Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais

Como as casas contemporâneas têm empurrado os limites da inovação para o futuro? Atualmente, estes espaços tendem a ter linhas limpas, cores neutras e espaços flexíveis, com a integração de recursos tecnológicos e automatização. Mas mesmo havendo certas características atemporais que definem os interiores contemporâneos neutros, podemos começar a identificar tendências futuras analisando projetos arquitetônicos que diferem do tradicional, reconhecendo materiais e acabamentos disruptivos para interiores guiados pelos avanços tecnológicos que estão a moldar casas complexas e em constante mudança do futuro. A seleção destes materiais inovadores transmite um processo de decisão meticuloso na construção da estrutura e identidade de um espaço. Dependendo do contexto e tipologia, há uma crescente consciência de como os materiais afetam um ambiente, e como novas tecnologias estão a criar soluções inteligentes que podem mitigar os seus efeitos nos interiores.

A inteligência artificial (IA) vem desempenhando um papel fundamental na visualização dos interiores das casas do futuro, e juntamente com a exploração de materiais biofílicos, inteligentes e impressos em 3D, tem estimulado novas formas de abordar como vamos viver no interior no futuro.

A inteligência artificial como ferramenta de pré-visualização de casas

Ao analisar uma quantidade aparentemente ilimitada de dados - incluindo fatores demográficos e ambientais, tendências de estilo de vida e avanços tecnológicos - combinados com algoritmos de aprendizagem automática, a inteligência artificial pode identificar padrões para prever o futuro das casas. Juntamente com a geração de software que usa redes neurais para converter entradas de texto em imagens geradas por IA, o design de interiores encontrou uma nova forma de visualizar ideias e conceitos. Ao pré-visualizar o futuro, a IA está a levar o design de interiores a um novo nível, brincando com a integração de materiais disruptivos que propõem uma nova forma de imaginar o futuro.

Em colaboração com os novos avanços tecnológicos, a IA também introduz o uso de materiais tradicionais combinados com estratégias modernas para se ajustar aos estilos de vida contemporâneos. Ao misturar madeira, pedra, metal, vidro e uma ampla variedade de têxteis com novas estratégias, acrescenta-se calor, luz e vida, enquanto se realçam os interiores que brincam com as novas formas de viver.

Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 2 de 21
Using AI, Vincent Callebaut reimagines 'Haussmannian' Paris architecture as green, breathable buildings. Image Courtesy of Vincent Callebaut Architectures

Novos materiais para os interiores do amanhã

Materiais biofílicos: Formas orgânicas a dinamizar geometrias tradicionais

A partir do conceito da biofilia, que se refere ao instinto humano inato de se conectar com a natureza e outros seres vivos, o design de interiores biofílicos abraça a conexão com o ambiente natural. Considerando a consciência atual de promover o bem-estar, o design de interiores procura a interação de elementos que melhoram a relação entre a natureza, os seres humanos e o ambiente construído. Além de procurar a luz natural e a ventilação, materiais naturais como madeira, argila ou pedra fazem parte da estratégia de conceber layouts futuros que visam criar um ambiente mais saudável e sustentável.

Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 6 de 21
Labri House / Nguyen Khai Architects & Associates. Image © Hiroyuki Oki
Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 5 de 21
Labri House / Nguyen Khai Architects & Associates. Image © Hiroyuki Oki

Embora estes materiais estejam a construir o futuro, a estratégia remonta ao uso de elementos básicos. Ao conceber interiores mais verdes e vívidos, os materiais à base de micélio e as paredes vivas destacam-se como estratégias materiais para o design biofílico. Sendo reciclável e renovável, o micélio é usado em materiais de construção, como tijolos, bem como têxteis e mobiliário para adicionar acabamentos naturais e orgânicos ao design de interiores. Cobrindo paredes com plantas, as paredes vivas não só imergem o utilizador num ambiente natural, mas também melhoram a qualidade do ar e reduzem os níveis de ruído.

Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 9 de 21
Sui House / Nídia Duarte Arquitetura. Image © Daniel Mansur
Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 10 de 21
Sui House / Nídia Duarte Arquitetura. Image © Estúdio NY18

Materiais inteligentes: Reagindo e mudando com o ambiente

Em resposta às mudanças de temperatura, umidade ou luz num espaço, materiais inteligentes fazem parte das estratégias de automatização concebidas para as casas do futuro. Juntamente com tornar a vida dos seus habitantes mais fácil, estes materiais podem criar espaços dinâmicos e interativos. Alterando transparências, cores ou formas, podem criar interiores totalmente únicos que estão constantemente em movimento.

Preparando-se para o futuro e as mudanças que ele implica, o design de interiores integrou avanços tecnológicos para criar estas estratégias inteligentes. Por exemplo, há a evolução de fachadas responsivas, que se transformam em resposta ao seu ambiente circundante para maximizar o desempenho. Além de reduzir o consumo de energia, esta estratégia dinâmica brinca com várias opções estéticas ao mudar a sua configuração. Em diversos materiais, como alumínio ou aço inoxidável, estas fachadas têm diferentes tecnologias de controle, como baseadas em mecânica, eletromecânica, informação ou materiais.

Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 15 de 21
Dynamic translucent curtains / Inside Outside + Moussafir Architects. Image © Inside Outside
Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 14 de 21
Dynamic translucent curtains / Inside Outside + Moussafir Architects. Image © Hervé Abbadie

As estratégias inteligentes também estão a ser usadas em têxteis que mudam de cor, forma ou textura em resposta a uma ação. Também conhecidos como e-têxteis, estes materiais usam sensores e microcontroladores que lhes permitem interagir com o ambiente. Adicionando mais funcionalidade ao design de interiores, eles são capazes de capturar dados, variações de temperatura ou ajustar a iluminação. São geralmente feitos de fibras condutoras tecidas ao longo do material base, combinando estética com tecnologia. Respondendo às mudanças de luz para regular a quantidade de luz que entra num edifício, materiais fotocrômicos como o vidro inteligente são capazes de ajustar a sua cor e transparência. Automaticamente ou com o simples toque de um interruptor, este tipo de vidro permite privacidade dentro dos espaços interiores e controlo de luz para janelas exteriores.

Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 16 de 21
Jenny Sabin ‘ADA’ installation in collaboration with Microsoft research. . Image © Jake Knapp for Microsoft
Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 17 de 21
Jenny Sabin ‘ADA’ installation in collaboration with Microsoft research. . Image © Jake Knapp for Microsoft

Materiais impressos em 3D: Espaços personalizados criados para o estilo de vida de cada habitante

Proporcionando novas possibilidades de design, a integração de materiais impressos em 3D é fundamental para superar as restrições convencionais na construção de estruturas. Esta ferramenta é capaz de criar formas únicas que ajudam a construir a personalidade de um espaço ao visualizar as futuras casas. Além de criar móveis que explorem geometrias complexas, os materiais impressos em 3D também fornecem texturas disruptivas para as paredes para melhorar o apelo estético dos interiores.

Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 18 de 21
TECLA Technology and Clay 3D Printed House / Mario Cucinella Architects. Image © lago Corraza
Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 19 de 21
TECLA Technology and Clay 3D Printed House / Mario Cucinella Architects. Image © lago Corraza

O uso de elementos sob medida para criar um ambiente de vida personalizado é reproduzido com diferentes materiais. Através de uma camada por processos de criação de camadas, essa técnica usa materiais únicos, como espuma leve bioplástica (PLA) ou alternativas naturais como argila ou sal. Também pode integrar perfeitamente diferentes tipos de texturas e cores, como hastes de fibra de vidro e têxteis de carbono para aumentar o desempenho e o apelo estético. Concebendo um futuro em que os interiores seguem o modo de vida de seus habitantes, os materiais impressos em 3D são ideais para projetar linhas orgânicas e ergonômicas delicadas, criadas exclusivas para cada projeto.

Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 20 de 21
3D Printed Hexagonal Pods Could House New York City's Homeless. Image Courtesy of Framlab
Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais - Imagem 21 de 21
3D Printed Hexagonal Pods Could House New York City's Homeless. Image Courtesy of Framlab

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: A Casa Contemporânea. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Materiais e acabamentos disruptivos para o futuro dos interiores residenciais" [Disruptive Materials and Finishes for Future Home Interiors] 14 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000120/materiais-e-acabamentos-disruptivos-para-o-futuro-dos-interiores-residenciais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.