Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália

A Naomi Milgrom Foundation anunciou a escolha de Tadao Ando para projetar o MPavilion 10, no Queen Victoria Gardens, em Melbourne. Este será o primeiro projeto de Ando na Austrália. Em sua 10ª edição, o MPavilion garante total liberdade aos designers para elaborar suas propostas e concretizar suas visões. Os detalhes do projeto de Tadao Ando serão divulgados em maio e o pavilhão está programado para abrir ao público em 16 de novembro de 2023.

Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 2 de 20Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 3 de 20Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 4 de 20Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 5 de 20Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália - Mais Imagens+ 15

Tadao Ando, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, é conhecido por seu uso preciso e equilibrado de formas geométricas que manipulam a luz natural, a integração de edifícios na natureza e o uso seguro de concreto aparente. Entre suas muitas obras notáveis estão a Igreja da Luz (1989; Osaka, Japão), Pulitzer Arts Foundation (2001; St. Louis, EUA) e Bourse de Commerce—Pinault Collection (2020; Paris, França). Com este projeto, Tadao Ando se junta a uma lista de arquitetos ilustres, incluindo Rem Koolhaas e Bijoy Jain do Studio Mumbai, que exibiram seus projetos no Queen Victoria Gardens.

Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 3 de 20
MPavilion 9, designed by all(zone).. Image © John Gollings. Cortesia do MPavilion

O MPavilion serve como um laboratório cultural onde os visitantes e a comunidade podem se reunir para experimentar e interagir com as principais figuras do design. A inauguração do pavilhão faz parte de um festival de cinco meses de programas públicos gratuitos que incluem palestra, apresentações musicais e oficinas para crianças. Os temas de 2023 serão informados pelos conceitos e trabalhos de Tadao Ando. A programação e os detalhes dos temas serão divulgados nos próximos meses.

O projeto do MPavilion começou com o desejo de encontrar uma cena de eternidade dentro dos jardins públicos do Queen Victoria Gardens, em Melbourne. Eterno, não no material ou na estrutura, mas na memória de uma paisagem que continuará viva no coração das pessoas. - Tadao Ando

Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália - Imagem 4 de 20
Tadao Ando. Imagem Cortesia do Tadao Ando Architect & Associates

O MPavilion, uma iniciativa anual da Naomi Milgrom Foundation, representa um dos mais importantes eventos anuais de arquitetura da Austrália. A última edição, MPavilion 9, foi projetado pelo escritório de arquitetura e design de Bangkok all(zone) e está atualmente aberta ao público até 6 de abril de 2023. As edições anteriores apresentaram projetos de Glenn Murcutt em 2019, Carme Pinós em 2018, e Rem Koolhaas & David Gianotten do OMA em 2017.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Tadao Ando é selecionado para projetar o 10º MPavilion em Melbourne, Austrália" [Tadao Ando Selected to Design the 10th MPavilion in Melbourne, Australia] 21 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998117/tadao-ando-e-selecionado-para-projetar-o-10o-mpavilion-em-melbourne-australia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.