O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos
  3. As catedrais subterrâneas esculpidas por um só homem no Novo México

As catedrais subterrâneas esculpidas por um só homem no Novo México

As catedrais subterrâneas esculpidas por um só homem no Novo México
As catedrais subterrâneas esculpidas por um só homem no Novo México, © Vía Racavedigger.com
© Vía Racavedigger.com

Há algumas semanas mostramos a história do espanhol que vem construindo uma catedral com suas próprias mãos nos arredores de Madri. Hoje apresentaremos um caso semelhante: uma série de "catedrais" subterrâneas que foram escavadas por um só homem no norte do Novo México.

Ra Paulette, estadunidense de 67 anos - egresso da Marinha Americana, esculpiu espaços subterrâneos usando apenas ferramentas manuais... e sua obra tem sido comparada ao trabalhos de grandes artistas como Goldsworthy, Heiser e Smithson.

Mais informações, imagens e o trailer do documentário nomeado ao Oscar deste ano, a seguir.

© Vía Racavedigger.com © Vía Racavedigger.com © Vía Racavedigger.com © Vía Racavedigger.com + 18

Ocultas abaixo do deserto no Novo México, as surreais "catedrais" do visionário Ra Paulette vêm sendo esculpidas à mão com apenas uma picareta e um carrinho de mão, e totalizam 14 naves subterrâneas.

© Vía Racavedigger.com
© Vía Racavedigger.com

"Ao escavar, decomponho todos os movimentos possíveis em suas partes mais simples, para, então, tornar a uni-los em padrões mais eficientes." disse ao explicar seu "processo". "Assim como uma bailarina, eu sinto o corpo e seu movimento de um modo consciente. Chamo de 'dança da escavação', e é o segredo de como este velho conseguiu chegar a este ponto."

© Vía Racavedigger.com
© Vía Racavedigger.com

Antes de começar este incomum trabalho, Paulette quase chegou ao ponto de se tornar um morador de rua; saiu da universidade e foi dispensado da marinha, o que o obrigou a viajar pelo país em busca de trabalhos temporários, como por exemplo o de carteiro, guarda, porteiro e agricultor.

© Vía Racavedigger.com
© Vía Racavedigger.com

Em 1985 se mudou para a região de Dixon para trabalhar na escavação de poços, o que lhe rendeu a ideia e a habilidade de trabalhar em algo maior, um legado à posteridade. Meticuloso, obsessivo e solitário, começou sua obra acompanhado apenas por seu cão.

© Vía Racavedigger.com
© Vía Racavedigger.com

Atualmente parte de suas cavernas estão à venda, uma tentativa de driblar a contínua falta de recursos financeiros. Uma destas naves, chamada "Árvore da bondade humana" (Tree of Human Kindness), se localiza entre Santa Fé e Taos e ocupa cerca de 84 hectares.

Referência: MessyNessy / Fotografias via Ra Cave Digger

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "As catedrais subterrâneas esculpidas por um só homem no Novo México" [Las catedrales subterráneas esculpidas por un sólo hombre en Nuevo México] 25 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/184885/as-catedrais-subterraneas-esculpidas-por-um-so-homem-no-novo-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.