Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo

Em abril de 2023, a Índia alcançou uma marca significativa que irá orientar a trajetória de sua urbanização no futuro. De acordo com dados das Nações Unidas, o subcontinente sul-asiático agora abriga mais de 1,4286 bilhões de pessoas, ultrapassando a China, com 1,4257 bilhões. Com uma explosão populacional de crescimento estimado em 0,7% ao ano, a Índia enfrenta vários desafios e oportunidades em seu caminho para se tornar uma potência global. Como a crescente demografia da Índia influenciará seu ambiente construído?

Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 4 de 7Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 3 de 7Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 6 de 7Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 5 de 7Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Mais Imagens+ 2

O desenvolvimento em infraesturura no país teve seu primeiro momento histórico em 15 de agosto de 1947, o dia em que a Índia foi declarada uma nação independente do domínio britânico. Naquele momento, a Índia era um país jovem que se estabelecia em uma rede global pós-guerra. 76 anos depois, a nação cresceu e se tornou o terceiro maior consumidor de energia primária, o segundo maior exército, a quinta maior economia e agora, o país mais populoso do mundo. No momento, a Índia apresenta suas ambições no cenário mundial.

Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 7 de 7
Um conjunto de arranha-céus recém-construídos em Mumbai, na Índia. Imagem © Towering Goals

Com implicações significativas para a postura social, ambiental e econômica do país, o aumento da população da Índia exige uma re-concepção das práticas contemporâneas de desenvolvimento urbano. Embora a maioria dos indianos viva em áreas rurais, a população urbana está crescendo mais rápido. O aumento natural da população, a migração do campo para a cidade por oportunidades econômicas e melhora no padrão de vida, além da recategorização de áreas rurais como urbanas, impulsionam esse aumento.

A tendência de urbanização na Índia deve continuar nas próximas décadas. As Nações Unidas estimam que a população urbana seja de 600 milhões até 2030. Diante dos desafios no planejamento e desenvolvimento urbano, as cidades estão sob pressão para acomodar a rápida explosão populacional e se adaptar às demandas. O país tem uma grande necessidade de arquitetura urbana inovadora e sustentável. É fundamental que o crescimento urbano atenda às necessidades de comunidades diversas e garanta que os benefícios da urbanização sejam compartilhados igualmente.

Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 4 de 7
A infraestrutura de transporte é fundamental para o crescimento urbano da Índia. Imagem © Parikh Mahendra N

O aumento do número da população apresenta um aspecto intrigante em termos de composição demográfica. Com uma idade média de 28,2 anos, mais de 40% da população tem menos de 25 anos. Esse crescimento oferece o potencial para um dividendo demográfico - crescimento econômico resultante de uma força de trabalho jovem e produtiva. O crescimento na força de trabalho implica em mais inovação em diversas indústrias.

Recentemente, a Índia viu muitas empresas multinacionais estabelecendo bases para escritórios, centros de capacitação global e pontos de venda. O país é um centro emergente para experimentação de várias inovações devido à escala de crescimento que oferece. O progresso nesse sentido pode influenciar significativamente os padrões de migração doméstica e internacional. Para capitalizar no boom, a Índia deve investir em educação, saúde e centros comerciais que ofereçam oportunidades de emprego que garantam o avanço do país.

Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 3 de 7
Calcutá, na Índia, tem uma densidade de 814,80 veículos por km de extensão de estrada. Imagem © Radiokafka

Com uma densidade populacional de cerca de 470 pessoas por quilômetro quadrado, o crescimento demográfico apresenta desafios para o fornecimento de moradia adequada, transporte e infraestrutura. As cidades serão forçadas a expandir e atualizar constantemente sua infraestrutura para atender às necessidades dinâmicas de seus cidadãos. Superpopulação, congestionamento de tráfego, saneamento precário e falta de espaço para infraestrutura exigem que urbanistas e arquitetos construam estruturas e sistemas eficientes. Atualmente, recursos financeiros e técnicos limitados no investimento em infraestrutura urbana sobrecarregam os serviços e os tornam difícil de serem fornecidos aos moradores, especialmente aqueles que vivem em povoados informais.

