Cinco tecnologias verdes que precisamos adotar no futuro das cidades

Podemos entender a tecnologia verde como um conjunto de instrumentos que permitem o processo produtivo de forma sustentável. Isso significa que é possível conduzir o ciclo de vida dos produtos com mais responsabilidade, sempre em busca do mínimo impacto ambiental.

As etapas para produção começam na extração de matéria-prima, passam pela fabricação, pela distribuição, pelo uso até a fase de descarte. Assim, todo o ciclo pode contar com a aplicação de tecnologias verdes, que ajudam a tornar o processo menos impactante usando os recursos naturais de maneira sustentável e consciente.

Com isso, se cria uma cadeia de processos que exige menos gasto de energia e menor descarte de resíduos. A preocupação com uma nova forma de produzir e usar deve ser um compromisso de todos os setores de produção, integrando suas rotinas, principalmente aqueles que usam mais recursos naturais para desenvolver suas atividades.

A adoção da tecnologia verde começou de maneira gradual, e cada país lidou com suas necessidades energéticas de maneira diversa, até pouco tempo.

Assim, na década de 1970, a Dinamarca e o Japão começaram seus investimentos em energia eólica, solar, biomassa e bioenergia. No entanto, por volta dos anos de 1980, as indústrias começaram a se tornar mais conectadas, globalizadas e competitivas. E, desse modo, surgiram grandes conglomerados juntamente com uma expansão da capacidade produtiva.

A essa altura, o consumo já estava desenfreado, e o uso de recursos naturais já não tinha limites. Rapidamente, esse cenário foi associado ao aquecimento global, que na época, era apenas o início das preocupações.

Cinco tecnologias verdes que precisamos adotar no futuro das cidades - Imagem 4 de 4
Imagem via Tabulla

Nos últimos anos, o crescimento da indústria tecnológica e seu protagonismo no mercado levou alguns empreendedores a enxergarem a necessidade de começar uma mudança, que resultou na tecnologia verde. Nesse ponto, criou-se um compromisso por parte das indústrias de tecnologia na busca de proteção ao meio ambiente.

O objetivo é preservar o que ainda resta e restaurar ou reverter os danos ambientais já causados ao longo da história do consumo no planeta.

Captura e armazenamento de carbono

A captura e armazenamento de carbono é o processo de captura de CO2 antes que ele entre em nossa atmosfera, transportando-o e armazenando-o no subsolo pelas próximas centenas de anos.

Existem muitas técnicas de captura, incluindo absorção, adsorção, loop químico, separação de gás por membrana e hidratação de gás. De uma forma ou de outra, essas técnicas separam as moléculas nocivas do gás produzido industrialmente. Após a captura, o CO2 é comprimido e transportado por dutos, transporte rodoviário ou navios para armazenamento. Hoje, o armazenamento assume muitas formas: capturando o CO2 no subsolo em formações geológicas profundas, em campos de petróleo vazios ou em minerais específicos. O método mais promissor, no entanto, é alimentar o CO2 com algas ou bactérias que podem degradá-lo.

Cinco tecnologias verdes que precisamos adotar no futuro das cidades - Imagem 2 de 4
Torre de Captura de Carbono. Fonte: JWN Energy

A partir de 2020, cerca de um milésimo das emissões globais de CO2 são capturadas pela tecnologia CCS. Isso destaca a necessidade de uma melhor tecnologia de captura direta de ar, que hoje é criminalmente subdesenvolvida.

Por que precisamos disso?

Água e ar respirável são essenciais para viver. Isso significa primeiro alcançar a neutralidade de carbono e, em seguida, reduzir ativamente nossa poluição. Isso acontecerá, antes de tudo, pela redução do consumo e pelo desenvolvimento de tecnologias que poluam menos. Onde isso não for possível, uma combinação de CCS, captura direta de ar (DACCS) e captura de biomassa (BECCS) precisará ser implementada.

Essas tecnologias só funcionam de forma eficaz onde há uma alta concentração de CO2. Extrair CO2 do ar rarefeito é possível, mas a concentração menor em comparação com as fontes de combustão complica a engenharia e torna o processo mais caro. Mesmo assim, a tecnologia ainda não cumpriu sua promessa de reduzir significativamente as emissões de usinas de combustíveis fósseis.

