Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global

A arquitetura no Sul Global frequentemente incorpora uma rica herança cultural e artística, integrando cores, padrões intricados e elementos simbólicos. Ela também enfrenta desafios como recursos limitados, rápida urbanização e desigualdade social, buscando soluções inclusivas e comunitárias. Instalações e pavilhões servem como modelos radicais para questionar esses ideais arquitetônicos e buscar soluções inovadoras. Como parte da nossa retrospectiva de 2023, apresentamos algumas das principais instalações arquitetônicas do ano, abrangendo exposições como a Bienal de Arquitetura de Veneza, além de pavilhões permanentes que exploram materiais locais, reuso de resíduos e ressignificação de narrativas históricas.

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 2 de 11Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 3 de 11Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 4 de 11Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 5 de 11Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Mais Imagens+ 6

Pavilhão Brasileiro "Terra" na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 4 de 11
Pavilhão do Brasil: Terra/Gabriela de Matos e Paulo Tavares. Imagem © Matteo de Mayda

A instalação destaca a importância da terra na formação conceitual, imaginária e narrativa do Brasil. Reflete sobre o passado, presente e futuro do país, com ênfase especial na terra como tema central. Isso é representado poeticamente e de forma tangível no espaço da exposição. Ao cobrir todo o pavilhão com terra, os visitantes podem se envolver diretamente com as tradições indígenas e quilombolas, bem como as práticas religiosas do Candomblé.

"Corredor de 3 Minutos" por WallMakers na Trienal de Arquitetura de Sharjah

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 8 de 11
Pavilhão Corredor de 3 Minutos. Imagem © wallmakers

O pavilhão explora o desperdício global investigando métodos de reutilização de materiais. A instalação propõe a reutilização de pneus em construções por meio da técnica de "Alvenaria de Pneus e Areia não Estabilizada". Ao demonstrar a viabilidade do uso de reboco de terra para cobrir os pneus, a abordagem busca oferecer uma alternativa à escassez atual de recursos de construção.

Superfície do Estudio A0 na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 5 de 11
Superfície — As Florestas Agroecológicas Civilizadas da Amazônia, Estudio. Imagem © Andrea Avezzù / Cortesia da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia, O laboratório do Futuro

A instalação destaca o destino de outra comunidade marginalizada que possui uma rica tradição de conhecimento transmitida por meio de histórias: os povos da bacia do rio Amazonas. Ao documentar sua abordagem sofisticada para a construção de cidades ao longo de milhares de anos, ela redefine esse conhecimento tradicional não como um urbanismo exótico, mas como uma demonstração brilhante e prática de ecologia urbana. Ela oferece um caminho potencial para a reconciliação da cidade, dos seus sistemas alimentares e das áreas circundantes.

"Super Limbo" de Limbo Accra, na Trienal de Arquitetura de Sharjah

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 7 de 11
Limbo Accra, SUPER LIMBO, 2023. Imagem © Danko Stjepanovic Cortesia da Trienal de Arquitetura de Sharjah

Este pavilhão é "uma resposta eloquente aos muitos projetos de construção incompletos e inacabados no Sul Global". Limbo Accra pretende redefinir a percepção desses espaços revertendo o estigma associado a eles e destacando seu potencial inexplorado. O projeto teve a colaboração de Rym Beydoun, fundador da Super Yaya, e da arquiteta Annelise Agossa, introduzindo cortinas feitas de faixas de tecido.

Parque Udaan por Studio Saar

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 2 de 11
Parque Udaan. Imagem © StudioSaar

Este pavilhão permanente em Udaipur é inspirado no fascinante fenômeno do murmúrio dos estorninhos. A construção contará com 60.000 pássaros artesanais em tamanho real, configurando uma cobertura sustentada por estruturas de aço em forma de "árvore-tronco". O pavilhão tem o objetivo de receber os visitantes no parque e oferecer um espaço sombreado para eventos e relaxamento. A instalação reutilizará pneus usados para criar objetos recreativos e de playground.

