Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong

No antigo aeroporto de Hong Kong, o Snøhetta Asia apresentou seu mais recente projeto, o Airside. Este empreendimento de uso misto é a estreia da Snøhetta no país e desempenha um papel central em um distrito empresarial em reurbanização. O projeto oferece espaços públicos amplos, incluindo praças ao ar livre e terraços ajardinados, adaptáveis para eventos, refeições, agricultura urbana e lazer. Além disso, o Airside é o pioneiro em Hong Kong ao conquistar cinco das mais altas certificações de construção sustentável.

Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong - Imagem 2 de 15Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong - Imagem 3 de 15Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong - Imagem 4 de 15Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong - Imagem 5 de 15Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong - Mais Imagens+ 10

Com vista para o Victoria Harbor e o Rio Kai Tak, este projeto de mais de 175 mil metros quadrados incorpora uma torre de 213 metros, uma segunda torre e um embasamento, resultando em uma estrutura dinâmica e contínua. Estrategicamente situado acima da estação de metrô Kai Tak, o projeto busca integrar a paisagem urbana à arquitetura, estabelecendo conexões diretas entre áreas de tráfego pedestre, espaços comerciais na base da torre e jardins elevados.

Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong - Imagem 2 de 15
© Kevin Mak

No nível do solo, o arranjo cria uma presença amigável para a torre de 213 metros de altura, consistindo em cinco seções interconectadas que se elevam gradualmente desde o Rio Kai Tak. As curvas do prédio resultam em áreas urbanas em escala humana no térreo. Rodeado por praças paisagísticas, há uma sensação de conexão onde a torre e a base se inclinam suavemente em direção ao ponto mais ao sul, expondo os telhados do projeto.

No coração do edifício, há um generoso jardim elevado sobre o pódio, abrangendo o átrio central. Na verdade, funciona como uma área pública proeminente, completa com muitos assentos, fontes de água e seções plantadas. Abaixo dele, há um átrio comercial de vários andares com 60.000 metros quadrados, iluminado pela luz natural, oferecendo uma grande área para socialização e encontros comunitários. Acima do jardim elevado, há uma torre com 110.000 metros quadrados de espaço de escritório de primeira classe. Essa estrutura, juntamente com as instalações culturais e recreativas adjacentes que estão atualmente em desenvolvimento, está destinada a se tornar um marco público essencial e um ponto de referência que atrai uma grande variedade de empresas e organizações.

Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong - Imagem 9 de 15
© Kevin Mak

Inspirados fortemente pela indústria têxtil, os elementos de design se inspiram em tecidos, dobras, rasgos e cortes. O volume do prédio, caracterizado por fatias chanfradas, alude ao rasgo e ao corte envolvidos na fabricação de tecidos. A fachada apresenta vidro que tremula em uma curva suave, como dobraduras e cortinas de tecido. Além disso, uma obra de arte de iluminação especialmente criada, com um padrão semelhante a uma trama, percorre o teto do saguão da torre. Seguindo métodos de produção sustentáveis, o átrio comercial possui painéis decorados com uma tapeçaria trançada especialmente criada, produzida a partir de plástico reciclado, que homenageia o patrimônio industrial da Nan Fung e de Hong Kong.

Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong - Imagem 11 de 15
© Kevin Mak

Seguindo as diretrizes de sustentabilidade mais rigorosas, o AIRSIDE é a primeira propriedade privada em Hong Kong a obter cinco das mais prestigiadas certificações de construção verde. Possui a maior fazenda de energia fotovoltaica de qualquer edifício comercial em Hong Kong, abrangendo mais de 1.350 metros quadrados nos telhados e níveis do pódio. Também é o primeiro empreendimento comercial a ser conectado ao sistema de resfriamento de água do mar, o Sistema de Resfriamento do Distrito Kai Tak. O local dedica 30% de sua área a paisagismo principalmente com espécies de plantas nativas, e inclui a presença da água para combater o efeito de ilha de calor urbana.

O AIRSIDE conquistou a Certificação LEED US Platinum, o Certificado Platinum Final do BEAM Plus New Building, a Certificação Platinum do WELL Building Standard, a Certificação Platinum do BEAM Plus Neighborhood e a Certificação 3 Estrelas do China Green Building Design Label. O prédio foi inaugurado oficialmente em setembro de 2023 e recebeu reconhecimento, incluindo o Grande Prêmio no Prêmio de Construção Verde de Hong Kong 2019 para edifícios comerciais em construção e o Prêmio Ouro no MIPIM Asia Awards 2020 para Melhor Projeto Futuro.

Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong - Imagem 10 de 15
© Kevin Mak

Este ano, a construção da Biblioteca de Charlotte Mecklenburg do Snøhetta começou na Carolina do Norte, EUA. O projeto foi projetado para se tornar um destino de destaque em Uptown Charlotte. Em colaboração com a MQDC, o escritório também divulgou o projeto de um complexo de uso misto em grande escala em Bangkok, Tailândia. "Cloud 11" abordará o problema urgente de espaços verdes urbanos no bairro densamente construído. Por fim, o Snøhetta Pairs anunciou planos para reimaginar os Tribunais de Asilo e Administrativos Franceses de Montreuil. O projeto tem como objetivo se tornar um local de segurança e transparência para trazer conforto às pessoas que frequentam as duas instituições.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Projeto de uso misto Airside do Snøhetta é inaugurado em Hong Kong" [Snøhetta's Airside Mixed-Use Project Opens in Hong Kong] 07 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009260/projeto-de-uso-misto-airside-do-snohetta-e-inaugurado-em-hong-kong> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.