OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia

O escritório OMA venceu o concurso para renovar o museu mais antigo do mundo dedicado à cultura do Antigo Egito, o Museo Egizio, fundado em 1824 e instalado no Collegio dei Nobili em Turim, Itália. O projeto vencedor visa transformar o museu em um destino atraente para pesquisadores e o público em geral.

Em colaboração com os arquitetos locais Andrea Tabocchini Architecture, T-Studio e o consultor histórico Andrea Longhi, a proposta busca abrir o espaço cultural a todos, criando um pátio coberto e uma série de salas urbanas conectadas dentro do assentamento existente.

OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 2 de 18OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 3 de 18OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 4 de 18OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 5 de 18OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Mais Imagens+ 13

OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 3 de 18
© OMA / Alessandro Rossi
OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 6 de 18
Cortesia de OMA

Após muitas modificações arquitetônicas nos últimos dois séculos, o Museo Egizio, historicamente o principal espaço cívico de Turim, teve suas áreas públicas fechadas para o resto da cidade. Selecionado entre as propostas de Kengo Kuma and Associates, Pininfarina Architecture, Carlo Ratti Associati e Snøhetta, o projeto do OMA reconheceu a importância de restaurar o aspecto público do museu. Na verdade, o arquiteto, Andreas Karavanas, explica que eles "conceituaram a Piazza Egizia como um palimpsesto que revela as diferentes camadas da história do museu. Esta abordagem restaura a coerência da arquitetura e empresta ao museu uma identidade lúcida, ao mesmo tempo, em que garante que as novas necessidades da instituição sejam atendidas".

O Museo Egizio, com um pátio aberto, é historicamente um dos principais espaços cívicos de Turim. Nossa equipe acredita que é vital restaurar a natureza pública do museu e integrá-lo novamente a rede de espaços públicos de Turim. Ao reorganizar as áreas públicas do museu atual, criamos a Piazza Egizia, que é um lugar para todo tipo de atividades compartilhadas entre o Museo Egizio e a cidade. -- Sócio Diretor da OMA - Arquiteto David Gianotten.

OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 4 de 18
Cortesia de OMA
OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 2 de 18
© OMA / Jeudi Wang

Definindo seis salas urbanas distintas, cada uma com sua escala, função e qualidade únicas, o projeto conecta as diferentes entidades por meio de uma coluna central com um padrão geométrico no pavimento térreo para continuidade visual. A Piazza Egizia, a maior sala urbana, é projetada como um espaço público central compartilhado entre o Museo Egizio e a cidade. De fato, "foram introduzidas aberturas na fachada atual do edifício na Via Duse, convidando o público a entrar no museu e na Piazza Egizia para várias atividades cotidianas de lazer". O pátio multifuncional de dois níveis mostra "a arquitetura original do museu e vestígios de intervenções ao longo do tempo".

OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 9 de 18
Cortesia de OMA
OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 10 de 18
Cortesia de OMA

No térreo, as múltiplas aberturas históricas do pátio, fechado desde a renovação do museu em 2010, foram restauradas, conectando este espaço público de volta à cidade. O Jardim Egípcio, um espaço para eventos e aprendizado, está localizado no nível -1, onde a fachada original do Collegio dei Nobili, também escondida desde os anos 2010, foi descoberta. Finalmente, acima do pátio, a grade estrutural de aço revestida de alumínio funciona como um dispositivo para coleta de água da chuva, ventilação do ar e fornecimento de iluminação.

OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 16 de 18
Cortesia de OMA
OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia - Imagem 18 de 18
Cortesia de OMA

Museo Egizio 2024 OMA / David Gianotten e Andrea Karavanas

  • Projeto: Museu Egizio 2024
  • Status: Competição
  • Cliente: Fondazione Compagnia di San Paolo, em colaboração com Fondazione Museo delle Antichità Egizie di Torino (Fundação do Museu de Antiguidades Egípcias, Turim) e Fondazione per l'architettura / Torino (Fundação de Arquitetura, Turim)
  • Localização: Turim, Itália
  • Programa: Preservação e reaproveitamento
  • Parceiros: David Gianotten
  • Líder do projeto: Andreas Karavanas
  • Equipe: Rui Pedro Couto Fernandes, Giovanni Nembrini

COLABORADORES

  • Arquiteto Local: Andrea Tabocchini Architecture (Andrea Tabocchini e Francesca Vittorini); estúdio t
  • Consultor Histórico: Professor Andrea Longhi Visualização: Alessandro Rossi, Jeudi Wang
  • Conservação e Restauro: Studio Strati
  • Engenheiro de Estruturas: Manfroni Engineering Workshop
  • MPE e Sustentabilidade: Sequas
  • Iluminação: Studio De Camillis - Fibbi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "OMA vence concurso para renovar museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia" [OMA Wins Competition to Transform World’s Oldest Museum for the Ancient Egyptian Culture in Turin, Italy] 03 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995717/oma-vence-concurso-para-renovar-museu-mais-antigo-do-mundo-dedicado-a-cultura-egipcia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.