Para além do palco: impactos urbanos dos megashows

Quando astros musicais mundialmente famosos como Beyoncé, Taylor Swift e Paul McCartney anunciam suas turnês globais, após o frisson provocado pela divulgação dos países e das respectivas cidades-sede, esses locais se preparam para comportar a série de mudanças que serão desencadeadas por esses eventos em seus espaços urbanos. Esses megashows não se restringem ao âmbito musical, eles transcendem o palco para mobilizar cifras significativas e implicar em diversas transformações no cotidiano urbano dessas cidades. Mesmo que durante um curto período de tempo, esses eventos provocam alterações em variadas esferas e setores urbanos, como o turístico, o hoteleiro, o alimentício e o de transporte.

Já é conhecido o impacto que megaeventos como a Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos causam nas cidades que os recebem, com transformações urbanísticas profundas, a inserção de diversos novos equipamentos e estruturas e a preparação e mobilização desses locais durante anos para que aqueles eventos ocorram. Mas apesar de se tratar de um outro porte, duração e escala de acontecimento, os megashows também trazem mudanças nas dinâmicas das cidades, seja em sua montagem e produção, seus impactos logísticos ou na sua capacidade de atrair uma multidão de fãs para um determinado local, ansiosos para assistir as performances de seus artistas favoritos ao vivo.

Para além do palco: impactos urbanos dos megashows - Imagem 9 de 9
Czermak Photography on VisualHunt

Um dos setores mais beneficiados é o hoteleiro: hotéis, pousadas e serviços de hospedagem compartilhada vêem suas taxas de ocupação atingirem altos picos ou até se esgotarem meses antes das datas dos shows. Na cidade de São Paulo, Fernando Guinato, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hóteis (ABIH) e diretor do Sheraton WTC, comenta sobre a forte relação entre a alta procura dos hotéis nas datas dos eventos:

O mês de março foi excepcional por conta do show do Coldplay e depois pelo Lollapalooza, onde muitos hotéis tiveram ocupação muito próxima de 100%. — Fernando Guinato

Para além do palco: impactos urbanos dos megashows - Imagem 4 de 9
Chad Davis on VisualHunt

A cena gastronômica também está no centro dessas reverberações. Bares e restaurantes locais podem se transformar em destinos concorridos, inclusive elaborando novas estratégias de marketing e vendas focadas no público do artista. O comércio local (seja o setor formal ou o informal) também floresce durante os eventos, em que se destaca a venda de produtos relacionados aos músicos, de camisetas a souvenires exclusivos.

Entretanto, esse fluxo massivo de pessoas também traz desafios, sobretudo para o planejamento dos setores públicos. Há uma pressão sobre a infraestrutura urbana e os sistemas de transporte das cidades enfrentam acúmulos intensos e dificuldades logísticas: congestionamentos nas vias, longas filas de pessoas pelas calçadas, interrupções, alterações e inchaços nos transportes públicos e esforços relativos à segurança e à gestão de multidões são algumas das questões. Elas apontam para a necessidade de uma abordagem mais ampla na preparação das cidades para a ocorrência desses megashows, para que eles ocorram com maior tranquilidade e não entrem em conflito nem prejudiquem a dinâmica urbana cotidiana.

Para além do palco: impactos urbanos dos megashows - Imagem 3 de 9
Chad Davis on VisualHunt

Um planejamento e uma abordagem equilibrada são essenciais para garantir que esses eventos sejam sustentáveis para as cidades-sede, e que não beneficiem apenas turistas, uma parte da economia e uma parcela restrita da população local. Uma postura crítica com relação aos shows é importante para que esses momentos de entretenimento não brilhem apenas no palco, mas também contribuam com as cidades, sem causar-lhes maiores transtornos e prejuízos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Para além do palco: impactos urbanos dos megashows" 24 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010519/para-alem-do-palco-impactos-urbanos-dos-megashows> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.