Região na França paga para população coletar água da chuva

A Ilha de França (em francês: Île-de-France), uma das 18 regiões administrativas da França, está empenhada em fazer seus moradores economizarem água. Com a chegada da primavera do país europeu, em 20 de março, as autoridades estão preocupadas com a possível escassez de água. A solução? Oferecer até 20 mil euros em subsídios aos que instalarem coletores de chuva em suas propriedades.

O apoio financeiro é válido para quem planeja ou já instalou os tanques de armazenamento de água nos últimos três meses. O valor cobre instalações subterrâneas ou acima do solo – incluindo o coletor de filtragem, bomba, kit de conexão, terraplenagem e conexão à rede, entre outros componentes.

O teto do subsídio (valor máximo) é limitado a 50% do custo de instalação. Os valores máximos disponíveis são:

  • 20 mil euros para tanques subterrâneos com volume de recuperação de 5 m3.
  • 10 mil para sistemas acima do solo com volume mínimo de 3 m3.

Para ser elegível, o imóvel em questão deve ser:

  • A casa principal do proprietário (não uma segunda casa)
  • Endereço do domicílio financeiro do proprietário (para fins fiscais)

Seca na França

O armazenamento de água da chuva pode ser aproveitada para diversos fins, como para limpeza de pisos e carros, descargas de banheiros, irrigação de plantas. Apesar dos benefícios para o bolso e para o meio ambiente, a economia de água potável tem sido incentivada como uma estratégia para garantir a segurança hídrica na Île-de-France.

A região, que abrange cidades importantes como Paris, viveu neste ano o inverno mais seco em 64 anos. A falta de chuva dizimou vinhedos da Provença e, em fevereiro, a rega e a irrigação ficaram restritas em 87 municípios do sul. A situação foi atípica para o inverno.

Região na França paga para população coletar água da chuva - Imagem 2 de 2
Prática milenar voltou à tona em diversos países do mundo e é tida como crucial para garantir abastecimento de água no futuro. Foto: flickr.com/chiotsrun, licença CC BY-NC 2.0

O subsídio em específico integra o plano de adaptação às mudanças climáticas da região francesa. Lançado em setembro de 2022, o projeto visa responder aos desafios do aquecimento global e seus efeitos nocivos, sendo composto por 60 ações concretas que se enquadram em três áreas principais: proteger os residentes (especialmente os vulneráveis), proteger os ecossistemas e proteger a economia.

Os residentes de Île-de-France podem ver aqui os detalhes sobre como ganhar o subsídio governamental para instalar um sistema de armazenamento de água da chuva em suas casas.

Via CicloVivo.

Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Região na França paga para população coletar água da chuva" 21 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000312/regiao-na-franca-paga-para-populacao-coletar-agua-da-chuva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.