O revolucionário sistema de táxis flutuantes que Tel Aviv implementará em 2014

Em meados de 2014 a cidade mais congestionada de Israel começará a construir o que promete ser o meio de transporte mais moderno e de fácil massificação já criado. O SkyTran é o primeiro monotrilho de levitação magnética que foi desenvolvido com tecnologia espacial no Space Ames Research Center da NASA e criado em conjunto com a empresa norte-americana SkyTran.

Os designers do projeto em TelAviv, Israel, asseguram que os passageiros poderão pedir um táxi através de uma página na internet ou um aplicativo de celular, que o preço de sua passagem será mais barato que o de um táxi convencional e que, com a implantação de painéis solares, ele se tornará o meio de transporte mais ecológico do mundo.

Resolver a questão do transporte nas cidades de hoje e do futuro parece ser uma das maiores preocupações de engenheiros e urbanistas. Ao redor do mundo não tem faltado criatividade para propor soluções tecnológicas, práticas e/ou ecológicas, como os taxis ecológicos que usam lítio, o Personal Rapid Transit de Abu Dhabi e o trem de levitação magnética, criado recentemente no Japão.

No entanto, nenhum destes novos meios de transportes foram massificados, principalmente devido ao seu alto custo. O SkyTran poderá mudar isso.

Este moderno modelo de transporte foi proposto pela primeira vez em 1990 pelo inventor Douglas Malewicki. É um sistema de Personal Rapid Transit (PRT) que contempla pequenos veículos para quatro passageiros e não necessita de um condutor, pois seu movimento é automatizado. Graças ao eletromagnetismo, estes veículos em forma de cápsulas, são suspensos sobre as ruas através de um sistema de trilhos de levitação magnética passiva.

Segundo seus criadores, o SkyTran possui um sistema de infraestrutura tão simples que requer investimento muito baixo em comparação com os trens ou metrôs tradicionais, garantindo sua popularização. O custo de implantação do SkyTran é estimado em U$ 9 milhões por quilômetro, em comparação com U$ 100 milhões para um sistema de metrô rápido e U$ 20 milhões para pistas para ônibus.

Além disso, por ser concebido para poucos passageiros, sua comodidade competiria diretamente com os automóveis, desincentivando seu uso. Graças a essas características, o CEO da SkyTran, Jerry Sanders, afirma que “somos os PRT mais sofisticados no mercado e também os menos custosos, mais verdes e eficientes”.

A estréia do SkyTran em Tel Aviv

Em TelAviv, tanto o município como o Governo de Israel investiram para construir um primeiro monotrilho de 6,5 quilômetros de comprimento, com um custo aproximado de 50 milhões de dólares. Os monotrilhos estarão a 6 metros acima das ruas, as paradas de embarque foram colocadas a uma distância de cerca de 400 metros e, ao aproximar-se a cada estação, o táxi passará por uma plataforma secundária, sem interromper o tráfego.

A construção da primeira seção em TelAviv levará cerca de 18 meses e, uma vez em operação, ainda que a velocidade máxima seja de 241 km/h, os engenheiros alertam que as condições reais da cidade o seu deslocamento deve ser muito mais lento. No entanto, as autoridades locais estão confiantes de que os problemas de tráfego diminuirão.

No projeto inicial, cada cápsula é carregada com energia, no entanto, posteriormente o monotrilho será equipado com painéis solares. Assim, o táxi SkyTran tornar-se-á o transporte público mais ecológico no mundo.

Por Francisca Codoceo, via Plataforma Urbana. Tradução Eduardo Souza, ArchDaily Brasil.


Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "O revolucionário sistema de táxis flutuantes que Tel Aviv implementará em 2014" 18 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-153880/o-revolucionario-sistema-de-taxis-flutuantes-que-tel-aviv-implementara-em-2014> ISSN 0719-8906

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