "Incrível e acessível: defendendo moradias de qualidade" [Awesome and Affordable: Making the Case for Great Housing] 16 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013216/incrivel-e-acessivel-defendendo-moradias-de-qualidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.