NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023

Na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, a NEOM apresentou a exposição Zero Gravity Urbanism - Princípios para uma Nova Habitabilidade para apresentar o conceito e os padrões que orientam o projeto The Line, sua proposta de cidade linear de 170 quilômetros de extensão no noroeste da Arábia Saudita. O evento tem como objetivo apresentar ao público uma visão alternativa para o planejamento urbano, cuja configuração compacta busca se tornar um modelo para o desenvolvimento de cidades mais eficientes e sustentáveis. Antes da abertura da exposição, mais de 20 arquitetos e designers internacionalmente reconhecidos se juntaram à equipe de design, incluindo Sir Peter Cook, Massimiliano Fuksas, Jean Nouvel e Ben van Berkel. A exposição permanece aberta até 24 de setembro de 2023 na Abbazia di San Gregorio, em Veneza.

NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 9NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 9NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 9NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 9NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 4

NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 9
‘Zero Gravity Urbanism - Principles for a New Livability’ at the Abbazia di San Gregorio, Venice. Image © Iwan Baan

A exposição ocupa a histórica Abbazia di San Gregorio, um dos edifícios mais antigos de Veneza. No interior, um modelo em escala ampliada da NEOM ocupa o pátio central para mostrar a integração do The Line com seu ambiente natural.

NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 9
‘Zero Gravity Urbanism - Principles for a New Livability’ at the Abbazia di San Gregorio, Venice. Image © Iwan Baan

O evento tem como foco o conceito de Zero Gravity Urbanism, um modelo alternativo ao design urbano atual que prioriza uma pegada mínima como forma de alcançar uma melhor integração com o entorno natural e uma distribuição eficiente de funções dentro da cidade, a fim de minimizar as necessidades de infraestrutura. A instalação também apresenta os sete princípios orientadores para o novo tipo de desenvolvimento urbano: hiper-proximidade, hiper-conectividade, pegada mínima, espaço público onipresente, uso hiper-misto, cidade multiverso, e infraestrutura invisível.

A exposição também abriga uma série de eventos públicos, palestras e debates com arquitetos, acadêmicos e pensadores urbanos renomados. A agenda de eventos futuros inclui conversas com Reiner de Graaf sobre como a linguagem molda o urbanismo, Adrian McGregor, Winka Dubbeldam e Martin Rein-Cano sobre coesão social e resiliência climática, e Daniel Ibañez e Felipe Correa sobre novas formas de viver.

NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 9
‘Zero Gravity Urbanism - Principles for a New Livability’ at the Abbazia di San Gregorio, Venice. Image © Iwan Baan
NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 9
‘Zero Gravity Urbanism - Principles for a New Livability’ at the Abbazia di San Gregorio, Venice. Image © Iwan Baan

A edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Veneza conta com 63 Pavilhões Nacionais, todos centrados em temas emergentes inspirados pelo convite de Lesley Lokko para imaginar a África como "O Laboratório do Futuro". Além dos pavilhões, uma série de eventos paralelos, exposições e conferências têm como objetivo expandir ainda mais o tema e diversificar as perspectivas relacionadas a questões relevantes, desafios e oportunidades da profissão.

NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 8 de 9
‘Zero Gravity Urbanism - Principles for a New Livability’ at the Abbazia di San Gregorio, Venice. Image © Iwan Baan

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "NEOM apresenta sua cidade linear de 170 quilômetros na Bienal de Veneza 2023" [NEOM Showcases Its Designs for the Line at the 2023 Venice Architecture Biennale] 03 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003385/neom-apresenta-sua-cidade-linear-de-170-quilometros-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.