Um jardim para o Lar de Idosos La Paz foi o projeto encomendado ao escritório Caballero+ Colón de Carvajal, em Madri, que realizou a intervenção com o mínimo de elementos e um orçamento muito baixo. Com quase 1000 m², este pequeno jardim apresenta uma organização inteligível que acentua o contraste entre o natural e o artificial; uma série de manchas de diferentes cores e formas sinuosos estabelece, de modo claro, os três tipos de solo: vegetação, drenagem e caminhos.
Construido em 2009 e desenhado pelo Estúdio de Projetos UAP, a Breakwater Beacon é uma das estruturas arquitetônicas de maior destaque da KAUST (King Abdullah University of Science and Technology) na Arábia Saudita. A torre de concreto composta de 187 blocos hexagonais, é inspirada nas antigas tradições marítimas árabes similares a de um minarete em uma mesquita, e foi projetada para atuar como uma torre de resfriamento natural.
HOME é um documentário dirigido por Yann Arthus-Bertrand, que mostra impressionantes fotografias aéreas de diversos lugares do mundo. Temas como os rastros de nossas origens, a diversidade da vida na Terra, a geografia, as paisagens naturais e como as atividades humanas se converteram em uma ameaça ao equilíbrio do planeta são registrados no filme através de belíssimas imagens. Um lado sensível da arquitetura da paisagem, que nos mostra a transformação da Terra, permite-nos entender e valorizar nossos recursos naturais.
Retrofuturo e Minimalismo Aséptico.Gattaca (1997) é um filme curioso, que se destaca entre os outros do gênero da ficção científica e dentro do mundo do cinema em geral, por apresentar um equilíbrio excepcional entre "mensagem" e "forma" através da apresentação escassa - quase mínima - de elementos dentro de sua ambientação, carregados de simbolismos, que enfatizam o discurso que os personagens mostram magistralmente em cada cena.
Nos transporta à um futuro cuja estética é evidentemente retro futurista e parecida mais aos filmes e séries televisivas dos anos quarenta. Os automóveis não são as máquinas super potentes e extravagantes que cruzam os céus ou cheias de tecnologia, mas sim peças de grande design retiradas de museus. Os personagens vestem trajes de alta alfaiataria pelas ruas, alguns deles levam chapéus, vestindo uma estética muito impessoal e quase atemporal.
“Fachadas” é o nome das três séries ainda em andamento de Zacharie Gaudrillot Roy, que imaginou o que seria uma cidade composta exclusivamente por fachadas eliminando o resto do edifício. O fotógrafo francês revela um mundo novo e surrealista através de intervenções arquitetônicas digitais que ilustram o urbano sem espaço privado. "Esta série oferece uma visão de um mundo desconhecido que seria apenas uma imagem, sem espaço íntimo, com a fachada como o único refúgio", comenta o autor.
O estúdio de projeto deDaniel Beckerdesenvolveu um engenhosos sistema de iluminação modular que consiste em três módulos diferentes que podem ser dispostos em várias configurações, criando estruturas tridimensionais. SPARKS, que utiliza a tecnologia LED, é inspirado em formas geométricas e estruturas moleculares, adaptando-se facilmente a qualquer situação arquitetônica e gerando possibilidades de arranjo quase infinitas.
Em 2009 o ArchDaily perguntou aos seus leitores de todo o mundo "Com o quê se parece seu escritório?" De tubos transparentes (como o estúdio Selgas Cano) a espaços abertos (como o escritório do BIG em Copenhagen), descobrimos que os projetos que publicamos aqui todos os dias são produzidos nos lugares mais variados. Mas nestes cinco anos, mudou alguma coisa?
A versão original desse artigo, intitulada "Why (Most) Architects Don't Get Digital," foi primeiramente publicada no UXB London.
Para pessoas tão instruídas que passam tanto tempo imaginando o futuro, parece estranho que, quando se trata do mundo digital, os arquitetos ainda estejam tão presos ao passado. Não me interpretem mal, eu amo arquitetura e tenho muito respeito pela profissão, mas fico intrigado com o fato da revolução digital ter sido amplamente ignorada por uma profissão tão orgulhosa por incorporar tecnologias emergentes.
Recentemente fizemos uma pesquisa como parte de uma comissão para desenvolver uma estratégia digital para um escritório de Londres. Queríamos checar o nível de aceitação da tecnologia móvel no setor. Concluímos que um bom ponto de partida seriam os grandes arquitetos - os premiados, aqueles que os outros gostariam de ser um dia.
