Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha

Diller Scofilio + Renfro venceu um concurso internacional para projetar o novo Pina Bausch Zentrum em Wuppertal, Alemanha. O legado de Pina Bausch como dançarina e coreógrafa será celebrado no projeto e revitalização do Tanztheater Wuppertal, bem como na criação de um novo centro de produção. O edifício tem inspiração no ethos de Pina Bausch, estabelecendo um exemplo para uma nova geração de profissionais da coreografia no mundo.

Além dos centros de produção, o projeto inclui um arquivo do enorme legado artístico de Pina Bausch, compreendendo uma biblioteca, áreas de estudo e pesquisa, e uma plataforma pública para promover o envolvimento da comunidade com muitas disciplinas criativas e acadêmicas. Vários espaços contrastantes e flexíveis, que incentivam e promovem a conversa através dos numerosos componentes do projeto são encontrados em toda a proposta.

Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 2 de 9Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 3 de 9Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 4 de 9Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 5 de 9Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Mais Imagens+ 4

Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 7 de 9
Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha. Cortesia da imagem de Diller Scofidio + Renfro

O Pina Bausch Center está localizado na ilha cultural do rio Wupper, focado em programas de design específicos. Em primeiro lugar, a preservação e modernização da sala de espetáculos do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, companhia fundada pela icônica coreografa, agora dirigida por Boris Charmatz. Em segundo lugar, o novo centro de produção com infraestrutura flexível permite liberdade criativa em larga escala, com palcos multidisciplinares. O projeto inclui também o arquivo do extenso patrimônio artístico de Pina Baush, que será um centro de estudo, pesquisa e programação. Por fim, o Fórum Wupperbogen é um espaço público centrado na socialização e colaboração, unindo comunidades de todos os lugares no centro cultural.


Artigo Relacionado

Henning Larsen, Architectus e Arup são escolhidos para requalificar o Canberra Theatre Center na Austrália

Partindo do conceito de dicotomia, o Centro Pina Bausch e seu entorno são constituídos por diferentes espaços que podem ser compreendidos programaticamente a partir de suas características. Esses espaços podem ser internos ou externos, cheios de plantas ou pavimentados, controlados para o ambiente ou deixados em seu estado natural. O centro expõe as atividades criativas acontecendo dentro dele, como ensaios, apresentações, eventos, exposições e alimentação, tornando-os visíveis e acessíveis de todas as direções.

Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 6 de 9
Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha. Cortesia da imagem de Diller Scofidio + Renfro
Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 2 de 9
Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha. Cortesia da imagem de Diller Scofidio + Renfro

Ao longo do projeto, o público é convidado a ver atividades dos bastidores, como instalações, ensaios e apresentações, a partir de uma passarela elevada, que pode ser acessada a partir do pátio e da paisagem ao redor. Um terraço acima da área de arquivo cria um espaço ao ar livre ao lado da Sala de Balé, onde os dançarinos podem aquecer ou continuar seus ensaios do lado de fora. Além disso, um passeio fluvial contínuo com terraços permite que os dançarinos e o público interajam diretamente com a água do rio Wupper, protegendo o local das inundações. Ao longo deste caminho, três praças ao ar livre ampliam as atividades públicas do centro.

A cozinha é projetada como o centro social do Pina Bausch Center, onde artistas e público socializam dia e noite. A disposição flexível dos assentos, incluindo áreas lounge não estruturadas e áreas de refeições comuns, estão centralizadas em um bar central que combina o antigo e o contemporâneo. Por fim, o Pátio de Espetáculos é um local de apresentações com vários níveis, uma extensão externa da cozinha e um local de encontro para trabalho em grupo e socialização. O espaço possui iluminação para apresentações ao ar livre e é cercado por passarelas. Uma cobertura de lona retrátil pode ser instalada sazonalmente para uso durante todo o ano, aquecendo e sombreando a área de forma passiva.

Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 4 de 9
Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha. Cortesia da imagem de Diller Scofidio + Renfro
Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 9 de 9
Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha. Cortesia da imagem de Diller Scofidio + Renfro

A Diller Scofidio + Renfro, há algum tempo foca em projetos culturais, projetando diversos polos artísticos e culturais. Em 2021, o escritório foi selecionado para projetar o New Arts Building da Rice University, chamado Susan and Fayez Sarofim Hall. Além disso, o escritório colaborou recentemente com o Dallas Theater Center, revelando sua proposta de projeto para o masterplan do Kalita Humphreys Theater. Curiosamente, o teatro foi originalmente projetado por Frank Lloyd Wright. Por fim, o escritório é conhecido por seu projeto em Londres, "The Tide", uma rede de 5 quilômetros de espaços públicos e jardins na península de Greenwich.

Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha - Imagem 8 de 9
Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha. Cortesia da imagem de Diller Scofidio + Renfro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Diller Scofidio + Renfro vence concurso para projetar o novo Pina Bausch Center em Wuppertal, Alemanha" [Diller Scofidio + Renfro Wins International Competition to Design the New Pina Bausch Center in Wuppertal, Germany] 21 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002503/diller-scofidio-plus-renfro-vence-concurso-para-projetar-o-novo-pina-bausch-center-em-wuppertal-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.