Alta densidade populacional em áreas urbanas pode levar ao crescimento de povoados informais já existentes, como favelas e ocupações irregulares. Essas colônias - muitas vezes situadas em terras não autorizadas - carecem de comodidades básicas como água limpa, saneamento e eletricidade. Integrá-los no tecido urbano é uma tarefa urgente para urbanistas e designers. Uma população urbana em crescimento aumenta ainda mais a necessidade de moradia acessível, criando uma oportunidade para designers criarem soluções inventivas e econômicas. Atender às necessidades habitacionais de famílias de baixa renda é crucial para o desenvolvimento urbano inclusivo.

Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 5 de 7
A favela Dharavi em Mumbai, na Índia. Imagem Cortesia do Flickr CC User M M

Além disso, a Índia enfrenta o desafio global do desenvolvimento sustentável. A vulnerabilidade do país às mudanças climáticas exige um design urbano que melhore a resiliência a eventos climáticos extremos e reduza a contribuição das cidades para as mudanças climáticas. Com seus recursos limitados, a Índia deve elaborar estratégias para sistemas circulares e regenerativos que atendam às necessidades presentes e fomentem o crescimento futuro. Descobrindo abordagens específicas ao seu contexto, a Índia pode mover o mundo em direção ao desenvolvimento econômico sustentável.

Lições para o futuro

Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 6 de 7
Soluções espaciais inovadoras para a crescente população da Índia - "Reincarnation Network" para a competição Arch Out Loud "Resize". Cortesia da imagem de Arch Out Loud, Reincarnation Network

Cada desafio urbano contém sementes de oportunidade e crescimento. A adoção de iniciativas como a Missão Smart Cities do governo indiano, o desenvolvimento orientado para o transporte, os empreendimentos de uso misto, habitação acessível e design sustentável estão transformando a paisagem urbana para criar lugares mais habitáveis. A Índia é um país multicultural, com várias línguas, tradições e religiões. A "unidade na diversidade" convida à possibilidade de desenvolver espaços urbanos inclusivos e que reflitam as necessidades e valores das diferentes comunidades. Indo adiante, o design espacial indiano deve encontrar sucesso ao manter práticas de design cultural na retenção do caráter urbano.

À medida que a Índia atravessa esse marco crítico, um mundo de desenvolvimento e progresso se abre. As preocupações do século XXI pedem que a Índia lidere em direção ao desenvolvimento urbano sustentável e equitativo, alavancando sua riqueza de conhecimento local em vez de emular precedentes desatualizados. O país pode ser modelo de estratégias para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável em relação à pobreza, fome, saúde, igualdade e sustentabilidade. Nutrir iniciativas de base e fomentar um espírito de experimentação impulsionará o crescimento econômico sustentável a índices sem precedentes. Em vez de responder passivamente aos eventos mundiais, a Índia agora terá um papel ativo em moldá-los.

Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo - Imagem 2 de 7
Revitalização de Viaduto One Green Mile / MVRDV. Imagem © Suleiman Merchant

Este artigo faz parte da série ArchDaily intitulada Índia: Construindo para Bilhões, na qual discutimos os efeitos do aumento populacional, urbanização e crescimento econômico no ambiente construído da Índia. Ao longo da série, exploramos inovações locais e internacionais que respondem ao crescimento urbano da Índia. Também conversamos com arquitetos, construtores e a comunidade local para destacar suas experiências pessoais. Como sempre, na ArchDaily, valorizamos muito a opinião dos nossos leitores. Se você acredita que deveríamos apresentar um projeto específico, por favor nos envie sua sugestão.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Construindo para bilhões: a ascensão da Índia ao país mais populoso do mundo" [Building for Billions: India's Rise to Becoming the Most Populous Nation] 10 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001000/construindo-para-bilhoes-a-ascensao-da-india-ao-pais-mais-populoso-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.