A captura e o armazenamento de carbono são realmente caros, mas não rendem nada de valor. Para remediar isso, as empresas passaram a utilizar o CO2 capturado em produtos de valor agregado, como polímeros, materiais de construção, produtos químicos e combustíveis sintéticos.

Enquanto isso, previsões de longo prazo sobre segurança de armazenamento são difíceis de fazer e incertas. Ainda existe o risco de algum CO2 retido vazar para a atmosfera.

OceanTech

A OceanTech oferece ferramentas baseadas na exploração de dados ou recursos naturais de origem marinha. O campo se posiciona como uma resposta ideal para questões relacionadas a energia, agricultura, medicina e até cosméticos.

De acordo com a Ocean Energy Europe, nossos oceanos são a maior fonte inexplorada de energia renovável do mundo. Muitas startups surgiram para preencher essa lacuna. Alguns estão conseguindo produzir hidrogênio usando micróbios do fundo do mar. Os mais conservadores usam turbinas de maré ou conversores de energia das ondas. Também há discussões sobre a captura de energia solar absorvida pelo oceano para produzir energia renovável limpa e confiável. Até 2050, a energia oceânica pode fornecer 10% das atuais necessidades de eletricidade da Europa e 400 mil empregos.

A OceanTech é ainda mais diversificada quando se trata de aquicultura. Na piscicultura, em primeiro lugar, onde grandes estruturas flutuantes podem ser usadas para produzir alimentos de forma mais sustentável e produtiva. A indústria da pesca comercial também pode usar inteligência artificial (IA) e IoT para reduzir a sobrepesca e otimizar os padrões de consumo de combustível.

Finalmente, algumas empresas estão cultivando organismos marinhos para produzir biopolímeros complexos que podem ser usados ​​para produzir remédios, cosméticos ou açúcares e plásticos biodegradáveis.

Por que precisamos disso?

71% da superfície da Terra é coberta por água e os oceanos contêm cerca de 96,5% de toda a água da Terra. Eles são amplamente inexplorados, mas sabemos com certeza que a biodiversidade marinha é maior que a do ecossistema terrestre.

O uso desse precioso recurso pode nos ajudar a produzir energia verde e alimentos de forma mais sustentável e em maiores quantidades. No entanto, devemos ter cuidado com o uso excessivo de tecnologia nos oceanos, para não desperdiçarmos também esse precioso recurso.

As grandes empresas, no entanto, desconfiam de um campo que ainda não produziu retornos lucrativos. As startups são, portanto, deixadas por conta própria e lutam para fazer uma diferença na produção de energia ou alimentos.

É aqui que entram os governos. Eles precisam financiar grandes apostas para o nosso futuro, enquanto monitoram o trabalho que está sendo feito para garantir que evitemos as consequências potencialmente catastróficas da interferência em nossos oceanos. Poucos responderam a esse chamado, mas aqueles que o fizeram certamente colherão os frutos nas próximas décadas.

EVTOLs

EVTOLs são aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical. Eles combinam a decolagem vertical de helicópteros com o vôo horizontal de aviões. Esses veículos estão hoje em discussão graças a grandes avanços nas áreas de motores, baterias, células de combustível e controladores eletrônicos.

Cinco tecnologias verdes que precisamos adotar no futuro das cidades - Imagem 3 de 4
Drone para passageiros. Fonte: Embraer

Seria fácil pensar que o objetivo de tal tecnologia seria produzir aeronaves mais ecológicas. Mas esse não é o caso. Os EVTOLs, acima de tudo, visam melhorar a mobilidade aérea urbana. As aplicações incluem o desenvolvimento de serviços de táxi aéreo, uma maneira mais eficiente de transportar mercadorias nas cidades e respostas mais rápidas dos serviços de emergência.

Por que precisamos disso?

Não  devemos negar que o trânsito urbano pode ser marginalmente melhorado, especialmente quando se trata de entregas.  Caminhões grandes ocupam muito espaço e poluem demais para que possamos continuar usando. Usar os céus para transportar mercadorias e pessoas pode ser uma forma de reduzir nossa dependência excessiva de caminhões e carros na cidade e recuperar as ruas.

