O impacto das ferramentas de inteligência artificial na arquitetura em 2024 (e além)

Em 2022, uma audiência mais ampla teve acesso a ferramentas de inteligência artificial inesperadamente poderosas, como Stable Diffusion, Midjourney e DALL-E 2 para geração de texto para imagem, além do chatbot da OpenGPT.  

Um ano depois, analistas, organizações e governos afirmaram que essas tecnologias representarão riscos profundos para a sociedade e a humanidade, desde a perda de empregos causada pela automação até a perturbação dos processos democráticos e a automatização de armas.

Em julho, Google, Microsoft e OpenAI fundaram o Fórum de Modelos de Fronteira para regular o desenvolvimento de IA. Enquanto isso, em novembro, 28 governos assinaram a Declaração de Bletchley, "a primeira declaração internacional lidando com a tecnologia emergente rápida", reconhecendo o potencial da IA como "risco catastrófico para a humanidade".

Como parte da última edição do Resumo do Ano do ArchDaily, consultamos o ChatGPT para prever as tendências arquitetônicas de 2023. Uma conclusão importante foi que o chatbot da OpenAI 'pode fornecer informações e exemplos com base nas descrições que leu, em vez de fornecer sua análise estética'—pelo menos por enquanto. Com esta entrevista, queríamos incentivar arquitetos e designers a adotarem essas tecnologias para o nosso benefício nas fases iniciais de desenvolvimento, em vez de sofrerem posteriormente os efeitos da interrupção dos modelos de emprego implementados por terceiros.

Prompters e tendências de arquitetura

O impacto das ferramentas de inteligência artificial na arquitetura em 2024 (e além) - Imagem 2 de 5
Exposição “Search History”, projeto do Space Popular em 2022 no Museu MAXXI de Roma. Imagem © Espaço Popular

Quando a ELEMENTAL de Alejandro Aravena disponibilizou os projetos de quatro empreendimentos habitacionais sociais para uso de código aberto em 2016, a ideia era que arquitetos e o público em geral em todo o mundo pudessem aprender com eles. No entanto, além dos arquitetos, apenas alguns possuem a expertise técnica para ler os planos, enquanto ainda menos têm recursos para construí-los. Da mesma forma, o ChatGPT e, por extensão, qualquer tecnologia de IA, não substituiriam os humanos, mas capacitariam excessivamente aqueles que sabem como fazer as perguntas certas — e aqueles que a possuem, naturalmente.

Por um lado, recentes tecnologias disruptivas levaram à criação em massa de imagens geradas por IA, colocando em segundo plano profissionais de design (ilustradores, designers e empresas de imagens). Por outro lado, elas dão origem a uma nova especialização de duração indeterminada: os "prompters"— indivíduos habilidosos em formular perguntas específicas. A geração de texto para imagem é um ótimo exemplo: é possível ver excelentes resultados no Reddit, o que leva a pensar que qualquer pessoa pode atingir facilmente esse nível, mas os criadores dificilmente compartilharão suas perguntas específicas — esse é o valor dos criadores.

O conhecimento do Midjourney e do ChatGPT foi adquirido por meio da leitura de dados de milhões de sites, portanto, tanto o programa generativo quanto o treinamento do chatbot refletem o estado atual dos dados da internet. Como 63,7% dos sites na internet estão em inglês, de acordo com a Statista, faz sentido que o ChatGPT "tenda para visões ocidentais e tenha melhor desempenho em inglês", como recentemente reconhecido pela OpenAI.

O conhecimento arquitetônico dessas tecnologias reflete a mesma tendência: as imagens do Midjourney geradas com base em prompts como "[tipologia] projetado por [arquiteto]" de arquitetos do primeiro mundo produzem resultados esteticamente mais precisos. Essa discrepância não se deve a preconceitos colonialistas ou racistas, mas sim porque os dados coletados pelo modelo sobre esses arquitetos são mais abrangentes, o que permite obter resultados melhores do que ao tentar imitar estilos específicos de arquitetos mexicanos, sul-africanos ou indianos.

