MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China

Liderado por Ma Yansong, o escritório MAD Architects divulgou o projeto para o Centro de Cultura e Arte de Anji, na província de Zhejiang, sudeste da China. O novo centro, que ocupa uma área de cerca de 149 mil metros quadrados, terá seis espaços para eventos: um Grande Teatro, um Centro de Conferências, um Centro de Lazer, um Centro Esportivo, um Centro de Atividades Juvenis e um Centro de Educação Artística. Todas as funções estão distribuídas sob coberturas cujas formas são inspiradas em folhas de bambu, fazendo referência à região de Anji, conhecida como a cidade do 'bambu e das plantações de chá branco". A construção do centro já começou e tem conclusão prevista para 2025.

MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Imagem 2 de 19MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Imagem 3 de 19MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Imagem 4 de 19MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Imagem 5 de 19MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Mais Imagens+ 14

MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Imagem 2 de 19
Anji Culture and Art Center . Imagem Cortesia de MAD Architects

O terreno, com área construída de 120.000 metros quadrados, foi escolhido por seu caráter de transição, localizado entre o tecido urbano da cidade ao leste e as paisagens naturais montanhosas em seu lado oeste. O projeto leva em consideração ambas as influências, com o objetivo de fornecer um espaço de reunião poroso e acessível em todas as direções. O projeto é organizado ao longo de um corredor central, que atua como uma plataforma externa aberta, enquadrando vistas das montanhas.

MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Imagem 13 de 19
Anji Culture and Art Center . Imagem Cortesia de MAD Architects

Os diferentes volumes do edifício, cobertos com telhados brancos, convergem para criar uma silhueta que lembra as colinas circundantes plantadas com chá branco Anju. Entre os volumes, vários pátios fornecem espaço para pausa e ajudam a criar uma transição mais suave entre ambientes internos e externos, permitindo a entrada de luz natural. A ativação externa é ainda aprimorada por um grande palco no lado oeste do projeto, um espaço projetado como local para apresentações, concertos e exposições. O projeto também visa otimizar o uso de energia por meio de pavimentos permeáveis, cobertura vegetada, espaços verdes recessivos e utilização de recursos de água da chuva.


Artigo Relacionado

Sala de Concertos da Filarmônica da China projetada pelo MAD Architects está prestes a ser concluída

Sob os telhados sobrepostos que se assemelham a folhas de bambu dispersas, a fachada é altamente transparente e convida a entrada de luz natural pelas laterais. Com 17 metros de altura, a parede de vidro autoportante se tornará a estrutura mais alta desse gênero na China. O espaço principal do Grande Teatro e do Centro de Conferências possui alturas de dois a três andares, enquanto outros espaços utilizam o segundo nível para maximizar tanto a funcionalidade quanto as qualidades espaciais. O auditório do Grande Teatro foi projetado para acomodar 1.300 assentos, e o Centro de Conferências acomoda 2.000 pessoas.

MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Imagem 4 de 19
Anji Culture and Art Center . Imagem Cortesia de MAD Architects
MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Imagem 6 de 19
Anji Culture and Art Center . Imagem Cortesia de MAD Architects

Recentemente, MAD Architects foi selecionado como um dos finalistas do World Architecture Festival 2023, juntamente com Foster + Partners, Biroe Architecture, COX Architecture, Dabbagh Architects e outros. Outro projeto proeminente do escritório, a Sala de Concertos da Filarmônica da China em Beijing, está perto de ser concluída, com as imagens mais recentes revelando um revestimento metálico ondulado envolvendo a nova residência da Orquestra Filarmônica do país. No início deste ano, MAD Architects revelou o seu primeiro projeto na América do Sul, a torre de uso misto "Qondesa" em Quito, Equador, que em breve se tornará o prédio mais alto da cidade.

MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China - Imagem 19 de 19
Anji Culture and Art Center . Imagem Cortesia de MAD Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "MAD Architects divulga projeto para Centro de Cultura e Arte Anji no sudeste da China" [MAD Architects Unveils Contextual Design for Anji Culture and Art Center in Southeast China] 21 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007003/mad-architects-divulga-projeto-para-centro-de-cultura-e-arte-anji-no-sudeste-da-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.