Para ter céus funcionais, primeiro precisamos de regulamentos de segurança, que não serão fáceis de concordar no ambiente atual. Também precisaremos desenvolver infra-estrutura urbana (vertiportos) nos lugares certos para garantir a máxima eficiência e, ao mesmo tempo, limitar os inconvenientes para os habitantes.

Eletricidade sem fio

A eletricidade sem fio, ou Wireless Power Transfer, é uma tecnologia que permite que a eletricidade seja transferida de um lugar para outro sem o uso de um fio. Isso é feito via “acoplamento” para distâncias curtas (escovas de dente, telefones, carros…) ou radiação eletromagnética, como microondas, ou feixes de laser para distâncias longas (satélites, aeronaves como EVTOLs…).

A tecnologia não é nova e já tem muitos usos comerciais. Mas, à medida que nossas necessidades evoluem, isso pode ir muito além. A transmissão de energia sem fio pode eliminar (em parte) os fios e baterias que atrapalham nossa vida cotidiana, aumentando assim a mobilidade, conveniência e segurança de nossos dispositivos.

Por que precisamos disso?

Wireless usa mais energia do que suas alternativas.Mas essa quantia é bem pequena e os benefícios do WPT superam os negativos.

Precisamos dessa tecnologia para minimizar a necessidade de novas conexões de residências e empresas. Precisamos disso para diminuir nossa dependência de baterias, que continuarão a acabar em aterros sanitários, poluindo nosso abastecimento de água. Precisamos disso para ter uma indústria de IoT mais eficiente.

Além disso, a saúde humana deve ser levada em consideração. O campo eletromagnético pode ser potencialmente perigoso e precisamos executar milhares de testes antes de liberar a tecnologia para uma ampla gama de casos de uso.

Biologia sintética

A biologia sintética é o processo de redesenhar organismos vivos para permitir que eles tenham habilidades que a natureza não previu para eles. Enquanto a “edição do genoma” simplesmente altera o DNA existente de uma forma “pequena”, a biologia sintética permite a inserção de um novo DNA nos organismos.

Esta tecnologia não é nova por dizer. No entanto, é incrivelmente complexo (e caro) alterar um genoma, o que tornou o progresso lento. Mas vale a pena esperar. A biologia sintética pode transformar organismos para produzir substâncias ecológicas e baratas como biocombustíveis, seda, vitaminas e produtos químicos para remédios mais acessíveis.

Também podemos fazer com que os organismos adquiram novas habilidades. Isso pode significar a criação de culturas que atuam como biossensores ou dar aos micróbios a capacidade de degradar biologicamente os poluentes do solo, do ar e da água em substâncias não tóxicas, em um processo chamado biorremediação. Alguns experimentos foram feitos para degradar resíduos de gás para transformá-los em combustível, enquanto órgãos bio-impressos estão sendo lentamente testados em humanos.

Por que precisamos disso?

Existem agora 8 bilhões de pessoas na Terra. Essas pessoas precisam ser alimentadas. Essas pessoas precisam se manter saudáveis. Essas pessoas precisam de um planeta onde possam envelhecer. A capacidade de criar culturas resistentes ao calor, desenvolver medicamentos baratos e potencialmente diminuir ou reduzir os danos que estamos causando ao nosso planeta parece bom demais para ser verdade. Mas é um mundo em que poderíamos viver. Isto é, se superarmos desafios aparentemente intransponíveis.

Muitos desafios dessa tecnologia são éticos acima de tudo. Em 2002, por exemplo, os cientistas conseguiram recriar um vírus da poliomielite a partir do zero. Preocupações com a biossegurança levaram a regulamentações necessárias. No entanto, eles precisarão ser revistos nos próximos anos se quisermos ser capazes de criar um mundo mais adaptado ao aquecimento global e com 8 bilhões de habitantes.

Via Tabulla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "Cinco tecnologias verdes que precisamos adotar no futuro das cidades" 24 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000254/cinco-tecnologias-verdes-que-precisamos-adotar-no-futuro-das-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.