O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arte e Arquitetura: Yona Friedman

Arte e Arquitetura: Yona Friedman

Arte e Arquitetura: Yona Friedman
 Arte e Arquitetura: Yona Friedman , © Yona Friedman
© Yona Friedman

Yona Friedman é um arquiteto húngaro-francês nascido em 1923 em Budapeste. Sua importância remonta à época das décadas de 50 e 60, a chamada era das megaestruturas. Em seu primeiro manifesto chamado “A Arquitetura Móvel”, sua proposta ideológica da “ville spatiale” juntou-se aos conceitos como mobilidade, redes, tecnologia, movimento social e o papel do arquiteto como construtor.

© Yona Friedman

Nos anos 60, um grupo de arquitetos produziu uma série de projetos baseados no crescimento urbano e produção da maquinaria em cidades ideais. Friedman foi um destes, representando cidades utópicas, invisíveis, que se desdobram, marcam ritmos e estruturas, que buscam dentro de toda irracionalidade dar espaço a um postulado forte e claro.

© Yona Friedman

Friedman, dedicado ao estudo integral da arquitetura, a utilização dos materiais do lugar, as tecnologias simples e edifícios dirigidos aos usuários e arquitetos; tudo dentro da sustentabilidade e variabilidade. Uma série de propostas que vão desde o racional aos imagináveis que se destacam principalmente pelo discurso que existe por trás delas; o compromisso social e sustentável.

© Yona Friedman

Para Friedman, a arquitetura não é simplesmente a arte de construir, mas o manejar de um espaço determinado. Remarca nosso frenesi pela construção a qual, não necessariamente, cumpre seus objetivos de dar abrigo a todos os habitantes do planeta.

 

Via Arquine

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. " Arte e Arquitetura: Yona Friedman " 01 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/41015/arte-e-arquitetura-yona-friedman> ISSN 0719-8906