Fizemos nossa lista* e visitamos cada escritório através de um smartphone. Puxa vida. Eu não recomendaria isso - é uma experiência deprimente que poderia fazer os dedos doerem e seus olhos sangrarem.
Corpo Transitório, de Sergio Mora-Díaz + Katia Montes, é uma instalação lumínica e interativa que propõe diálogos com a matéria, através da luz e a apropriação que estabelece o corpo ao transitar pelo espaço. A intervenção é realizada no âmbito do Proyecto Cilindro, espaço de curadoria num local específico pensado em colaboração com a Factoría Italia, em Santiago do Chile, o qual reutiliza a estrutura em desuso de uma chaminé na ex Fábrica de Chapéus Girardi.
A European Best Destinations (EBD), é uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, cuja finalidade é promover o turismo e a cultura na Europa. A organização trabalha em parceria com diversas agências de turismo, de modo a promover a qualidade e especificidades das cidades europeias.
Desde 2009 a EBD vem trabalhando com as maiores agências de turismo para premiar e destacar as 20 cidades mais visitadas através de sua página e suas redes socais. Recentemente, após três semanas de votação online, escolheu-se a cidade do Porto como melhor destino europeu de 2014, superando cidades como Zagreb, Viena, Nicosia, Milão e Madri, dentre outras.
O estúdio Levitate projetou uma sutil passarela feita madeira de carvalho para o antigo Castelo Sandsfootdo século XVI, na Inglaterra, que se encontrava em estado de ruína. Os objetivos do projeto eram dois: conservar a pedra de arenito e permitir o acesso do público ao castelo, já que desde 1930 este se encontrava fechado para visitação. A nova passarela promove a apropriação do local.
Uma das propostas mais pós-modernas que tive a oportunidade de desfrutar e talvez um dos trabalhos mais honestos em relação ao seu roteiro é Dark City, filme cheio de experimentação, inovadora para seu tempo mas que não contou com a sorte diante do público e da crítica em seu tempo. Hoje em dia foi feito justiça à sua imagem, e foi convertido em um filme cult, em grande parte, pelo ponto de inflexão que foi "The Matrix" quanto à sua concepção de cinema pós-moderno.
Cidade sem luz, congelada numa noite interminável onde nunca nasce o sol, mas ao mesmo tempo cidade escura pelo fato de que ninguém está ciente do desenvolvimento da cidade. As pessoas não se impressionam pela imagem de mudança da cidade, devido ao fato de estarem submetidas a um controle mental, mas ainda pode ver esse comportamento em nossa sociedade pós-moderna atual, em que ninguém parece se surpreender e fazer parte da rápida transformação da cidade.
Há algumas semanas, estudantes de arquitetura da Universidade Tecnológica de Dunwoody concluíram uma instalação de madeira dentro do Crystal Court no IDS de Minneapolis. Os estudantes participaram do processo de projeto e desenvolveram uma pequena "pista" de mini golfe através de uma metáfora estrutural do Spirit Lake Trail - uma rota americana conhecida agora como Hennepin Avenue - representando seu processo de transformação urbana através das diferentes camadas que conformam a estrutura de madeira.
Fonópticos é uma intervenção urbana realizada no início desde ano como parte do FAV Festival de las Artes 2014 em Valparaíso,Chile. A intervenção realizada por Cecilia Nercasseau é composta por dois artefatos cônicos: o Fonóptico 1, que se localiza em Cerro Concepción, na ria Beethoven, e o Fonóptico 2, em Cerro Alegre, no caminho Dimalow junto ao elevador Reina Victoria.
Federico Babina, o ilustrador por trás das populares ARCHIST e ARCHICINE, acaba de lançar seu mais recente projeto: ARCHIPORTRAIT, "uma representação artística de 33 arquitetos, na qual seus rostos e expressões são compostos por suas obras." Segundo Babina, "a intenção é expor a semelhança, personalidade e mesmo o humor do protagonista através de sua estética."
Veja todos os retratos - de Corbu a Foster, Gehry e outros - a seguir.
