Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores

Nos últimos anos, a busca por abordagens mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis tem se tornado uma tendência crescente em diversas áreas, o que inclui os projetos de arquitetura de interiores. Dentre muitos elementos, o bambu tem ganhado destaque por sua versatilidade, sobretudo quando comparado a outros materiais, ao oferecer inúmeras possibilidades criativas de uso e manipulação para a elaboração de espaços elegantes e ecologicamente mais conscientes.

Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 2 de 13Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 3 de 13Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 4 de 13Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 5 de 13Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Mais Imagens+ 8

Já conhecido por suas propriedades construtivas e estruturais, em projetos de interiores o bambu pode ser utilizado de diversas maneiras. Sua maleabilidade o torna ideal para a criação de uma série de objetos personalizados, a partir da possibilidade de moldá-lo em diferentes formas, permitindo que os arquitetos e designers explorem uma infinidade de desenhos, combinações e texturas com o mesmo material.

O mobiliário feito de bambu é uma opção popular, oferecendo um visual natural e elegante que pode se adequar a diferentes estilos de decoração. Cadeiras, mesas e prateleiras são alguns exemplos de peças feitas de bambu que proporcionam um aspecto orgânico aos espaços. Painéis de bambu também podem ser aplicados em paredes para adicionar textura e profundidade aos ambientes, além de criarem uma sensação de maior conexão com a natureza.

Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 11 de 13
The Green Village / PT Bambu © Rio Helmi

A iluminação é outra categoria que também pode se beneficiar do uso do bambu. Luminárias e pendentes feitos desse material oferecem uma luminosidade suave e acolhedora, além de um design único que funciona tanto para ambientes modernos quanto rústicos. Ademais, as possibilidades de criação de tramas geométricas a partir do bambu também expandem esse horizonte luminoso, com uma composição interessante de feixes de luzes.     

Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 3 de 13
Casa Viglostasi / block722 © Ana Santl

O uso do bambu em projetos de interiores é uma escolha que combina elegância e sustentabilidade. Sua estética natural, juntamente com suas boas credenciais ambientais, fazem dele uma opção atraente para arquitetos, designers e proprietários que desejam criar ambientes esteticamente belos e ambientalmente mais conscientes. A seguir, escolhemos alguns exemplos projetos que utilizam o material de diferentes formas:

Forro da Casa Ibi, de Arkitekt Associados

"O anexo ganhou vida nova. Espaço gourmet com forno de pizza, forno à lenha e churrasqueira integrados à sauna e lavabo deixam a área de lazer da piscina perfeita para os finais de semana. Seus revestimentos também seguem a premissa de continuidade, usamos a mesma cor no piso, parede e bancada, destacando apenas o teto, onde vigas de madeiras do pergolado tem sua continuação na área interna, e entre elas optamos por forro em bambu, um produto tradicional do artesanato brasileiro que é feito manualmente e ainda tem em uma das suas funções o conforto acústico. As portas abrem totalmente criando uma ventilação cruzada que dispensa ventiladores e ar condicionado."

Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 2 de 13
Casa Ibi / Arkitekt Associados © Evelyn Müller

Painéis da Casa Viglostasi, por block722

"O posicionamento espaçado dos volumes modestos de pedra, madeira e gesso faz com que o complexo se insira na paisagem grega. Tons leves e inspirados pela natureza, pisos de granilite Palladino, persianas e pérgolas tradicionais, um jardim de espécies nativas e um telhado verde acentuam ainda mais essa sensação. Ao mesmo tempo, um senso de luxo suave prevalece. Isso é alcançado não apenas pela generosidade do espaço em toda a casa, mas também pelos detalhes personalizados (como a marcenaria) e pelos materiais utilizados, que incluem mármore Olympus, pedra travertino, bambu e madeira de carvalho."

Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 8 de 13
Casa Viglostasi / block722 © Ana Santl
Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 7 de 13
Casa Viglostasi / block722 © Ana Santl

Móveis do Green Village, por PT Bambu

"Locado em uma distância caminhável à Escola Verde, foi projetada e construída baseada em conceitos arquitetônicos de princípios sustentáveis e com as habilidades artesanais que ajudaram a criar o mundialmente famoso campus da escola. As casas de bambu são projetadas e construídas em torno dos contornos naturais de cada lote, com interessantes vistas do rio e os vulcões de Bali. O conceito é a criação de espaços bonitos de estar, em que as pessoas possam viver com luxo e conforto em paisagens naturais."

Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 12 de 13
The Green Village / PT Bambu © Rio Helmi
Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 4 de 13
The Green Village / PT Bambu © Rio Helmi

Luminárias da Casa Pátios de Pétalas, por Sandra Micaela Casinha Atelier

"Na decoração, sente-se a palete de cores pasteis e  “crus” usadas na arquitetura. Mobiliário que potencializa a tranquilidade do lugar, o conforto casual , materiais naturais, simplicidade. Usamos para tal os têxteis e cores neutras e de vez em quando avista-se o verde pastel nas cadeiras,  que salientam a cor do mobiliário da cozinha e o papel de parede na sala… Uma mesinha de centro em bambu realça mais a intenção da natureza sempre presente… Candeeiros  em bambu e vime, vasos em Vime e madeira maciça, com flores secas e suas cores fantásticas desde o laranja ao lilás. Nalguns momentos usamos o “ouro velho”. Um toque sofisticado, que nos desperta. Assim é a casa de banho de serviço… Lavatórios em tons “crus Contrastam com o candeeiro de pêndulo e com o espelho ambos com a presença do “ouro velho”.

Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 10 de 13
Casa Pátios de Pétalas / Sandra Micaela Casinha Atelier © Ivo Tavares Studio
Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores - Imagem 9 de 13
Casa Pátios de Pétalas / Sandra Micaela Casinha Atelier © Ivo Tavares Studio

Os trechos foram retirados dos respectivos memoriais dos projetos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Elegância sustentável: o uso do bambu em projetos de interiores" 16 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005914/elegancia-sustentavel-o-uso-do-bambu-em-projetos-de-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.