Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual

Este artigo é o quinto de uma série focada na Arquitetura do Metaverso. O ArchDaily colabora com John Marx, arquiteto, fundador e diretor artístico-chefe da Form4 Architecture, para trazer artigos mensais que buscam explorar o Metaverso, transmitir o potencial desse novo domínio e entender suas limitações.

Os escritores de ficção científica nos inspiram com visões audaciosas e provocativas do futuro. Huxley, Orwell, Assimov e Bradbury são nomes que facilmente vêm à mente. Eles imaginaram grandes avanços tecnológicos e muitas vezes previram mudanças na estrutura social que foram resultado da necessidade humana de abrir a Caixa de Pandora. Grande parte do charme e fascínio da ficção científica está na audácia de algumas dessas previsões. Elas parecem desafiar as leis da natureza e da ciência. Então, mais rápido do que se poderia imaginar, o espectro da inventividade humana faz com que se tornem realidade.

Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 2 de 12Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 3 de 12Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 4 de 12Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 5 de 12Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Mais Imagens+ 7

Os Dispositivos de Imersão Pessoal no Metaverso, PMIDs, são uma parte importante de um mundo quixotesco de progresso. O recente lançamento de uma variedade de dispositivos de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) adicionou mais um marco significativo no avanço da tecnologia. O AR/VR híbrido da Apple é um desses dispositivos que aborda de forma inteligente algumas das inconveniências dos dispositivos de AR e VR independentes.

Primeiro, vamos falar sobre as origens das experiências de AR e VR.

Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 2 de 12
2022 Owlie Productions. Imagem © Shutterstock

Um mundo visto através da realidade aumentada

Os óculos de realidade aumentada proporcionam uma experiência visual digitalmente aprimorada da realidade. Enquanto você permanece firmemente ancorado em um ambiente físico, uma grande quantidade de dados e imagens pode ser sobreposta entre seus olhos e os objetos físicos. Essas imagens podem ser interativas e participativas se seus óculos puderem acompanhar o movimento de seus olhos, mãos ou dedos. Objetos, mapas, diagramas, fotos e controles podem estar disponíveis para seu uso. Você pode acessar dados, imagens e sistemas que aparecem.

  • Vantagens: Manter a sensação de "estar" no mundo real. Uma experiência AR permite que você caminhe livremente no mundo físico. Acessando dados, web, imagens e objetos 3D em tempo real.
  • Desvantagens: A tecnologia atual dificulta a exibição de objetos sólidos quando você está do lado de fora. É difícil se transportar para espaços virtuais alternativos que não estejam vinculados à sua localização física atual.

Além disso, a realidade aumentada pode ser experimentada projetando ou emitindo imagens em superfícies físicas. Imagine um prédio que é uma caixa branca, com algumas janelas bem posicionadas. Através do mapeamento por projeção, esse prédio pode mudar dramaticamente de infinitas maneiras. Em um momento, ele pode parecer toscano, no próximo, uma vila francesa, ou até mesmo uma caverna de pedra. A "caixa branca" em vez da "caixa preta" é especialmente eficaz em espaços internos.

Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 3 de 12
2017 camilkuo. Imagem © Shutterstock

Experimentando a vida através da realidade virtual

A realidade virtual é uma experiência completamente imersiva em que você pode vivenciar um mundo completamente 3D contido dentro dos seis centímetros ao redor de seus olhos. Seu contexto físico real se torna irrelevante e não é vivenciado diretamente.

  • Vantagens: Controle total da experiência do usuário. Experiências de alta definição. A capacidade de selecionar e personalizar experiências para cada usuário individualmente.
  • Desvantagens: Isolamento da realidade. O movimento físico é restrito e muitas vezes perigoso.

Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 5 de 12
2017 khoamartin. Imagem © Shutterstock
Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 7 de 12
2018 Kitreel. Imagem © Shutterstock

Quando a realidade aumentada encontra a realidade virtual

O que o híbrido da Apple faz é combinar muitos dos recursos positivos de ambos os sistemas, enquanto mitiga muitos dos aspectos negativos. Do ponto de vista da experiência do usuário, quando você coloca os óculos Vision Pro, você verá uma versão altamente precisa e aprimorada do espaço físico ao seu redor, mas de uma forma muito inteligente, você está vivenciando isso através do hardware de VR. As câmeras do Vision Pro criam uma versão do seu contexto físico.

"Um par de câmeras de alta resolução transmite mais de um bilhão de pixels por segundo para os displays, para que você possa ver o mundo ao seu redor com clareza. O sistema também ajuda a fornecer rastreamento preciso da cabeça e das mãos e mapeamento 3D em tempo real. Tudo isso enquanto compreende os gestos de suas mãos a partir de uma ampla gama de posições", explica o site da Apple.

A Apple também fez um gesto muito humanizador ao fornecer uma exibição externa em vídeo em tempo real de seus olhos, dando às pessoas ao seu redor uma sensação de sua existência através das "janelas da alma".

