Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Clássicos da Arquitetura: Residência Olivo Gomes / Rino Levi e Roberto Cerqueira César

Clássicos da Arquitetura: Residência Olivo Gomes / Rino Levi e Roberto Cerqueira César

Projetada por Rino Levi e Roberto Cerqueira César em 1949 e concluída em 1951, a Residência Olivio Gomes se localiza em São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, e é resultado de uma encomenda feita pelo industrial Olivio Gomes, então proprietário da Tecelagem Parahyba. Situada em meio a um parque que reunia algumas estruturas industriais da tecelagem, a residência é envolvida pelo projeto paisagístico de Roberto Burle Marx e conta, ainda, com amplos murais de azulejaria desenvolvidos pelo célebre paisagista e pelo próprio Rino Levi.

© Flagrante / Romullo Fontenelle© Flagrante / Romullo Fontenelle© Flagrante / Romullo Fontenelle© Flagrante / Romullo Fontenelle+ 22

O edifício está situado em leve pendente e se desenvolve praticamente num só pavimento, térreo na sua fachada de acesso e em balanço na sua fachada principal. O pavimento inferior é um alpendre de pilares cilíndricos de concreto. O programa é simples, porém amplo: oito dormitórios com um banheiro a cada par, escritório, salão de jogos, piscina, garagem coberta para seis carros, área de serviço com dois dormitórios para empregados.

© Flagrante / Romullo Fontenelle
© Flagrante / Romullo Fontenelle

A casa se organiza em três setores tão bem demarcados em planta como em vistas. O acesso principal, na fachada sudoeste, separa o bloco de dormitórios, à esquerda, do bloco social, à direita, e dá de frente a um generoso pano de vidro, de modo que a primeira impressão que se tem ao chegar à casa é a de uma presença constante da natureza. O terceiro setor é formado pelas áreas de serviços e garagens.

via DTarq
via DTarq

O bloco de dormitórios é caracterizado sobretudo pelas suas esquadrias em venezianas do tipo guilhotina com contrapeso. São três folhas de venezianas, sendo a superior fixa. Assim, os dormitórios podem abrir-se completamente à paisagem, protegidos apenas por um discreto parapeito de ferro. Do lado oposto, paralelamente ao corredor que dá acesso aos quartos, uma rampa de dois lances leva ao salão de jogos, no pavimento inferior.

© Flagrante / Romullo Fontenelle
© Flagrante / Romullo Fontenelle

O setor social se destaca pelo terraço que se projeta dos salões fechados de estar e jantar e pelo grande beiral em balanço que o protege. Ganha atenção uma escada helicoidal que leva ao nível inferior. Seu desenho é singular: os degraus estão sustentados por uma viga curva de concreto e no seu perímetro externo por cabos de aço que partem da laje superior. Uma escultura para o alpendre.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Referência
Renato Anelli, Abílio Guerra, Nelson Kon, Rino Levi - Arquitetura e cidade, Romano Guerra Editora, São Paulo, 2001.

Artigo escrito por Igor Fracalossi, publicado originalmente em 2014 e atualizado em fevereiro de 2021. 

São José dos Campos, Brasil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Clássicos da Arquitetura: Residência Olivo Gomes / Rino Levi e Roberto Cerqueira César" 22 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-31181/classicos-da-arquitetura-residencia-olivo-gomes-rino-levi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.