Em resposta à recente popularidade dos "selfies" nas mídias sociais, a Society of Architecture Photography (SAP) vasculhou seus arquivos e divulgou algumas raras imagens do que estão chamando de "selfies da arquitetura" - imagens tiradas por arquitetos em frente a suas obras. O Diretor da SAP, Chantelle Archambault, nos contou: "Não tínhamos certeza se iríamos encontrar alguma, mas tivemos a agradável surpresa de encontrar sete - inclusive uma de Le Corbusier em Chandigarh em 1961. Acho que é natural - os arquitetos consideram viajar uma parte integral de seus processos criativos, e uma peregrinação para uma obra construída é uma das experiências mais gratificantes que um arquiteto pode almejar."
Veja todas as "selfies da arquitetura" que foram divulgadas - incluindo fotografias de Mies van der Rohe, Louis Kahn, entre outros - a seguir...
Do Artista. Após morar em um resquício da mata atlântica brasileira Chico Santos percebeu o crescimento urbano incomodando a paisagem e as áreas naturais. Sendo assim resolveu contra atacar criando milhares de miniaturas de casas e edifícios que imitam o crescimento urbano brasileiro.
Em fevereiro passado estreou o curta-metragem "Euritmia", escrito e dirigido porJuan Pablo Aschner e Enrico Mandirola, obra que faz um percurso visual pelos espaços de vocação coletiva, social e política na obra do arquiteto Rogelio Salmona em Bogotá, Colômbia. "Através da pesquisa e experimentação com a imagem em movimento, estruturou-se uma obra composta por nove blocos: Abertura, Reflexos, Vestígios, Interlúdio, Mistério, Memória, Esquecimento, Fuga e Epílogo. Seis destes são blocos temáticos e três transicionais. O conjunto resultante denominado "Euritmia", entrelaça a vivência e a composição próprias do espaço arquitetônico com as propriedades comunicativas e sensoriais da linguagem audiovisual".(1)
A cidade de Vitoria-Gasteiz é conhecida internacionalmente pela biodiversidade e a integração de espaços verdes ao tecido urbano. Dentro do projeto de anel verde interno, os estúdios Urbanarbolismoe Unusualgreen,junto a Urbaser e Zikotz, realizaram esta fachada vegetal cujo propósito é trazer o ecossistemas de Álava para o centro da cidade.
Há algumas semanas mostramos a história do espanhol que vem construindo uma catedral com suas próprias mãos nos arredores de Madri. Hoje apresentaremos um caso semelhante: uma série de "catedrais" subterrâneas que foram escavadas por um só homem no norte do Novo México.
Ra Paulette, estadunidense de 67 anos - egresso da Marinha Americana, esculpiu espaços subterrâneos usando apenas ferramentas manuais... e sua obra tem sido comparada ao trabalhos de grandes artistas como Goldsworthy, Heiser e Smithson.
Mais informações, imagens e o trailer do documentário nomeado ao Oscar deste ano, a seguir.
Já apresentamos o Edifício Comercial Tamedia, desenhado por Shigeru Ban Architects. A obra, composta totalmente com base nas secções pré-fabricadas de madeira, propõe um complexo e arriscado sistema de uniões com base em cortes e montagens prolixamente executados. Com o fim de se aprofundar um pouco mais nesta característica e abordar seus componentes estruturais, revisamos detalhadamente o processo de projeto e construção de uma estrutura portante que é capaz de prescindir de pregos, parafusos e qualquer outro tipo de união.
Você provavelmente já sabe que Shigeru Ban venceu o Prêmio Pritzker deste ano, mas você sabia que ele quase entrou na universidade para jogar rugby? Ou que ele construiu sua casa sem derrubar nenhuma árvore? Estes e outros fatos curiosos sobre o 38° laureado do Pritzker, a seguir.
Explore a trajetória do mais recente laureado com o Prêmio Pritzker, Shigeru Ban – desde suas primeiras obras residenciais mais minimalistas, dos anos 90, até suas estruturas experimentais (Pompidou de Metz, de 2010, e o Nine Bridges Golf Club) e seu projeto mais recente onde trabalha com madeira, o Edifício Comercial Tamedia, de 2013.
Em uma carreira que ainda está tomando forma, o diretor Steve McQueen, de 44 anos, faz - mais que a maioria dos diretores de Hollywood - repensar a relação entre o ambiente construído e a câmera. Ao menos é o que diz Christopher Hawthorne em seu recente artigo publicado pelo LA Times, onde examina o corpo da obra de Steve McQueen - diretor de Fome, Shame e 12 Anos de Escravidão - e explora como McQueen "se apropria de símbolos arquitetônicos de uma forma sustentada e estratégica." Leia o artigo completo no LA Times.