Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Nelson Kon

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Psicologia do espaço: as implicações da arquitetura no comportamento humano

Visto que seres humanos passam a maior parte de suas vidas em ambientes fechados, não nos surpreende o fato de que determinadas características do espaço construído têm um impacto significativo em nosso comportamento psíquico. A psicologia ambiental é, de fato, a disciplina que estuda o comportamento humano em suas interrelações com os espaços onde a vida humana transcorre. Condições de iluminação, de escala e proporção assim como os materiais e suas texturas são características espaciais que emitem informações para nossos sentidos, afetando a maneira como nos relacionamos com o espaço, produzindo um sem fim de sensações e reações.

Determinadas características do espaço construído são capazes de induzir sensações de tranquilidade e segurança, de fazer com que as pessoas se sintam bem e relaxadas ou até aumentar a concentração e a produtividade dos usuários em seu ambiente de trabalho. Independente de qual sejam as sensações que eles nos provocam, não se pode negar que as características dos espaços em que vivemos – ou trabalhamos –  desempenham um papel fundamental na maneira como as pessoas se sentem e como elas se relacionam com o espaço; e portanto, a psicologia ambiental pode ser uma importante aliada no desenvolvimento de projetos que proponham soluções para  promover uma maior qualidade de vida aos seus usuários.

Casa TRD / Biselli Katchborian Arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 37

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Artecor, AutoDesk, Chaos Group, Construflama, Lumini +7

Casa LEnS / Obra Arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 27

Sao Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Obra arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  202.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 33

São Paulo, Brasil

Votações abertas para o Prêmio Obra do Ano 2020

Pela quarta vez, estamos atribuindo aos nossos leitores a responsabilidade de reconhecer e premiar os projetos que causaram o maior impacto na profissão através do Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2020. Ao votar, você passa a fazer parte de uma rede imparcial de jurados reconhecendo os projetos mais relevantes do último ano.

Nas próximas três semanas, a inteligência coletiva de nossos leitores filtrará centenas de projetos de países lusófonos - Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - publicados em 2019, selecionando as melhores obras construídas em território de língua portuguesa.

De um universo de centenas de obras publicadas em 2019, os leitores escolherão seus favoritos, dos quais os 15 mais votados passarão à segunda fase de votação do Prêmio.



Casa na Rua Ceuta / ARQLAB

© Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 31

Jardim Luzitania, Brasil
  • Arquitetos: ARQLAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

Casa LLM / Obra Arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 48

São José dos Campos, Brasil
  • Arquitetos: Obra Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1187.6
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Guia de 21 mirantes para conhecer São Paulo do alto

Quando analisada do alto, a paisagem de São Paulo é uma enorme aglomeração urbana, com sua topografia, suas áreas verdes, seus bairros verticalizados e seu tecido urbano. Revela também todas suas camadas históricas sobrepostas, com edifícios centenários convivendo com espigões com poucas qualidades arquitetônicas. Museus e parques, shoppings centers e condomínios. E é justamente toda sua aparente desordem e heterogeneidade o que a torna uma cidade tão única. 

Para aqueles interessados em conhecer a metrópole de um novo ponto de vista e também, parte de sua história, apresentamos a seguir um roteiro de mirantes e observatórios:

Casa BRM / Biselli Katchborian Arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 30

Curitiba, Brasil

Aeroporto de Florianópolis – Terminal Internacional de Passageiros / Biselli Katchborian Arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 43

Florianópolis , Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  46829.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas Brasil, Guardian Glass, Abet Laminati, Ambi Brasil, Amkel +11

Usos inovadores da água na arquitetura

De piscinas cobertas, fontes externas tranquilas a cachoeiras e lagos de enormes proporções, a arquitetura historicamente envolveu a água de maneiras infinitamente inovadoras. Muitas vezes servindo a funções estéticas, mas também atuando como centros de atividade ou promovendo a sustentabilidade, os elementos aquáticos podem assumir inúmeras formas e servir a múltiplos propósitos. Abaixo, sintetizamos uma série de elementos de água adotados por projetos arquitetônicos contemporâneos inovadores, variando de residências unifamiliares a vastos complexos comerciais.

The Winery at VIK / Smiljan Radic. Image © Cristobal Palma Jellyfish House / Wiel Arets Architects. Image © Jan Bitter Jewel Changi Airport / Safdie Architects. Image Courtesy of Peter Walkner Partners Landscape Architects Moses Bridge / RO&AD Architecten. Image © RO&AD Architecten + 34

40 Detalhes construtivos de concreto

A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.

Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.

Paisagismo de interiores: o que é "plantscaping"?

© Nelson Kon © Quang Dam © Edward Hendricks © Helene Binet + 49

Os jardins e plantas de interiores trazem diversos benefícios para a vida cotidiana. O projeto paisagístico de interior, também chamado de plantscaping, é muito mais que simplesmente alocar plantas nos espaços internos; envolve a localização estratégica de espécies vegetais dentro de uma obra, buscando potencializar e destacar certos aspectos do projeto arquitetônico.

Arquitetura com blocos de concreto: como construir com este material modular e de baixo custo?

O bloco de concreto é um material pré-fabricado utilizado, sobretudo, para a construção de paredes e muros. Como os tijolos comuns, os blocos funcionam em conjunto quando empilhados e quando unidos com argamassa. Para realizar esta união, os blocos têm um interior oco que permite a passagem de barras de aço e enchimento de argamassa.

Há uma grande variedade de dimensões e texturas, desde as superfícies lisas mais tradicionais até os acabamentos ondulados ou rugosos. Existem unidades especiais para cantos ou blocos próprios para receberem armaduras longitudinais. Suas dimensões variam entre o clássico 8x8x16 polegadas (aproximadamente 19x19x39 cm), para uso estrutural e outras versões mais finas para partições, com dimensões próximas a 8x3,5x39 polegadas (aproximadamente 19x9x39 cm). Mas como incorporá-los de forma criativa em nossos projetos?

Vila Matilde House / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Pedro Kok Casa + Estudio / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Pedro Kok Silent house / Takao Shiotsuka Atelier. Image © Takao Shiotsuka Atelier Casa entre Bloques / Natura Futura Arquitectura. Image © JAG Studio + 24

Casa dos Cajueiros / Terra Capobianco + Galeria Arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 33

Ubatuba, Brasil