"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade

No verão de 2022, Iwan Baan completou uma peregrinação urbana pelas ruas de Praga, na República Tcheca. Durante sete dias, o fotógrafo registrou a cidade a pé, de bicicleta e de helicóptero, capturando a essência do tecido urbano, desde o centro até a periferia, além da paisagem ao longo do rio Vltava. Apresentando a cidade como uma entidade crua e muitas vezes negligenciada, Baan exibiu suas fotografias na exposição Iwan Baan: Prague Diary, realizada no ano passado no CAMP.

"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 2 de 18"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 3 de 18"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 4 de 18"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 5 de 18Diário de Praga de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Mais Imagens+ 13

"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 4 de 18
© Iwan Baan
"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 17 de 18
© Iwan Baan

A exposição está dividida em quatro temas: a cidade, o centro, a periferia e a natureza. Uma projeção em formato grande da sala de exposição é dedicada a fotografias aéreas, permitindo que os visitantes vejam Praga de ângulos não usuais. Na parede oposta da exposição, a disposição aleatória das fotos tiradas na cidade é acompanhada de um comentário em áudio do fotógrafo. Na verdade, a exibição encoraja os visitantes a se "perderem" por meio da cenografia.

"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 9 de 18
© Iwan Baan
"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 15 de 18
© Iwan Baan

Sempre tento conhecer cada nova cidade de uma maneira muito intuitiva. Tento deixar de lado expectativas diferentes e me inspirar diretamente no lugar em si e nos encontros que acontecem aqui. É bom visitar marcos e pensar por que aquele lugar específico é importante para as pessoas, mas, ao mesmo tempo, você também precisa voltar seu olhar para a outra direção e observar o que está acontecendo onde as pessoas realmente vivem. Eu diria que esse tipo de interação é talvez ainda mais importante para capturar a história da cidade. - Iwan Baan.

"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 3 de 18
© Iwan Baan
"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 5 de 18
© Iwan Baan

Tentando criar uma coleção "muito distante das imagens brilhantes dos guias turísticos", Baan usa seus métodos criativos para revelar a verdade. A gravação dessa excursão não convencional por meio de um diário pictórico é a base do nome da exposição.

"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 11 de 18
© Iwan Baan
"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 12 de 18
© Iwan Baan
"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 2 de 18
© Iwan Baan

Praga é, é claro, significativamente definida por sua paisagem, especialmente pela forma do rio que flui em cujas margens a cidade foi gradualmente construída. É interessante que mesmo que você não consiga ver o rio de muitos lugares, você constantemente sente sua presença na cidade. É nas fotografias aéreas que essa relação entre a cidade e o rio se destaca muito bem. Para mim, como fotógrafo, esses momentos são muito valiosos porque me dão o que estou procurando: a conexão dos detalhes com o todo. - Iwan Baan.

"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 10 de 18
© Iwan Baan
"Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade - Imagem 18 de 18
© Iwan Baan

Iwan Baan é um fotógrafo de arquitetura holandês conhecido por narrar a vida dentro da arquitetura por meio de suas imagens. Muitos dos edifícios mais famosos de hoje estão sendo arquivados através da lente do artista. Sua última exposição no Museu de Design VITRA começará em outubro de 2023, exibindo várias de suas obras icônicas em todo o mundo. Além disso, o artista fotografou recentemente o novo "Museu de Arte e Fotografia" em Bengaluru, Índia por Mathew and Ghosh Architects. No ano passado, o Podcast do Second Studio entrevistou o fotógrafo para discutir sua carreira e como ele se tornou o fotógrafo de arquitetura mais cobiçado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. ""Diário de Praga" de Iwan Baan apresenta uma versão crua e não editada da cidade" [Iwan Baan’s "Prague Diary" Showcases a Raw and Unedited Version of the City] 07 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004810/diario-de-praga-de-iwan-baan-apresenta-uma-versao-crua-e-nao-editada-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.