Nelson Kon

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

As possibilidade das formas para moldar concreto aparente

Peter Zumthor, em uma de suas obras mais emblemáticas, dá ao concreto uma dimensão quase sacra. Trata-se da pequena Capela de Bruder Klaus, em um vilarejo na Alemanha, uma construção ao mesmo tempo robusta e sensível. O cimento branco, misturado a pedras e areia da região, trazem um tom terroso à construção. As 24 camadas desse concreto foram despejadas, dia após dia pela mão de obra local, e comprimidas em uma forma pouco usual. Seu exterior plano e liso contrasta com a outra face, feita de troncos de madeira inclinados, que forma um vazio triangular. Para remover as formas internas, os troncos foram incendiados em um processo controlado, reduzindo os troncos a cinzas e criando um interior carbonizado, variando entre o preto e o cinza, com a textura dos negativos dos troncos que outrora continha o concreto líquido. O resultado é uma obra prima da arquitetura, um espaço de reflexão e transformação, em que o mesmo material aparece de maneiras diametralmente opostas.

Casa Canal / Studio MK27 - Marcio Kogan + Lair Reis. Image © Fran ParenteCasa na Aldeia da Serra / MMBB Arquitetos + SPBR Arquitetos. Image © Nelson KonCasa no meio do caminho / Enrique Martin Moreno + Lucio Muniain et al. Image © Lucio MuniainCasa no Jardim Paulistano / GrupoSP. Image © Nelson Kon+ 17

Jardins verticais, treliças, estantes e vasos de flores: integrando a vegetação em ambientes internos

Tropical Forest / Tayone Design StudioJardins verticais, treliças, estantes e vasos de flores: integrando a vegetação em ambientes internosSan Diego Garage Conversion / Losada Garcia Architects + Prismatica + ModernGrannyFlatApartamento KTS / Triplex Arquitetura+ 19

Nem todo projeto arquitetônico pode incorporar um projeto paisagístico, considerar um jardim ou acesso a uma ampla área verde. Espaços menores precisam de estratégias mais criativas para incorporar a vegetação. Independentemente do contexto, as plantas oferecem benefícios em todos os tipos de espaços, como a regulação da temperatura interna, uma opção de produção sustentável em menor escala do que uma estufa, além de suas qualidades estéticas. Neste artigo, apresentamos 4 estratégias simples e uma seleção de exemplos para incorporar plantas em espaços de pequena escala.

Edifício Nomad / SPBR Arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 40

  • Arquitetos: SPBR Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4831
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

Residência CR / Obra arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 31

São José dos Campos, Brasil
  • Arquitetos: Obra arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Indusparquet, Excellent, Placas TS

Casas com pátios laterais: soluções de iluminação e ventilação natural em terrenos estreitos

Casa 7x37 / CR2 ArquiteturaCasa RL / COA AssociadosCasa Brooklin / Galeria ArquitetosCasa granja Julieta / Jamelo Arquitetura+ 21

Pátios e jardins exteriores desempenham um papel fundamental na configuração e organização do espaço. Em muitos casos, estes elementos fornecem diretrizes para a organização de percursos, articulando espaços interiores e exteriores, proporcionando melhores condições de iluminação e ventilação natural, além de maximizar a conexão com a natureza sem no entanto, abrir mão da privacidade.

Colégio Etapa Vila Mascote / Biselli Katchborian Arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 35

São Paulo, Brasil

Casa NH / Atelier Daniel Corsi + Dani Hirano

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 62

Itatiba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  386
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, Assoalho São Miguel, Cerâmica Atlas, Clami, Concrefit, +13

Espaço Conviver / DMDV arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 20

Osasco, Brasil
  • Arquitetos: DMDV arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Arkos Brasil

Residência T.R. / Andrade Morettin Arquitetos Associados

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 21

Carapicuíba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  469
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Placo, Deca, Andanda, AutoDesk, Bona, +6

Residência CM / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 27

Santo Antônio do Pinhal, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  408
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AUM Construções, Alwitra, Construflama, Criativa Pedras, Ita Construtora, +7

