Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México

O arquiteto Antoine Predock divulgou sua proposta para o Albuquerque Rail Trail, um percurso multimodal que conectará pontos importantes da área central da cidade de Albuquerque, no estado do Nova México (EUA). O projeto busca combinar caminhos para pedestres e bicicletas com a cultura e a história local, incentivando a recreação saudável, expressão cultural e desenvolvimento econômico. O projeto faz parte do Mayor's Institute on City Design e da Just City Mayoral Fellowship.O Circuito Rail Trails de 7 milhas foi projetado para conectar diversos destinos importantes na área central de Albuquerque, incluindo o National Hispanic Cultural Center, o Old Town, BioPark e o Indian Pueblo Cultural Center. Para incentivar o desenvolvimento da economia local, várias atividades estão propostas ao longo da rota de transporte multimodal.

Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México - Imagem 2 de 7Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México - Imagem 3 de 7Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México - Imagem 4 de 7Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México - Imagem 5 de 7Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México - Mais Imagens+ 2

O circuito 11 quilômetros conectará pontos fundamentais na área central de Albuquerque, como o National Hispanic Cultural Center, a Old Town, BioPark e o Indian Pueblo Cultural Center. Para incentivar o desenvolvimento da economia local, comerciais animarão a rota multimodal.

Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México - Imagem 2 de 7
Courtesy of Antoine Predock

Através do seu desenho, o Rail Trails busca se tornar uma ferramenta para criar narrativas, refletindo a cultura e a história da terra. Para isso, Predock definiu zonas distintas ao longo do percurso, descrevendo-as como "auras". Cada aura é uma celebração de um aspecto específico do lugar. As auras contam com "plazitas", espaços que servem de acesso e ponto de encontro para a comunidade. 

As auras ao longo da trilha destacam vários aspectos, incluindo o Rio Grande, a cidade antiga representativa da era colonial espanhola, a icônica Rota 66 e o bairro Barelas, um dos mais antigos da cidade que cresceu como resultado da chegada da ferrovia a Albuquerque. Desde o princípio, a cidade se desenvolveu na encruzilhada de diferentes culturas, desde rotas de comércio indígenas até expansão colonial e desenvolvimentos da era moderna. O centro do projeto é ocupado por uma figura reconhecível: o sempre presente "tumbleweed" (arbusto rodante), que pode ser visto rolando pela estrada, uma imagem consagrada na cultura pop. Essas plantas nativas passaram a representar resiliência e a capacidade de estar enraizado e avançar ao mesmo tempo, uma vez que fincam raízes e mantêm a umidade no solo antes de desprenderem.

Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México - Imagem 5 de 7
Courtesy of Antoine Predock

Começando com a Enchantment Plaza e culminando com aquele auspicioso momento de encruzilhada americana em Central Crossing, onde a Rota 66 dos EUA se encontrava com a ferrovia, o Rail Trail revela as camadas dessa terra. Os gráficos policromáticos em cada parada ao longo do círculo contam a história dos bairros e de Albuquerque. — Antoine Predock

Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México - Imagem 4 de 7
Courtesy of Antoine Predock

Cidades ao redor do mundo começaram a prestar atenção em modos alternativos de transporte, criando a infraestrutura adequada para ciclistas em um esforço para se mover em direção a um estilo de vida mais saudável e econômico. Em 2021, Antoine Predock sentou-se com Vladimir Belogolovsky para discutir sua visão para as Bahías, uma comunidade de 13 casas na Costa Rica, inspirada por uma visão de folhagem artificial. Anteriormente, o arquiteto havia conversado com o ArchDaily sobre o desenvolvimento de sua linguagem reconhecível, caracterizada por formas audaciosas emergindo da geografia local.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Antoine Predock projeta percurso histórico com mobilidade ativa em Albuquerque, no Novo México" [Antoine Predock Proposes a New Large City Bike Lane Project for Albuquerque, New Mexico] 04 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006079/antoine-predock-projeta-percurso-historico-com-mobilidade-ativa-em-albuquerque-no-novo-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.