Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas

Em julho, Las Vegas surpreendeu com um espetáculo extravagante: uma estrutura esférica colossal revestida de LED, com 110 metros de altura e 157 metros de largura. Esse espaço de entretenimento atraiu instantaneamente o olhar do público, tornando-se um marco local e atraindo atenção global por meio de uma extensa cobertura da mídia. Ideias semelhantes de esferas já foram propostas em Londres e em uma escala menor em Los Angeles. Essas estruturas de exibição massivas abrem discussões sobre as fachadas como telas digitais. Que papel a arquitetura pode desempenhar como uma tela urbana, além de ser um outdoor? E como a arquitetura pode envolver o público por meio da arte digital, indo além das enormes esferas de LED?

Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas - Imagem 2 de 7Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas - Imagem 3 de 7Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas - Imagem 4 de 7Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas - Imagem 5 de 7Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas - Mais Imagens+ 2

Em setembro deste ano, a Vegas Sphere iniciou sua rotação de artistas, usando sua fachada de 1,2 milhão de LEDs como uma tela digital de arte em 360 graus. Refik Anadol foi o primeiro artista a assumir a Sphere com uma escultura de dados de inteligência artificial, intitulada "Machine Hallucinations: Sphere." A obra utiliza dados e algoritmos de machine learning para criar abstrações animadas em grande escala que se baseiam em ambientes urbanos, natureza e espaço. Em uma entrevista ao LA Times, Anadol afirma que a esfera permitiu que seu trabalho se expandisse em novas direções e atingisse novos patamares de sua arte em vídeo. A singularidade da Sphere como um visor de arte incomum levanta a questão: de que outras formas a arquitetura poderia criar telas exclusivas para arte digital?

Em escala, o Pixel Cloud da UNSTABLE transformou uma estrutura comum de andaimes em uma instalação arquitetônica em camadas visualmente cativante em Reykjavik, Islândia. Localizado em frente à Casa do Parlamento Islandês, a Praça Austuvöllur já havia sido palco de uma série de protestos em 2008, que levaram a uma mudança de governo sem precedentes. Essa instalação arquitetônica e digital transformou temporariamente esse espaço em um local de reconciliação. Um ambiente totalmente imersivo de luz e som foi criado a partir de estruturas de andaimes obsoletas espalhadas pela cidade. A estrutura foi coberta por uma membrana porosa com várias camadas de tecido tensionado branco. A membrana capturou a luz projetada em suas superfícies, e a deixou passar por suas aberturas porosas, atingindo suas inúmeras camadas e criando um ambiente de luz e sombra no interior.


Artigo Relacionado

Arte pública expandida em Arquitetura(s) de Mídia

Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas - Imagem 2 de 7
Pixel Cloud. Imagem Cortesia de Marcos Zotes
Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas - Imagem 3 de 7
Pixel Cloud. Imagem © Roman Gerasymenko

No Japão, a instalação "Sculptures of Dissipative Birds in the Wind" permite aos visitantes experimentar dados coletados sobre pássaros voando de uma maneira etérea. Trata-se de uma instalação gigante na exposição do teamLab, nomeada, "teamLab Botanical Garden Osaka", que retrata a dissipação contínua de energia dos pássaros e do vento. O movimento é refletido em tempo real, criando uma obra de arte em constante mudança. A transformação de dados coletados em gráficos projetados no ambiente físico permite que os visitantes vejam e compreendam o jardim botânico de novas maneiras. O espaço completo do teamLab Botanical Garden Osaka se transforma interativamente de várias maneiras à noite, influenciado pelo vento, chuva, pessoas e fauna.

Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas - Imagem 4 de 7
teamLab, Esculturas de pássaros dissipativos no vento. Imagem cortesia de teamLab
Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas - Imagem 5 de 7
teamLab, Esculturas de pássaros dissipativos no vento. Imagem cortesia de teamLab

Esses exemplos mostram os territórios inexplorados a serem descobertos entre os campos de arte digital e arquitetura. Embora a Sphere tente ultrapassar os limites por meio de seu tamanho massivo, muito pode ser explorado além da escala. Abordagens interdisciplinares para esses tipos de instalações poderiam abrir caminho para novos tipos de arte pública e possivelmente uma compreensão mais profunda e nova do ambiente construído.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Carla Bonilla Huaroc. "Arte digital e a arquitetura: para além de outdoors e esferas" [Digital Art and Architecture: Beyond Billboards and Spheres] 09 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009865/arte-digital-e-a-arquitetura-para-alem-de-outdoors-e-esferas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.