O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Venezuela
  5. Enlace Arquitectura
  6. 2011
  7. Acupuntura urbana busca requalificar o bairro La Morán em Caracas, Venezuela

Acupuntura urbana busca requalificar o bairro La Morán em Caracas, Venezuela

Acupuntura urbana busca requalificar o bairro La Morán em Caracas, Venezuela
Acupuntura urbana busca requalificar o bairro La Morán em Caracas, Venezuela, Cortesia de Enlace Arquitectura
Cortesia de Enlace Arquitectura

A comunidade de La Morán se localiza em uma colina à oeste da cidade de Caracas, entre a Urbanización Casalta e a Avenida Morán. Sua extensão cobre uma superfície de 15.2 hectares que corresponde a Unidade de Planejamento Físico UPF 6 e as Unidades de Desenho Urbano UDU 6.6.

Com uma população de aproximadamente 8.000 pessoas - e apesar de contar com o apoio de valiosas organizações comunitárias e vários conselhos comunitários - La Morán está sendo seriamente afetada pelos riscos ambientais, falta de segurança, violência entre os jovens e a gravidez na adolescência. Os dois últimos estão relacionados com as escassas oportunidades de crescimento pessoal e de uso produtivo do tempo, instigando um conjunto de projetos enfocados no saneamento do ambiente e a criação de espaços públicos, que buscam servir como oportunidades de participação e trabalho para os jovens em risco.   

Mais detalhe do projeto desenvolvido pelos arquitetos do Enlace Arquitectura a seguir.

Cortesia de Enlace Arquitectura
Cortesia de Enlace Arquitectura

Os projetos desenvolvidos incluem a recuperação do morro La Cañonera através da canalização ordenada das águas servidas e um projeto geral de paisagismo, enquanto que o segundo projeto de tratamento dos resíduos sólidos abrange  o processo de coleta dos resíduos classificados, seu armazenamento e sua venda em um Centro de Reciclagem projetado na Avenida Morán. A transformação de depósitos clandestinos em espaços públicos como parques infantis e praças também faz parte do projeto. Uma cooperativa de jovens fará cargo das funções do projeto de saneamento ambiental ao mesmo tempo que receberá oficinas de formação em temas como auto-estima, tomada de decisões e projetos de vida.

Planta de Localização
Planta de Localização

Recuperação do Morro La Cañonera

O morro foi contaminado com o esgoto dos habitantes mais próximos dele, ocasionando uma situação de risco ambiental e saúde pública evidenciada através das doenças e alergias das quais padecem as crianças que vivem nesse local.  O projeto propõe trabalhar em conjunto com a comunidade, mostrando-lhes o valor e a importância de um ambiente sadio e criando uma consciência cidadã. 

Cortesia de Enlace Arquitectura
Cortesia de Enlace Arquitectura

Foi projetado um sistema de coleta do esgoto que se conecta a cada uma das residências. O sistema foi instalado paralelo ao morro e permite fácil acesso e manutenção através dos bueiros. O morro servirá também como um sistema natural para o transporte das águas da chuva e no seu entorno serão criadas áreas verdes com paisagismo que consolide seu comportamento natural e acolha a comunidade com espaços públicos iluminados, sinalizados e com mobiliário urbano.

Cortes Reciclagem
Cortes Reciclagem

Tratamento dos Resíduos Sólidos

Atualmente o tratamento dos resíduos sólidos na La Morán representa um problema sério de contaminação e um risco de saúde para a comunidade. Isso acontece porque existem poucos pontos de coleta sem contar com a péssima rede viária que dificulta o acesso dos caminhões de lixo até a comunidade. Cada habitante deve levar seu lixo até os recipientes que estão longe, fazendo com que, tanto pela conveniência quanto pelo cansaço, acabam sendo formados depósitos ilegais de lixo mais próximos. 

Axonométrica Praça Parrillera
Axonométrica Praça Parrillera

Dado o volume diário de lixo que é produzido, uma boa alternativa é a reciclagem já que uma média de até 70% do lixo pode ser reutilizado. Esta atividade requer a construção de um centro de reciclagem que foi situado na Avenida Morán para que possa receber o material reciclável, vendê-lo e despachá-lo para as companhias de reciclagem. O centro será operado por uma cooperativa de jovens sustentada pela renda gerada através da venda dos materiais e da contribuição monetária que cada membro da comunidade deverá pagar. A cooperativa se encarregará de coletar os resíduos recicláveis de cada residência e levá-los até o centro, evitando a formação de novos depósitos informais.

Axonométrica Praça Carmen Salles
Axonométrica Praça Carmen Salles

Depósitos de lixo convertidos em Espaços Públicos

Como parte de um projeto geral de saneamento ambiental na comunidade de La Morán, é proposta a conversão de vários aterros sanitários em espaços públicos para a comunidade. Os depósitos de lixo são espaços residuais que são utilizados informalmente pela comunidade para armazenar os resíduos sólidos, contaminando o ambiente e afetando a dignidade e a qualidade de vida dos seus habitantes.

Axonométrica Praça Malabares
Axonométrica Praça Malabares

Como resposta a esse problema foi projetada uma "rota do lixo" juntamente com a comunidade ao longo da qual são localizados recipientes diferenciados entre resíduos orgânicos e recicláveis que serão esvaziados diariamente pelos jovens brigadistas remunerados da comunidade. Ao mesmo tempo serão limpados os depósitos de lixo e três deles serão mantidos pelos participantes do projeto de saneamento ambiental e pela comunidade em geral.

Diagrama Quadra de Esportes
Diagrama Quadra de Esportes

O projeto contempla também uma Sala Multiuso e uma quadra de basquete que oferece à comunidade um espaço comum para a recreação e o exercício. Além disso, serve para treinar os jovens em temas como a resolução de conflitos e ferramentas para convivência. Uma leve envolvente tensionada oferece uma estrutura porosa e aberta as vistas do lugar, e permite que seja vigiada pela comunidade.

  • Arquitetos

  • Localização

    Asociación Civil Madre Carmen de Sallés, Escaleras, Caracas, Venezuela
  • Arquiteto Responsável

    Elisa Silva
  • Equipe

    Sergio Dos Santos, Leonardo Robleto, Katherine Aguilar, José Bigott, Rafael Malaguera, Adriana Ríos, Valeria Verlezza
  • Paisagismo

    Inés Casanova
  • Engenheiro hidráulico

    Miroslava Faigl
  • Levantamento topográfico

    Jaime Torres
  • Arte Visual

    Enlace Arquitectura
  • Acompanhamento Social

    FUDEP Fomento para el Desarrollo Popular Marigloria Olivo, Rosalba Gil
  • Área Da Comunicade

    15.2 hectares
  • Cliente

    La Asociación Civil Comunitaria La Morán- Silsa
  • Patrocinadores

    CAFe DVC
  • Ano do Projeto

    2011

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Enlace Arquitectura
Escritório
Cita: Franco, José Tomás. "Acupuntura urbana busca requalificar o bairro La Morán em Caracas, Venezuela" [Acupuntura urbana busca rehabilitar el barrio de La Morán en Caracas, Venezuela] 15 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/176595/acupuntura-urbana-busca-requalificar-o-bairro-la-moran-em-caracas-venezuela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.