Nelson Kon

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Vantagens e características da alvenaria estrutural

O Monadnock Building, em Chicago, teve sua construção iniciada em 1891 e segue em uso. O edifício evidencia uma fachada sóbria sem grandes ornamentos e uma altura muito expressiva - à época - de 16 pavimentos. É considerado o primeiro arranha-céu construído em alvenaria estrutural, com tijolos cerâmicos e uma base de granito. Para suportar toda a carga da edificação, as paredes estruturais no térreo têm 1,8 metros de espessura, enquanto na parte superior, 46 centímetros. Cento e trinta anos depois, este sistema construtivo continua em voga e permite erigir edifícios mais altos, com paredes muito mais delgadas, atingindo racionalidade e economia na obra. Mas do que se trata a alvenaria estrutural, como utilizá-la nos projetos de arquitetura e em quais edificações este sistema é mais indicado?

Casa 239 do UNA Arquitetos entre os finalistas do Prêmio Panamericano da Bienal de Quito 2020

A Casa 239, projetada pelo escritório paulistano UNA Arquitetos, foi selecionada como finalista do Prêmio Panamericano da Bienal de Arquitectura de Quito 2020. Único brasileiro na extensa lista de selecionados, o projeto foi coordenado pelos arquitetos Fernanda Barbara e Fabio Valentim, agora sócios do UNA barbara e valentim, e concorre ao prêmio final na categoria Habitação Unifamiliar.

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 7

Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 34

  • Arquitetos: ARQLAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10112
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cebrace, DuPont, Atlas Schindler, Knauf, Portobello, +25

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB

© Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 31

Jardim Luzitania, Brasil
  • Arquitetos: ARQLAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Aport, AutoDesk, Cement Design, Femab, Gasômetro Muller, +5

Feliz aniversário, Paulo Mendes da Rocha!

Todo o espaço deve ser ligado a um valor, a uma dimensão pública. Não há espaço privado. O único espaço privado que você pode imaginar é a mente humana. 

Comemoramos hoje o aniversário de 92 anos de Paulo Mendes da Rocha. Nascido em Vitória, formou-se em São Paulo em 1954 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tornou-se um dos arquitetos brasileiros mais reconhecidos mundialmente e um dos grandes nomes da Escola Paulista. Foi também professor de projeto da FAU-USP entre 1961 e 1999, afastado em 1969 pela ditadura militar e sendo reintegrado ao corpo docente da universidade somente em 1980, após a anistia. Além disso foi presidente do IAB/SP em duas ocasiões.

Espaço Conviver / DMDV arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 20

Osasco, Brasil
  • Arquitetos: DMDV arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Arkos Brasil

Dormitórios infantis: como projetar um ambiente saudável para o sono

Apartamento Acqua Verano / Bohrer Arquitetura. Image © Fellipe LimaRequalificação de residência projetada por Zanine Caldas / PKB Arquitetura. Image © Andre NazarethApartamento Taquinho / Lez Arquitetura. Image © Júlia TótoliBlue and Glue / HAO Design. Image © Hey! Cheese+ 43

Muitos fatores influenciam no bem-estar das pessoas, mas poucos tem um poder tão grande quanto a qualidade do sono. Adultos passam, em média, um terço de seu dia (e de sua vida) dormindo. No caso das crianças pequenas essa proporção é ainda maior. De acordo com um estudo publicado pela OMS em 2019, bebês (de 4 a 11 meses) devem dormir entre 12 e 16 horas/dia; e crianças até 4 anos devem dormir entre 10 e 13 horas/dia.

Um sono de qualidade atua diretamente no desenvolvimento cerebral da criança, principalmente durante sua primeira e segunda infância (do nascimento até os 12 anos). Durante o período de descanso o corpo libera os hormônios necessários para o crescimento e aprendizado, e isso relaciona-se diretamente ao desenvolvimento físico, motor, emocional e cognitivo. É sabido também que o ambiente onde se dorme interfere na qualidade desse sono, e alguns aspectos importantes devem ser considerados na hora de projetar espaços de dormir para crianças e bebês.

Aeroporto de Florianópolis – Terminal Internacional de Passageiros / Biselli Katchborian Arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 43

Florianópolis , Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  46829
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Guardian Glass, Abet Laminati, Ambi Brasil, Amkel, +11

Pilares redondos na arquitetura: da coluna clássica ao suporte escultural moderno

© Edgard Cesar© Edgard Cesar© Denilson Machado© Ilya Ivanov+ 47

O pilar adornou exemplos monumentais da arquitetura desde a antiguidade, das colunas dóricas do Partenon aos capitéis coríntios do pórtico do Panteão. No Ocidente, os legados dessas formas clássicas foram evoluindo ao longo dos séculos e nos tempos modernos podemos encontrá-los nas dóricas do Lincoln Memorial, as colunas jônicas do pórtico do museu britânico e os pilotis da Villa Savoye. Hoje, o pilar de seção redonda continua a ser usado em projetos contemporâneos, tanto funcional quanto esteticamente. A seguir, examinamos esses elementos com mais detalhes, incluindo seus materiais, construção, qualidades estruturais e vários exemplos contemporâneos de seu uso.

Visite a Pinacoteca de São Paulo sem sair de casa com este passeio em realidade virtual

Distâncias físicas já não são um problema para os grandes museus do mundo. Outrora presos às suas localizações geográficas e, assim, acessíveis apenas a quem pudesse chegar visitá-los, hoje, muitos museus já têm seus acervos digitalizados e outros estão em vias de fazer o mesmo - uma estratégia de difusão e, em certa medida, democratização do acesso à cultura.

Edifício Nomad / SPBR Arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 40

  • Arquitetos: SPBR Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4831
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 23

Não existe arquitetura neutra: uma conversa sobre acessibilidade

A acessibilidade é frequentemente abordada como um campo relacionado à deficiência, física ou mental. Quando se trata de projetos arquitetônicos, ela sempre surge como uma consideração periférica e não como algo fundamental. No entanto, existem outras barreiras.

Nesta edição do Editor's Talk, os editores do ArchDaily Brasil compartilham seus pensamentos sobre o que entendem como acessibilidade e se é possível criar uma arquitetura neutra.

Hospital Albert Einstein - Unidade Avançada Perdizes / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 28

Perdizes, Brasil

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 33

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Kenzo Harada, Metaltec Esquadrias, Terral Serralheria

Pontes e passarelas para conectar espaços: 15 projetos de arquitetura na América Latina

Residencia M&M / Bonina Arquitetura. Image © Tony ChenCasa Candelaria / Llano Arquitectos. Image © Alejandro ArangoCasa MLA / Jacobsen Arquitetura. Image © Leonardo FinottiLa Tallera / Frida Escobedo. Image © Rafael Gamo+ 31

Pontes e passarelas são elementos de circulação horizontal que permitem estabelecer uma ligação física entre os espaços interiores ou exteriores de um projeto para resolver a sua articulação e poupar, em alguns casos, os desníveis existentes entre eles. Essas estruturas suspensas potencializam as conexões visuais entre os diferentes níveis e permitem criar percursos mais dinâmicos.