Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023

O Pavilhão Croata na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 celebra a coexistência harmoniosa dos elementos selvagens e domesticados, naturais e artificiais, inanimados e vivos. Inspirado nas zonas úmidas de Lonja, na Croácia, onde comunidades que se adaptaram à paisagem em constante mudança coexistem harmoniosamente há gerações para criar um habitat dinâmico, o Pavilhão é um centro de pesquisa contínua sobre futuros potenciais por meio de experimentação e prática educacionais. Com curadoria de Mia Roth e Toni Erina, Same As It Ever Was, foca nas conexões entre atores de diferentes origens ao redor do mundo.

Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 15Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 15Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 15Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 15Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 10

As zonas úmidas de Lonja, localizadas no centro da Croácia, abrangem uma das áreas úmidas mais significativas da Europa em torno dos rios Sava e Lonja. As tradições culturais desta região e a abundante vida selvagem coexistem em um equilíbrio precário que experimenta significativas variações sazonais. Um patrimônio cultural distintivo que reflete o terreno em constante mudança foi criado durante séculos de coexistência entre a natureza selvagem e a habitação humana. Várias espécies, incluindo pássaros, pessoas e plantas, navegam e atravessam as zonas úmidas, mostrando movimentos sincronizados em diferentes escalas de tempo.

Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 11 de 15
Cortesia de Bosnic+Dorotic
Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 15
Cortesia de Bosnic+Dorotic

As zonas úmidas são usadas como modelo para examinar diferentes modelos de coexistência e cenários futuros. A exposição busca confrontar crises e calamidades atuais examinando novas formas de resiliência. A exibição fornece insights sobre diversos estilos de vida estudando atentamente comunidades autônomas em áreas remotas que aprenderam a coexistir com a natureza. "Same As It Ever Was" apresenta um estudo de caso de coexistência em meio a culturas e comportamentos em evolução, em vez de romantizar um passado mítico na tentativa de provocar discussões instigantes sobre o futuro.


Artigo Relacionado

Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023

No Arsenale, o Pavilhão Croata apresenta uma instalação espacial inspirada nos observatórios nas zonas úmidas de Lonja. Esta instalação incorpora elementos físicos e virtuais diretamente ligados à infraestrutura de visitantes existente nessa região, funcionando como uma ferramenta para entender as interconexões entre natureza e cultura. A infraestrutura construída opera subconscientemente, evocando memórias coletivas, mostrando elementos familiares e os parafraseando.

Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 13 de 15
Cortesia de Bosnic+Dorotic
Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 15 de 15
Cortesia de Bosnic+Dorotic

A exibição reconhece o caráter diverso dos talentos necessários para proteger o meio ambiente no futuro. O pavilhão inspira uma mudança na forma como vemos as interações entre os agentes do ecossistema e acredita que a solução pode ser acessada por meio da educação. Da mesma forma, o Pavilhão Irlandês apresenta "Em busca de Hy-Brasil", explorando diversas comunidades, culturas e experiências das ilhas remotas da Irlanda, apresentando novas maneiras de habitar o mundo. Além disso, o Pavilhão Lituano, "Floresta das Crianças", tem como objetivo ser um parque infantil onde as crianças podem observar, interagir e aprender com o ambiente. Com um foco profundo no ecossistema da floresta, a exposição reúne educadores, ativistas, arquitetos e silvicultores, reconhecendo os diferentes papéis que todos os atores desempenham em nosso futuro.

Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 7 de 15
Cortesia do Pavilhão da Croácia

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão croata investiga modelos de coexistência na Bienal de Veneza 2023" [Same As It Ever Was: Croatian Pavilion Examines Coexistence Models at the 2023 Venice Biennale] 23 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002688/pavilhao-croata-investiga-modelos-de-coexistencia-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.