Arquitetura Previsível

O impacto das ferramentas de inteligência artificial na arquitetura em 2024 (e além) - Imagem 3 de 5
ETH Zurich/ Concrete Choreography. Image © Benjamin Hofer

A inteligência artificial é treinada por humanos, mas supera nossas capacidades ao processar vastas quantidades de dados, identificar padrões complexos e tomar decisões com base em probabilidades estatísticas. Como a produção arquitetônica construída depende fortemente de processos previsíveis que podem otimizar orçamento, recursos físicos e humanos, acelerar o cronograma de construção e alcançar uma escalabilidade mais rápida nas operações comerciais das empresas, então as chances de automatizar a maioria da produção arquitetônica são altas, especialmente em projetos imobiliários.

A inteligência artificial pode otimizar novos processos ao identificar padrões ainda desconhecidos. No entanto, nem toda decisão no cronograma de um projeto arquitetônico é previsível ou eficiente. A estética, as tendências de mercado, as campanhas de marketing, a opinião pública em geral e os interesses das partes interessadas — ou seja, clientes, desenvolvedores, arquitetos e gerentes — sempre fizeram parte da equação. Enquanto os humanos forem os responsáveis pela decisão final, a IA estará subordinada a decisões comuns.

Então, uma pergunta deve ser feita: As tecnologias de IA substituirão a boa arquitetura?

O impacto das ferramentas de inteligência artificial na arquitetura em 2024 (e além) - Imagem 4 de 5
Proposta de um museu das mudanças climáticas. Imagem © Ralph Appelbaum Associates

Enquanto Singapura e Dublin lançaram suas réplicas digitais usando aprendizado de máquina para prever eventos e tendências futuras, países inteiros ainda não garantiram água potável e eletricidade para seus habitantes. Como a arquitetura reflete as sociedades (e não o contrário), a acentuada desigualdade social em que vivemos continuará sendo refletida na arquitetura que construímos: algumas obras totalmente projetadas por inteligência artificial, outras criadas manualmente e com modelos físicos em um escritório de arquitetura boutique, e a grande maioria sendo feita no local com papel e lápis, sem a intervenção direta de arquitetos. Talvez todos esses cenários coexistam na mesma cidade.

O escritor Benjamin Labatut declarou:

Se a inteligência artificial fosse capaz de pensar, teria pontos cegos; se conseguisse ser criativa, teria limites, pois limites são frutíferos; se fosse capaz de imitar nossa capacidade de raciocínio, talvez precisasse (ou desenvolvesse) nosso talento para a loucura. E se lhe faltasse compreensão, se não se importasse com a beleza e o horror que pode criar, então seria imprudente nos colocarmos em suas mãos.

O futuro da arquitetura está na interseção entre inovação tecnológica e intenção humana. Em última instância, a agência humana — sociedade civil, políticos e partes interessadas — exerce uma influência significativa. O curso da história não está escrito em pedra, mas é moldado pelas decisões tomadas hoje, especialmente se a IA afeta nossos bolsos

A arquitetura, então, torna-se o resultado de decisões coletivas, onde os avanços da IA se cruzam com as aspirações e valores da sociedade. É dentro desse jogo de interações que a evolução e o impacto da arquitetura encontram sua ressonância e significado.

O impacto das ferramentas de inteligência artificial na arquitetura em 2024 (e além) - Imagem 5 de 5
Exposição “Search History”, projeto do Space Popular em 2022 no Museu MAXXI de Roma. Imagem © Espaço Popular

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Resumo do Ano . Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "O impacto das ferramentas de inteligência artificial na arquitetura em 2024 (e além)" [The Impact of AI Tools on Architecture in 2024 (and Beyond)] 23 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010112/o-impacto-das-ferramentas-de-inteligencia-artificial-na-arquitetura-em-2024-e-alem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.