Cidades e sítios do patrimônio são destruídos pelo terremoto no Marrocos

Na sexta-feira, 8 de setembro, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a cordilheira do Alto Atlas, no Marrocos. O epicentro se localiza a apenas 72 quilômetros a sudoeste de Marrakech, a quarta maior cidade do país e um destino turístico popular. O terremoto é o mais forte a atingir a região central do país em mais de um século. Estimativas apontam que o número de vítimas passa de duas mil e há ainda mais feridos, mas, como várias cidades e vilas permanecem inacessíveis nas montanhas, estima-se que esse número aumente. Além do impacto humano, vários lugares históricos, incluindo sítios da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, foram afetados, e testemunhas oculares nas encostas das montanhas relatam que várias cidades remotas foram completamente destruídas, de acordo com a CNN.

Cidades e sítios do patrimônio são destruídos pelo terremoto no Marrocos - Imagem 2 de 4
Damages in Moulay Brahim following earthquake. Image © alyaoum24 via Wikipedia under license CC BY 3.0

Embora a extensão dos danos ainda não seja clara, há relatos de que a cidade antiga de Marrakech, conhecida como Medina de Marrakech, desde 1985 um Patrimônio Mundial da UNESCO, foi particularmente afetada. Ela contém edifícios que datam do século XI, quando a dinastia Almorávida transformou o assentamento em um centro político, econômico e cultural, com influência em todo o mundo muçulmano ocidental. O local inclui vários monumentos daquele período, incluindo a Mesquita Koutoubiya, a Kasbah, as muralhas, portas monumentais e jardins. Marcos arquitetônicos posteriores incluem o Palácio Bandiâ, a Madraça Ben Youssef, os Túmulos Saadianos e a Praça Jamaâ El Fna, um teatro a céu aberto.

Cidades e sítios do patrimônio são destruídos pelo terremoto no Marrocos - Imagem 3 de 4
Morocco 12th Century Tin Mel or Tinmal Mosque in the High Atlas Mountains - UNESCO World Heritage Site. Suffered damage in the September 8, 2023 earthquake. Photo taken before the earthquake. Image © John Copland via SHutterstock

De acordo com a Al Jazeera, o minarete de 69 metros de altura da famosa Mesquita Koutoubiya, um centro espiritual muito popular, parece estar intacto, mas outros relatos da mídia mostram que a estrutura, conhecida como o "telhado de Marrakech", sofreu rachaduras substanciais. O minarete da Mesquita Kharboush, localizada na esquina da famosa Praça Jemaa el-Fna, desabou, e acredita-se que toda a edificação esteja em risco. Relatos também mostram que partes das famosas muralhas de arenito vermelho que cercam a cidade antiga foram gravemente danificadas, enquanto destroços e entulho bloquearam becos, tornando difícil a chegada das equipes de resgate. A mesquita Tinmel do século XII, um importante exemplo da arquitetura almóada localizada a 100 quilômetros a sudeste de Marrakech, também foi destruída.

Nas partes modernas de Marrakech, o impacto foi mínimo. No entanto, a pior destruição ocorreu nas áreas remotas das Montanhas do Alto Atlas. A província de Al Haouz, conhecida pelas aldeias pitorescas espalhadas pela cordilheira, foi uma das mais afetadas. De acordo com a AP News, na aldeia de Ijjoukak, localizada perto do pico mais alto do norte da África, os moradores estimam que 200 edifícios foram completamente destruídos. Muitas das aldeias estão isoladas e sem acesso, tornando os esforços de primeiros socorros ainda mais difíceis.

Cidades e sítios do patrimônio são destruídos pelo terremoto no Marrocos - Imagem 4 de 4
View of Marrakesh Old City with the Koutoubiya Mosque minaret of . Image © Savvapanf Photo via Shutterstock

Aqui está uma lista de links onde você pode contribuir para ajudar as vítimas nas regiões mais afetadas do Marrocos, organizada pelo The New York Times:

  • A Moroccan Red Crescent Society mobilizou equipes de resgate no terreno com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Você pode contribuir para o Fundo de Emergência de Resposta a Desastres deles.
  • A Global Giving está coletando doações para fornecer alimentos, combustível, água potável, medicamentos e abrigo para os sobreviventes.
  • A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) disse estar pronta para enviar equipes para Marrocos para avaliar as necessidades locais e fornecer apoio. Eles estão aceitando doações aqui.
  • A CARE, uma organização que trabalha com comunidades carentes, está aceitando doações para fornecer água, comida, abrigo e apoio médico.
  • Para aqueles que estão próximos à área do terremoto, o Centro Regional de Transfusão Sanguínea de Marrakech está incentivando as pessoas a doarem sangue.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Cidades e sítios do patrimônio são destruídos pelo terremoto no Marrocos" [Cities, Villages, and UNESCO Historical Landmarks in Morocco Are Severely Damaged by a Major Earthquake] 11 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006629/cidades-e-sitios-do-patrimonio-sao-destruidos-pelo-terremoto-no-marrocos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.