O que importa é que, em um único dispositivo, você pode criar tanto uma experiência de AR quanto de VR. Embora o foco atual pareça estar na AR, o poder desse dispositivo de proporcionar uma experiência de VR significativamente mais agradável é formidável. A sofisticação do controle de voz, mãos e olhos permitirá uma capacidade muito maior de navegação por mundos virtuais, podendo facilmente fazer a transição de volta para um mundo de realidade aumentada. O lançamento do híbrido da Apple, embora seja um passo significativo, representa a primeira fase de uma longa série de avanços tecnológicos necessários para dar suporte completo ao metaverso. Isso se deve principalmente ao foco da Apple na AR, através da sobreposição de dados e conectividade sobre a realidade. Em vez de adicionar versões em tela de pessoas com as quais você está se encontrando, o Metaverso será um lugar onde uma representação em 3D do seu colega de reunião parecerá habitar o seu espaço com você de forma altamente fotorealista. A desvantagem dessa tecnologia é que pode ser difícil determinar o que é real do que é virtual.

Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 8 de 12
© Apple’s Vision Pro Advertisement
Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 9 de 12
© Apple’s Vision Pro Advertisement

AR/RV e Arquitetura

Há dois pontos a serem observados, entre muitos, em que a AR/VR influenciará a arquitetura. O primeiro é o potencial de criar espaços "tela em branco" dentro de um prédio, que podem ser aprimorados por meio de óculos de AR/VR. Esses espaços podem se tornar um terreno comum onde os usuários possam se reunir fisicamente e virtualmente e desfrutar da mesma experiência. Esses espaços precisarão ser fisicamente mais genéricos, permitindo que a AR/VR forneça o caráter.

Em segundo lugar, em termos tanto de AR quanto de VR, os arquitetos terão a oportunidade de criar "experiências" além das noções normativas de "espaço". Essa mudança pode ter um efeito profundo na arquitetura. Atualmente, projetamos edifícios para facilitar várias atividades, mas, como os edifícios são tradicionalmente estáticos, geralmente não nos concentramos no design de experiências que podem mudar dentro de um espaço. Os óculos híbridos de AR/VR permitem que o caráter e o clima de um espaço mudem dramaticamente a cada momento. Sua reunião ou evento pode começar em Veneza e terminar no topo de uma montanha.

Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 4 de 12
2022 Owlie Productions. Imagem © Shutterstock

O metaverso prospera em modelos híbridos

Os óculos AR sozinhos não podem criar o nível de "realidade" necessário para tornar uma experiência envolvente ou imersiva. Os dispositivos híbridos AR/VR são fundamentais para o desenvolvimento do metaverso. A sobreposição entre o mundo virtual e o real é onde o metaverso se encontra. Este espaço precisará de um conteúdo vibrante para envolver os usuários a uma imersão total. Os arquitetos são treinados exclusivamente para criar visões ousadas que se igualem às dos escritores de ficção científica, para criar mundos que inspirem e seduzam os usuários a explorar o que o futuro pode oferecer.

Os avanços na tecnologia interrompem as normas sociais existentes. Os escritores de ficção científica geralmente preferem o distópico ao utópico, enquanto a realidade geralmente fica no meio dos dois. Por mais precisas que sejam nossas previsões sobre mudanças culturais, cada avanço na tecnologia resultará inevitavelmente em consequências não intencionais. O desafio é criar, reagir e contribuir para esses novos mundos de maneira humana, atenciosa e cuidadosa… a humanidade está no seu melhor quando somos adaptáveis, diversos e famintos.

Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 10 de 12
2017 Kitreel. Imagem © Shutterstock
Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual - Imagem 12 de 12
2017 Zapp2Photo. Imagem © Shutterstock

“Personal Metaverse Immersion Devices: Unlocking the Potential of AR and VR” foi escrito pelo arquiteto John Marx, diretor de design fundador e diretor artístico da Form4 Architecture, uma empresa premiada de São Francisco que projeta edifícios proeminentes, campi e interiores para empresas de tecnologia da Bay Area, como Google e Facebook, laboratórios para clientes de ciências da vida e escritórios para várias outras empresas. Entre 2000 e 2007, Marx ministrou um curso sobre placemaking no ciberespaço na Universidade da Califórnia, Berkley e em 2020 executou seu primeiro projeto no Metaverso para o Burning Man: The Museum of No Spectators. No ano seguinte, John Marx liderou uma equipe de design encarregada de criar um portal de 500 bilhões de dólares para o metaverso.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marx, John. "Dispositivos pessoais de imersão no metaverso: o potencial da realidade aumentada e da realidade virtual" [Personal Metaverse Immersion Devices: Unlocking the Potential of AR and VR] 05 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003759/dispositivos-pessoais-de-imersao-no-metaverso-o-potencial-da-realidade-aumentada-e-da-realidade-virtual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.