O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Ekó House - A Casa Brasileira no Solar Decathlon / Team Brasil

Ekó House - A Casa Brasileira no Solar Decathlon / Team Brasil

Ekó House - A Casa Brasileira no Solar Decathlon / Team Brasil
Ekó House - A Casa Brasileira no Solar Decathlon / Team Brasil, © Fernanda Antonio
© Fernanda Antonio

A Ekó House é o projeto brasileiro que representa o Brasil na competição Solar Decathlon, até o final de setembro de 2012, que já apresentamos aqui. A casa compete com outras dezessete equipes de todo o mundo e será julgada em dez provas. A equipe brasileira que projetou a casa, intitulada Team Brasil, foi coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade de São Paulo – com apoio da Unicamp, UFRJ, UFRN e IFSC. Na continuação, descrição e imagens do projetos.

© Fernanda Antonio

Descrição Geral do Projeto

A Ekó House visa criar um novo estilo de vida, em harmonia com os ambientes naturais e construídos como um todo. O Team Brasil escolheu com cuidado as tecnologias e materiais utilizados para criar uma casa para uma sociedade mais sustentável. Buscando a sustentabilidade humana, o time se acercou do projeto arquitetônico como uma ferramenta de pesquisa para explorar as vantagens de combinar soluções locais e tradicionais com recursos de alto desempenho tecnológico. A combinação dos elementos busca expressar uma linguagem arquitetônica enraizada na cultura brasileira e nos recursos naturais.

Ekó House from EkóHouse on Vimeo.

Elementos da construção tradicional, como bambu e madeira, são associados com metal e painéis fotovoltaicos criando uma combinação que oferece condições de conforto baseadas não só de sistemas passivos, como as varandas, dispositivos de sombreamento e ventilação cruzada, mas também a inatingível sensação de estar em casa e conectado com os elementos naturais.

© Fernanda Antonio

Principais características do projeto

O Team Brasil tem previsto a Ekó House como uma abordagem brasileira visando uma casa integrada: Uma casa que poderia trazer prosperidade humana sem agredir a natureza. O Brasil deve ser um exemplo para o crescimento econômico sustentável e para novas formas de vida, que são relevantes para introduzir pequenas mudanças de comportamento na vida cotidiana. Assim, é importante considerar a sustentabilidade em termos mais amplos, incluindo as dimensões social, econômica e cultural.

© Fernanda Antonio

O diferencial da construção da Ekó é o interesse no processo de concepção e construção e não tanto as altas tecnologias e sistemas inovadores, o que explica porque nós enfatizamos o conceito de sustentabilidade humana. O déficit habitacional no Brasil é grande e os métodos de construção dependem de mão de obra não qualificada. Por isso, as inovações foram concebidas para impactar o déficit habitacional, alterando a forma que a habitação é pensada e produzida. Métodos de pré-fabricação reduzem o tempo de construção e custos, enquanto oferecem habilidade de trabalho introduzindo novos processos de treinamento. A madeira e os painéis OSB pré-fabricados com isolamento de lã de vidro podem ser montados em poucos dias no local. Encanamentos e fiações entre painéis e revestimentos, são facilmente acoplados aos painéis através de uma estrutura de metal. A madeira é uma opção viável que também contribui para aumentar a consciência e gestão dos recursos naturais brasileiros. Tudo isso oferece condições excepcionais de conforto com consumo de energia, usando a lã de vidro e aerogel para isolamento, vidros duplos nas janelas e portas, bem como esquadrias com baixa transmissão de calor.

Corte AA

A água da chuva é coletada para usos específicos, e um banheiro seco elimina a necessidade de água para descarga. O esgoto é tratado através do sistema de wetlands com plantas macrófitas que filtram e eliminam a matéria orgânica da água reutilizada, de acordo com a legislação local. Este sistema reduz a necessidade de água potável, ou tratamento de esgoto centralizado, o que é uma grande inovação em infra-estrutura de habitação, particularmente em áreas onde o meio ambiente é vulnerável no Brasil.

Planta

A automatização da casa e sistemas de informação envolve os moradores numa nova forma de se relacionar com os diversos ciclos vivos e naturais, baseados na previsão do tempo. Os sistemas de informação da Casa Ekó podem informar os melhores horários para realizar atividades domésticas diversas, de acordo com as condições climáticas futuras.

© Fernanda Antonio

Estratégia principal

O Team Brasil adaptou técnicas tradicionais e características culturais da casa brasileira para projetar a Casa Ekó de forma contemporânea e eficiente. Paredes altamente isoladas, telhado e piso estão associados com janelas de vidros duplos e portas para permitir a abundância de condições notáveis de conforto de luz e com o consumo de energia muito baixo. As varandas tiradas da cultura brasileira, bem como dispositivos de sombreamento usando material local, ajudam a controlar a luz, calor e privacidade, além da criação de uma área de transição convidativa. A casa aproveita os ciclos da natureza para manter os níveis de conforto de temperatura e umidade, além de reduzir o consumo de energia ainda mais. O design interior também está associado com a eficiência. Espaços flexíveis se desdobram para as varandas, garantindo uma área mínima condicionada que pode se abrir a espaços externos. O aspecto da casa é constantemente mudado, expressando uma resposta às mudanças climáticas e do comportamento dos moradores.

© Fernanda Antonio

A estrutura da casa foi concebida com a utilização de matérias-primas renováveis, que reduzem as pontes térmicas e proporcionam a fixação de carbono. O Team Brasil optou por utilizar um sistema estrutural baseado em componentes sólidos de madeira aplicados como vigas e colunas, e madeira compensada u como painéis de contraventamento, dentro do conceito de estrutura de treliça.

© Fernanda Antonio

A tecnologia escolhida diminui o consumo de material enquanto mantém o desempenho e a estabilidade estrutural do conjunto. Também é importante por facilitar o transporte de longas distâncias e o processo de montagem. Além disso, criam-se diversas possibilidades de rearranjos estruturais de acordo com as necessidades de expansão ou de alternativas de concepção da casa.

Acompanhe a Ekó House

Você pode acompanhar a casa ao vivo durante o Solar Decathlon, em Madrid, clicando aqui.
Para conhecer melhor o projeto e saber das últimas novidades, você pode acessar o Site, o Facebook, o Twitter e o Canal no Vimeo, da Ekó House.

Cortesia de Team Brasil

A competição segue até o dia 30 de setembro de 2012, também divulgaremos os resultados finais e o projeto de outras casas no nosso site. Enquanto isso, você pode conferir a colocação das equipes sempre atualizadas aqui.

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Ekó House - A Casa Brasileira no Solar Decathlon / Team Brasil" 20 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/71342/eko-house-a-casa-brasileira-no-solar-decathlon-team-brasil> ISSN 0719-8906