É possível construir com palha?

A prática de construir com palha existe desde o começo das civilizações. Seria a palha uma alternativa viável e biogênica aos atuais materiais de construção tendo em vista os impactos desvastadores das técnicas contemporâneas de construção?

Há indícios de que palha e junco foram utilizados na construção há mais de 10 mil anos. Desde então, a revolução industrial mudou completamente as práticas de construção, introduzindo a produção em massa de aço, vidro e, não menos importante, de concreto.

No entanto, o colossal impacto climático e ambiental dos materiais de construção industrializados é tão indiscutível como a sua resistência e nos deixa numa encruzilhada que exige que reescrevamos essa história.

Segundo o arquiteto-chefe de design Magnus Reffs Kramhøft do escritório dinamarquês Henning Lansen, a palha tem potencial uso na arquitetura moderna.

Por que palha?

A palha refere-se aos caules secos ou caules de culturas de cereais, como trigo, arroz , cevada e aveia, que são colhidas após a remoção do grão e pode se tornar um ator chave na descarbonização da indústria da construção já que é vantajoso em comparação com muitos outros materiais quando se trata de sustentabilidade ambiental.

O material oferece muitas vantagens, como ser um recurso renovável e biodegradável. Como a palha é um subproduto agrícola amplamente disponível, construir com ela libera menos carbono em comparação com a compostagem ou a queima do material. Além disso, a palha evita procedimentos de fabrico complexos e reduz significativamente o consumo de energia para produção e transporte, minimizando efetivamente a sua pegada de carbono.

Ao  contrário da crença popular, a palha resiste muito bem ao fogo e pode ser acondicionada de forma tão densa que, sem oxigênio para alimentar o fogo, combinada com gesso de argila, pode suportar mais de duas horas de chamas de 1050°C. A palha possui alto teor de sílica, um retardador natural de fogo e ao ser queimada,  cria na superfície uma camada isolante de carvão que a protege das chamas.

É possível construir com palha? - Imagem 2 de 4
Fachada da Sundby School. Foto © Rasmus Hjortshøj - COAST

Recentemente o escritório Henning Lansen criou uma fachada altamente resistente ao fogo para a Sundby School que passou por vários testes de incêndio e análises sequenciais e foi aprovada pelo DBI, o Instituto Dinamarquês de Tecnologia de Incêndio e Segurança.

Durante o projeto de detalhe, liderado por Skala, optou-se por dividir a fachada em quatro seções. Inicialmente, houve uma tentativa de separá-los com madeira, mas esta abordagem se mostrou ineficaz nos testes de fogo. No final, a solução passou pela implementação de barreiras corta-fogo. Estas barreiras isolam totalmente as secções e impedem a propagação do fogo pela fachada de palha.

Durabilidade

A palha é um material construído para durar, e as técnicas modernas de construção com este material datam do início do século passado. Muitas dessas estruturas  ainda existem hoje.

Ao projetar uma estrutura que pode ser desmontada (como a Escola Feldballe também projetada por Henning Lansen), pode-se trocar painéis individuais caso haja algum vazamento ou dano em uma área específica do edifício.

É possível construir com palha? - Imagem 4 de 4
Escola Feldballe / Henning Larsen. Foto © Rasmus Hjortshøj - COAST

Na Sundby School, a fachada pode ser reformada no final do ciclo de vida em 20-30 anos. Sua vida útil também pode ser maior se for bem mantida de forma contínua.

Em relação ao desgaste promovido pora insetos e roedores a palha é pouco atraente para esses. No entanto, medidas de precaução ainda devem ser tomadas em áreas ativas de cupins para salvaguardar a estrutura.

Na América Latina, Oriente Médio e África, civilizações ancestrais e indígenas já utilizavam a palha e o junco para criar construções resistentes em aldeias, muitas das quais existindo até hoje com a manutenção correta e os cuidados adequados as intemperies e à passagem do tempo.

Repensar a construção

Repensar a escolha dos materiais recorrendo a materiais biogénicos e técnicas de construção histórica apoia uma redução notável das emissões de CO2. É preciso tempo e esforço para introduzir “novos” materiais no mercado. Mas precisamos de insistir e pressionar a indústria a escolher soluções de baixo carbono.

É possível construir com palha? - Imagem 3 de 4
Escola Feldballe / Henning Larsen. Foto © Rasmus Hjortshøj - COAST

Não podemos resolver os problemas com as soluções que os criaram – e pode ser um desafio seguir em novas direções, mas o resultado a longo prazo de um futuro sustentável irá certamente superar quaisquer obstáculos atuais.

Via Tabulla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "É possível construir com palha?" 19 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008717/e-possivel-construir-com-palha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.