O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. "A Country of Cities": um manifesto para uma América urbana

"A Country of Cities": um manifesto para uma América urbana

"A Country of Cities": um manifesto para uma América urbana
"A Country of Cities": um manifesto para uma América urbana, Vishaan Chakrabarti. Image © Tina Gao, Columbia University GSAPP
Vishaan Chakrabarti. Image © Tina Gao, Columbia University GSAPP

A Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia (GSAPP) abrigou recentemente o tão esperado evento que recebeu acadêmicos e profissionais respeitados da arquitetura e do mercado imobiliário. Vishaan Chakrabarti, sócio do escritório SHoP Architects e diretor do Center for Urban Real Estate de Colúmbia, palestrou sobre seu novo livro A Country of Cities: A Manifesto for an Urban America (Um País de Cidades: Um Manifesto para uma América Urbana).

Após vinte minutos de palestra, uma lista de reconhecidos arquitetos e historiadores - que inclui Kenneth FramptonGwendolyn WrightBernard TschumiLaurie Hawkinson e Reinhold Martin - discutiram o trabalho de Chakrabarti.

Sua tese é precisamente o que sugere o título; nós, como arquitetos, empreendedores e planejadores devemos liderar um movimento para uma América mais urbana, uma condição que o autor equaciona como: um ambiente e economia melhores levando à igualdade social. Através de uma duradoura colaboração entre órgãos governamentais e grandes empresas, os cidadãos têm participado de um cenário que ele apelidou de "O Esquema Americano", ou simplesmente consumismo. Como resultado, milhões de americanos estão endividados com suas casas, carros e com o sistema de saúde, conformando uma ramificação adulterada do original "Sonho Americano". Chakrabarti diz que o sonho original não tinha nada a ver com ser dono de um pedaço de grama, mas como oportunidades, citando James Truslow Adams em 1931:

"…um sonho de ordem social na qual cada homem e cada mulher possa alcançar o máximo do que é naturalmente capaz, e ser reconhecido pelo que é, indiferente das circunstâncias em que nasceu ou de sua posição."

Vishaan Chakrabarti: A Country of Cities. Image © Tina Gao, Columbia University GSAPP
Vishaan Chakrabarti: A Country of Cities. Image © Tina Gao, Columbia University GSAPP

A interpretação equivocada deste sonho levou à "sociedade da propriedade", resultando em incentivos governamentais perigosamente atraentes para os cidadãos, levando-os a aceitar um estilo de vida suburbano. Contudo, o sonho não acabou. Em 2008, as dívidas hipotecárias nos EUA chegaram a 80% do PIB, resultando no que hoje é conhecido como a bolha do mercado imobiliário.

"Este livro não é anti-subúrbio" diz Chakrabarti, afirmando que as pessoas deveriam ser livres para optar por um estilo de vida suburbano. "Nós simplesmente não deveríamos estar pagando por isso através de subsídios estatais."

Para aqueles que não precisam de lembrete de que as cidades são mais eficientes que os subúrbios - socialmente, ambientalmente e economicamente - o argumento de Chakrabarti tem valor pela sua apresentação. Ele contrasta dados de mapeamento das dívidas hipotecárias dos EUA como o fato de que 90% do PIB e 86% dos empregos são gerados em apenas 3% do território, nos centros metropolitanos. Chicado, por exemplo, apresenta uma movimentação econômica mais expressiva que 39 estados americanos somados.

Através da apresentação de estatísticas convincentes, Chakrabarti faz um conciso estudo dos benefícios de se investir esforços em uma estratégia de desenvolvimento baseada em densas cidades. Ao identificar pontos em infraestruturas modernas, políticas atuais de planejamento urbano e paradigmas nos campos do projeto e construção, o autor esboça uma nova paisagem urbana.

Assista a palestra completa de Chakrabarti e os comentários dos outros arquitetos e historiadores.

Cita: ""A Country of Cities": um manifesto para uma América urbana" [A Country of Cities: A Manifesto for an Urban America] 31 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/149975/a-country-of-cities-um-manifesto-para-uma-america-urbana> ISSN 0719-8906