Residência RFC / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  612
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Duratex, Saint-Gobain, A&A A Elétrica e A Hidráulica, AM Lesec Comercial, Andrade Lopes construções, +36

Residência no Campo Belo / Jamelo Arquitetura

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 52

Campo Belo, Brasil
  • Arquitetos: Jamelo Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Reka Iluminação, kitchens, Angeloarte, Etel, FAS, +4

Casa Villa Lobos / Una Arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 24

  • Arquitetos: Una Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018

Psicologia do espaço: as implicações da arquitetura no comportamento humano

Visto que seres humanos passam a maior parte de suas vidas em ambientes fechados, não nos surpreende o fato de que determinadas características do espaço construído têm um impacto significativo em nosso comportamento psíquico. A psicologia ambiental é, de fato, a disciplina que estuda o comportamento humano em suas interrelações com os espaços onde a vida humana transcorre. Condições de iluminação, de escala e proporção assim como os materiais e suas texturas são características espaciais que emitem informações para nossos sentidos, afetando a maneira como nos relacionamos com o espaço, produzindo um sem fim de sensações e reações.

Determinadas características do espaço construído são capazes de induzir sensações de tranquilidade e segurança, de fazer com que as pessoas se sintam bem e relaxadas ou até aumentar a concentração e a produtividade dos usuários em seu ambiente de trabalho. Independente de qual sejam as sensações que eles nos provocam, não se pode negar que as características dos espaços em que vivemos – ou trabalhamos –  desempenham um papel fundamental na maneira como as pessoas se sentem e como elas se relacionam com o espaço; e portanto, a psicologia ambiental pode ser uma importante aliada no desenvolvimento de projetos que proponham soluções para  promover uma maior qualidade de vida aos seus usuários.

Casas brasileiras: 13 residências com pilares escultóricos

A relação entre arquitetura e estrutura já foi amplamente discutida e é repetidamente revisitada por arquitetos a cada novo projeto iniciado. Assim como os sistemas hidráulico e elétrico, o sistema estrutural é uma das disciplinas que compõem uma construção. É ele, porém, um dos mais impactantes no resultado arquitetônico, pois tem relação direta com os espaços criados e a materialidade escolhida. Ter o domínio do projeto de estruturas e entender como melhor incorporá-lo ao projeto de arquitetura traz mais autonomia ao arquiteto e maiores possibilidades de soluções de projeto. 

A escolha do sistema estrutural, e de que forma ele irá ser incorporado ao projeto de arquitetura é um dos fatores mais impactantes nos projetos. Por um lado, pode-se optar por absorver os elementos estruturais, deixando-os camuflados na arquitetura e  tornando-os imperceptíveis no projeto. Por outro, é possível que o sistema estrutural seja posto em evidência, tornando-se um elemento de destaque no projeto, seja por sua lógica estrutural, seja por sua materialidade, ou ainda sendo elevado a um elemento quase que escultórico. 

House in Florianópolis / UNA Arquitetos. Image © Bebete ViégasResidência JP+C / Zargos Arquitetos. Image © Gabriel CastroCasa da Árvore / Studio Guilherme Torres. Image © Denilson Machado – MCA EstúdioA Casa Suspensa  Casa Container Marília. Image © Celso Mellani+ 16

O que é um mutirão?

Este artigo tem como objetivo explorar um termo que é amplamente utilizado para descrever a prática de trabalho coletivo auto organizada, mas que, ao mesmo tempo, carrega um significado de luta anti-hegemônica ao ser empregado como sinônimo de projetos autogestionários. Os mutirões remetem à uma reflexão da importância do trabalho coletivo, e da luta popular, e de como a prática arquitetônica, e a construção civil se relaciona com esses temas.

Cortesia de Rafael Porto Via Ciclo VivoMutirantes do Novo Horizonte - Cooperativa de Catadores COOPAMARE e Usina CTAH.. Image © Isac MarcelinoImagem dos Mutirões Florestan Fernandes e José Maria Amaral. Image Cortesia de Escola da CidadeVista do Mutirão União da Juta. Image © Nelson Kon+ 11