Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York

O arquiteto Tadao Ando foi encarregado de projetar a exposição do Costume Institute deste ano, que destaca o trabalho de Karl Lagerfeld. A abertura da exposição, intitulada Karl Lagerfeld: A Line of Beauty, foi marcada pelo renomado Met Gala, um evento de arrecadação de fundos frequentado por celebridades e personalidades consideradas culturalmente relevantes no cenário da moda. Abordada como um ensaio temático e conceitual sobre o trabalho de Lagerfeld, e não como uma retrospectiva tradicional, a exposição tem como objetivo ilustrar o método de expressão criativa do designer e sua importância na indústria da moda.

Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 2 de 15Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 5 de 15Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 3 de 15Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 4 de 15Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Mais Imagens+ 10

Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 5 de 15
Galeria, Linha Floral. Imagem © The Metropolitan Museum of Art

Tadao Ando conheceu Lagerfeld em 1996, quando o falecido designer o contratou para projetar um ateliê em Biarritz, França. O projeto nunca foi concluído, mas rendeu a presente colaboração com o Departamento de Design do Met. Para a exposição, Ando buscou explorar a manifestação física do dinamismo criativo de Lagerfeld por meio de composições com linhas retas e curvas.

Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 13 de 15
Galeria, Linha Feminina. Imagem © The Metropolitan Museum of Art
Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 3 de 15
Galeria, Linha Abstrata. Imagem © The Metropolitan Museum of Art

A estrutura teórica da exposição é inspirada no livro de Willian Hogarth "A Análise da Beleza", que descreve o caráter contrastante entre linhas em forma de "S" serpenteantes que representam vivacidade e movimento, mas também os impulsos históricos e decorativos de Lagerfeld, e linhas retas aludindo à imobilidade e inatividade, bem como tendências modernas, clássicas e minimalistas. Como ambos os temas estão presentes no trabalho de Lagerfeld, a exposição usa essa dualidade para ancorar suas seções subsequentes: feminina e masculina, romântica e militar, rococó e clássica, histórica e futurista, ornamental e estrutural, canônica e contracultural, artesanal e mecânica, floral e geométrica, e figurativa e abstrata.


Artigo Relacionado

12 Eventos de arquitetura para acompanhar em 2023

A exposição também ilustra a importância da prática criativa do designer, pois a galeria introdutória é dedicada às premières d'atelier - as costureiras consideradas arquitetas da visão de Lagerfeld, responsáveis por traduzir seus desenhos bidimensionais em roupas tridimensionais. Essa colaboração criativa também é explorada por meio de uma série de entrevistas em vídeo conduzidas pelo cineasta francês Loïc Prigent, que seguiu e documentou as coleções do falecido designer de 1997 a 2019.

Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 7 de 15
Galeria ,“Explosão” para Linha Canônica. Imagem © The Metropolitan Museum of Art
Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 10 de 15
Galeria, Elipse e Linha Satírica. Imagem © The Metropolitan Museum of Art

Recentemente, o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Tadao Ando, foi contratado para projetar o MPavilion no Queen Victoria Gardens em Melbourne, participando da principal competição anual de arquitetura e festival de design da Austrália. Em 2021, o arquiteto também liderou a transformação da histórica Bourse de Commerce, introduzindo uma estética minimalista e contemporânea dentro do prestigioso edifício patrimonial.

Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 14 de 15
Galeria, Linha Feminina / Linha Masculina. Imagem © The Metropolitan Museum of Art
Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York - Imagem 2 de 15
Galeria, Linha Artesanal. Imagem © The Metropolitan Museum of Art

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Tadao Ando projeta exposição sobre Karl Lagerfeld no Metropolitan Museum of Art em Nova York" [Tadao Ando Designs the Exhibition “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty” at the Metropolitan Museum of Art, New York] 08 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000515/tadao-ando-projeta-exposicao-sobre-karl-lagerfeld-no-metropolitan-museum-of-art-em-nova-york> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.