Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano

Kengo Kuma ficou em segundo lugar no concurso de arquitetura para projetar a expansão e reforma do Museu Egípcio em Turim, Itália. A proposta de Kuma busca recriar a praça pública, cobrindo-a com vidro. Fundado em 1824 e sendo o mais antigo museu de cultura egípcia antiga, o Museu Egípcio de Turim organizou um concurso este ano e recebeu inscrições de Pininfarina Architecture, Carlo Ratti Associati e Snøhetta. O projeto vencedor de OMA / David Gianotten e Andreas Karavanas transformará o museu em um espaço cultural, criando um pátio coberto e uma série de ambientes urbanos conectados.

Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano - Imagem 2 de 8Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano - Imagem 3 de 8Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano - Imagem 4 de 8Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano - Imagem 5 de 8Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano - Mais Imagens+ 3

O objetivo da cobertura na proposta de Kengo Kuma é reinventar a tipologia de galeria coberta, mantendo sua continuidade. A cobertura, cuja estrutura é composta por dobras, funciona como uma laje contínua e cobre completamente o pátio sem nenhum apoio vertical.

Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano - Imagem 6 de 8
Museo Egizio. Imagem cortesia de Kengo Kuma and Associates

A arquitetura da cobertura envidraçada produz um espaço livre adaptável e inclusivo que proporciona continuidade. Além disso, introduz uma rede de espaços públicos e de pedestres diretamente conectados ao museu. O objetivo principal do novo pátio é estabelecer uma conexão com a rede de pórticos e passagens cobertas na cidade, criando um novo eixo urbano no sistema de mobilidade ativa de Turim.

O design do pátio coloca o jardim egípcio como ponto focal. O esquema reforça a presença do jardim reutilizando os dois vazios existentes, agora ocupados por claraboias, imaginando um de cada lado do pátio e integrando-os ao sistema de circulação e acesso ao porão. O jardim, agora com dois anfiteatros, passa a ser um local para encontros próximos com a natureza e aprendizado sobre a cultura egípcia.

Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano - Imagem 2 de 8
Museo Egizio. Imagem cortesia de Kengo Kuma and Associates
Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano - Imagem 4 de 8
Museo Egizio. Imagem cortesia de Kengo Kuma and Associates

Tomada por uma sensação de descoberta, a entrada para o porão usa a luz para guiar o visitante pela exposição. O uso de luz e sombra, que alude à iconografia egípcia, conecta o pátio à nova exposição no porão, imergindo completamente o visitante na cenografia ao redor. Finalmente, o visitante entra na galeria de pedra no nível inferior, onde os artefatos da coleção do patrimônio egípcio são exibidos, seguido por uma nova sala multimídia.

Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano - Imagem 8 de 8
Museo Egizio. Imagem cortesia de Kengo Kuma and Associates

O escritório Kengo Kuma e Associados foi fundado em 1954 e desde então tem se concentrado em criar arquiteturas que ampliam as relações entre natureza, tecnologia e seres humanos. Recentemente, o estúdio propôs um esquema para o Museu Arqueológico Nacional em Atenas, Grécia. Em 2022, o escritório com sede no Japão revelou o design de sua primeira torre residencial nos Estados Unidos, localizada na beira-mar de Miami Beach.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Kengo Kuma projeta Museu Egípcio em Turim como um novo eixo urbano" [Kengo Kuma's Proposal for the Egyptian Museum Expansion in Torino Creates New Urban Axis] 02 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000090/kengo-kuma-projeta-museu-egipcio-em-turim-como-um-novo-eixo-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.