Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar

Diante da crise ambiental que vivemos atualmente e da necessidade de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, torna-se cada vez mais importante e imperativa a adoção de fontes de energia limpas e renováveis, como a energia solar, em projetos de arquitetura. Sendo um país com abundância de incidência solar ao longo do ano, o Brasil tem um enorme potencial para aproveitar essa fonte de energia que, ano após ano, tem se tornado uma opção cada vez mais atrativa e viável no cenário brasileiro. Uma das tipologias favorecidas é a residencial, que tem ganhado destaque devido aos inúmeros benefícios que a energia solar pode oferecer tanto aos moradores quanto ao meio ambiente.

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 2 de 14Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 3 de 14Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 4 de 14Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 5 de 14Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Mais Imagens+ 9

Após realizados os estudos sobre o consumo energético e a incidência solar do local, feito por profissionais e empresas específicas da área, a captação da radiação solar para sua conversão em eletricidade é feita através da instalação de painéis fotovoltaicos. Normalmente, eles costumam ser instalados nas coberturas das edificações, porque além de não ocuparem espaço no terreno e alterarem esteticamente as fachadas da residência, o local elevado conta com maior incidência de luz solar e menor sombreamento. 

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 6 de 14
Casa Anima © Adriano Pacelli

E além dos ganhos ambientais, um dos principais benefícios da utilização da energia solar nas casas brasileiras é a economia de energia e, consequentemente, da conta de luz. O Brasil é conhecido por suas altas tarifas de energia elétrica e a adoção da energia solar pode resultar em uma redução significativa ou mesmo na eliminação dos custos com eletricidade. Outro ponto importante a ser considerado é a valorização do imóvel. Casas que possuem sistemas de energia solar tendem a ter um maior valor de mercado, uma vez que essa infraestrutura já está instalada e irá proporcionar economia para os futuros moradores.

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 11 de 14
Casa Anima / 24 7 Arquitetura

No cenário nacional, o próprio governo brasileiro vem incentivando o uso da energia solar através de políticas públicas e programas de incentivo que têm impulsionado ainda mais a adoção dessa tecnologia nas residências. Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que zera impostos federais para painéis solares até 2026. Além das vantagens financeiras, o governo busca promover uma matriz energética mais limpa e sustentável, reduzindo a dependência de fontes de energia não renováveis no país.

A seguir, escolhemos cinco projetos de casas brasileiras que empregam energia solar. Ao optar por fontes de energia renovável, os arquitetos e as famílias estão desempenhando um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável e responsável.

Casa Vértice / Nommo Arquitetos

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 8 de 14
Casa Vértice © Brenda Pontes

"Com o resultado da análise, temos um conjunto de soluções aplicadas, como paredes duplas, ventilações cruzadas e venezianas móveis para controle de luz e sombra. A casa conta também com sistemas inteligentes de consumo de água quente e energia solar. Por fim, o lote que se apresenta tão contido no seu ponto inicial, abre-se, abraça e acolhe a casa e seus moradores, oferecendo calor, privacidade e o tão desejado jardim."

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 7 de 14
Casa Vértice © João Vitor Sarturi

Casa Anima / 24 7 Arquitetura

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 4 de 14
Casa Anima © Adriano Pacelli

"O projeto possui reaproveitamento de água da chuva para régua de jardins, aquecimento solar da água e, através dos painéis fotovoltaicos, produz a energia solar necessária para o seu pleno funcionamento. Através de uma simulação termoenergética, foi possível a tomada de algumas decisões importantes com intuito de ajustar as porcentagens de abertura de vidro, a composição da materialidade das envoltórias, a importância do correto uso das telas solares internas, trazendo como resultado uma casa com o menor consumo de energia elétrica possível."

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 10 de 14
Casa Anima © Adriano Pacelli

Refúgio no Vale / Oazo + Zanesco Arquitetura

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 3 de 14
Refúgio no Vale © Ezequiele Panizzi

"O Refúgio nasceu como um protótipo desenvolvido dentro de uma empresa parceira especialista em construção à seco. Uma tipologia mínima com o mesmo conceito de uma barraca de acampamento, mas com toda a infraestrutura necessária para uma experiência confortável. Para garantir que a construção fosse autossuficiente, a captação de energia solar foi o primeiro item a ser considerado no projeto. A mesma serve para atender as demandas de consumo de eletricidade e aquecimento da água. O telhado possui duas águas com inclinações íngremes, garantindo uma fácil manutenção, como a retirada das folhas que caem das árvores."

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 9 de 14
Refúgio no Vale © Ezequiele Panizzi

Casa Bauer / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 12 de 14
Casa Bauer © Leonardo Finotti

"Além da sua estética imponente, a Casa Bauer foi projetada com uma ênfase especial na eficiência e sustentabilidade ambiental. A ventilação cruzada, estrategicamente incorporada ao projeto, promove uma circulação de ar natural, mantendo o ambiente fresco e arejado, minimizando assim a necessidade de sistemas de ar condicionado. Além disso, foram adotadas medidas para controlar o consumo de energia, incluindo a instalação de painéis de aquecimento solar e células fotovoltaicas, que convertem a energia solar em eletricidade utilizável. Essas soluções inteligentes e ecologicamente conscientes conferem à residência uma característica duradoura, garantindo que sua relevância e desempenho sejam preservados ao longo do tempo."

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 5 de 14
Casa Bauer © Leonardo Finotti

Casa Muxarabi / Studio Heloisa Fogaça

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 13 de 14
Casa Muxarabi © Júlia Tótoli

"Com a premissa de integração total com o espaço natural, e a harmonia entre a arquitetura moderna e a sustentabilidade, a casa possui reaproveitamento de águas pluviais para irrigação dos jardins, aquecimento solar da água e painéis fotovoltaicos, que produzem a energia solar necessária para o seu pleno funcionamento."

Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar  - Imagem 14 de 14
Casa Muxarabi © Júlia Tótoli

Os trechos foram retirados dos respectivos memoriais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Sustentabilidade e economia: casas brasileiras que usam energia solar " 13 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004436/sustentabilidade-e-economia-casas-brasileiras-que-usam-energia-solar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.