“Terra a Terra” de Dabbagh Architects, na Trienal de Arquitetura de Sharjah

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 3 de 11
Sumaya Dabbagh, TERRA A TERRA, 2023. Imagem © Danko Stjepanovic Courtesy of Sharjah Architecture Triennial

Duas paredes curvas, construídas em tijolos de barro, criam um espaço parcialmente fechado, configurando um pavilhão espacial contemplativo que incentiva os visitantes a interagirem com a estrutura de diferentes maneiras. O projeto inspira o uso criativo de materiais locais no sul global e encoraja a exploração dos limites da construção com esses materiais.

Pavilhão ACE/AAP na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 6 de 11
ACE/ACP, Olalekan Jeyifous. Imagem © Matteo de Mayda / Cortesia da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia, O laboratório do Futuro

Olalekan Jeyifous imaginou um espaço central ao projetar um colorido mural no saguão do terminal do aeroporto como representação do projeto 'All-Africa Protoport'. O empreendimento possui implicações significativas para a cooperação socioeconômica e ambiental em todo o continente, bem como para a solidariedade diaspórica. A instalação oferece um vislumbre de um futuro potencial construído sobre as histórias construídas das tecnologias renováveis indígenas africanas.

Eta'Dan por Hive Earth

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 10 de 11
Hive Earth, ETA’DAN, 2023. Imagem © Danko Stjepanovic Cortesia da Trienal de Arquitetura de Sharjah

O escritório de arquitetura de Gana, Hive Earth, contribuiu com um pavilhão de terra compactada noemado Eta'Dan, que se traduz como "muro de barro" em Fante. O pavilhão, projetado para ser assentado ou escalado, é construído com terra obtida de diversas fontes nos Emirados Árabes Unidos para conferir uma estratificação colorida. O uso da estratificação colorida questiona como a aparência da terra compactada pode ser projetada e desafia as percepções dos usuários sobre os materiais terrosos locais no sul global.

Modernismo Tropical: Arquitetura e Poder na África Ocidental

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 11 de 11
Vista da instalação Modernismo Tropical: Arquitetura e Poder na África Ocidental no Pavilhão de Artes Aplicadas da Bienal de Arquitetura de Veneza. Imagem © Victoria and Albert Museum, Londres

Esta exposição arquitetônica na Bienal de Arquitetura de Veneza, com curadoria de Nana Biamah-Ofosu e Bushra Mohamed da AA e do Dr. Christopher Turner da V&A, oferece uma reflexão crítica sobre as origens imperiais do modernismo tropical. O material foi produzido por meio da análise do trabalho do Departamento de Arquitetura Tropical e de 14 projetos principais. Inicialmente utilizado como ferramenta de apoio ao domínio colonial, esse estilo arquitetônico passou posteriormente a simbolizar o potencial de um futuro pan-africano ao ser adotado por nações africanas recém-independentes.

“Nós descansamos no ninho do pássaro” na Trienal de Arquitetura de Sharjah

Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global - Imagem 9 de 11
Papa Omotayo & Eve Nnaji MOE+AA/ADD-apt, Descansamos no Ninho dos Pássaros, 2023. Imagem © Danko Stjepanovic Cortesia da Trienal de Arquitetura de Sharjah

Projetado por Papa Omotayo e Eve Nnaji, este pavilhão foi projetado para proporcionar um momento de pausa. É composto por uma série de salas "ninho" construídas inteiramente a partir de resíduos vegetais, combinados com andaimes e papelão reciclado. O pavilhão funciona como um local de nidificação para as aves locais e de descanso para trabalhadores migrantes na região, que atualmente cuidam de pássaros em viveiros improvisados.

Este artigo faz parte dos Temas do ArchDaily: Resumo do Ano, apresentado por Randers Tegl.

"Quando se trata de projetar uma arquitetura única, ideias visionárias nem sempre são suficientes. Uma fachada única exige caráter, coragem e materiais diferenciados, além de um formato para alcançar o extraordinário. Na Randers Tegl, buscamos adicionar um toque exclusivo às construções de alvenaria, dando vida a tijolos premium no mundo da arquitetura. Tornando o impossível possível. Temos orgulho de fazer uma arquitetura única em todo o mundo desde 1911."

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yakubu, Paul. "Principais pavilhões e instalações de 2023: interrogando a arquitetura do Sul Global" [Top 2023 Pavillions and Installations Interrogating Architecture of the Global South] 10 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011627/principais-pavilhoes-e-instalacoes-de-2023-interrogando-a-arquitetura-do-sul-global> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.