Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Nelson Kon

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Usos inovadores da água na arquitetura

De piscinas cobertas, fontes externas tranquilas a cachoeiras e lagos de enormes proporções, a arquitetura historicamente envolveu a água de maneiras infinitamente inovadoras. Muitas vezes servindo a funções estéticas, mas também atuando como centros de atividade ou promovendo a sustentabilidade, os elementos aquáticos podem assumir inúmeras formas e servir a múltiplos propósitos. Abaixo, sintetizamos uma série de elementos de água adotados por projetos arquitetônicos contemporâneos inovadores, variando de residências unifamiliares a vastos complexos comerciais.

The Winery at VIK / Smiljan Radic. Image © Cristobal Palma Jellyfish House / Wiel Arets Architects. Image © Jan Bitter Jewel Changi Airport / Safdie Architects. Image Courtesy of Peter Walkner Partners Landscape Architects Moses Bridge / RO&AD Architecten. Image © RO&AD Architecten + 34

40 Detalhes construtivos de concreto

A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.

Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.

Paisagismo de interiores: o que é "plantscaping"?

© Nelson Kon © Quang Dam © Edward Hendricks © Helene Binet + 49

Os jardins e plantas de interiores trazem diversos benefícios para a vida cotidiana. O projeto paisagístico de interior, também chamado de plantscaping, é muito mais que simplesmente alocar plantas nos espaços internos; envolve a localização estratégica de espécies vegetais dentro de uma obra, buscando potencializar e destacar certos aspectos do projeto arquitetônico.

Arquitetura com blocos de concreto: como construir com este material modular e de baixo custo?

O bloco de concreto é um material pré-fabricado utilizado, sobretudo, para a construção de paredes e muros. Como os tijolos comuns, os blocos funcionam em conjunto quando empilhados e quando unidos com argamassa. Para realizar esta união, os blocos têm um interior oco que permite a passagem de barras de aço e enchimento de argamassa.

Há uma grande variedade de dimensões e texturas, desde as superfícies lisas mais tradicionais até os acabamentos ondulados ou rugosos. Existem unidades especiais para cantos ou blocos próprios para receberem armaduras longitudinais. Suas dimensões variam entre o clássico 8x8x16 polegadas (aproximadamente 19x19x39 cm), para uso estrutural e outras versões mais finas para partições, com dimensões próximas a 8x3,5x39 polegadas (aproximadamente 19x9x39 cm). Mas como incorporá-los de forma criativa em nossos projetos?

Vila Matilde House / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Pedro Kok Casa + Estudio / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Pedro Kok Silent house / Takao Shiotsuka Atelier. Image © Takao Shiotsuka Atelier Casa entre Bloques / Natura Futura Arquitectura. Image © JAG Studio + 24

Casa dos Cajueiros / Terra Capobianco + Galeria Arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 33

Ubatuba, Brasil

Tipos de lajes de concreto: vantagens e desvantagens

Ao desenvolver um projeto de arquitetura, independente da escala ou programa, os arquitetos se deparam com uma série de escolhas a serem feitas quanto ao processo construtivo adotado, sob aspectos variados: estrutural, econômico, mão de obra disponível, estética, entre outros – em prol da melhor solução.

A partir das muitas dúvidas que surgem no decorrer de seu desenvolvimento quanto à escolha dos sistemas construtivos, preparamos um guia prático acerca dos principais tipos de lajes de concreto moldadas in loco e pré-fabricadas que o projetista deve conhecer, com as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Saiba mais a seguir:

Residência Acayaba Elito / Marcos Acayaba

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 42

Cidade Jardim, Brasil
  • Arquitetos: Marcos Acayaba
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 510.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

Restaurante Alameda – Esporte Clube Pinheiros / Biselli Katchborian Arquitetos + Zanatta Figueiredo

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 25

Jardim Europa, Brasil

Residência PK / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 13

São Paulo, Brasil

Guia de arquitetura do Rio de Janeiro: 21 lugares para conhecer na cidade maravilhosa

Rio de Janeiro dispensa apresentações. Uma cidade de contrastes, tão diversa nas suas pessoas, natureza e arquitetura. Seus edifícios históricos de influência europeia, os ícones modernos do século XX e as recentes obras assinadas por arquitetos internacionais garantem um lugar no mapa da arquitetura mundial e pontuam a paisagem urbana da segunda maior cidade do Brasil.

Casa em Itu / Grupo SP

© Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 51

Itu, Brasil
  • Arquitetos: Grupo SP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 775.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB vence prêmio especial da XI BIAU

Em Assunção, Paraguai, a XI Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo apresentou hoje os vencedores da seção Panorama das Obras desta edição do evento, "todos fiéis ao espírito da XI BIAU: o habitar, o habitante", segundo a organização.

Entre 997 projetos na América Latina, 17 obras arquitetônicas - predominantemente de uso coletivo - construídas na Argentina, Brasil, Chile, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela foram premiadas.

Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 43

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: spbr arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 183.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2013

SESC Birigui / Teuba Arquitetura e Urbanismo

© Nelson Kon © Felipe Inácio © Nelson Kon © Nelson Kon + 46

Parque Residencial Nelson Calixto, Brasil

Casa LLF / Obra Arquitetos

© Nelson Kon © Nelson Kon © Pedro Mascaro © Pedro Mascaro + 32

São José dos Campos, Brasil
  • Arquitetos: Obra Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 380.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019