As catedrais subterrâneas esculpidas por um só homem no Novo México

As catedrais subterrâneas esculpidas por um só homem no Novo México

Há algumas semanas mostramos a história do espanhol que vem construindo uma catedral com suas próprias mãos nos arredores de Madri. Hoje apresentaremos um caso semelhante: uma série de "catedrais" subterrâneas que foram escavadas por um só homem no norte do Novo México.

Ra Paulette, estadunidense de 67 anos - egresso da Marinha Americana, esculpiu espaços subterrâneos usando apenas ferramentas manuais... e sua obra tem sido comparada ao trabalhos de grandes artistas como Goldsworthy, Heiser e Smithson.

Mais informações, imagens e o trailer do documentário nomeado ao Oscar deste ano, a seguir.

© Vía Racavedigger.com© Vía Racavedigger.com© Vía Racavedigger.com© Vía Racavedigger.com+ 18

Ocultas abaixo do deserto no Novo México, as surreais "catedrais" do visionário Ra Paulette vêm sendo esculpidas à mão com apenas uma picareta e um carrinho de mão, e totalizam 14 naves subterrâneas.

© Vía Racavedigger.com
© Vía Racavedigger.com

"Ao escavar, decomponho todos os movimentos possíveis em suas partes mais simples, para, então, tornar a uni-los em padrões mais eficientes." disse ao explicar seu "processo". "Assim como uma bailarina, eu sinto o corpo e seu movimento de um modo consciente. Chamo de 'dança da escavação', e é o segredo de como este velho conseguiu chegar a este ponto."

© Vía Racavedigger.com
© Vía Racavedigger.com

Antes de começar este incomum trabalho, Paulette quase chegou ao ponto de se tornar um morador de rua; saiu da universidade e foi dispensado da marinha, o que o obrigou a viajar pelo país em busca de trabalhos temporários, como por exemplo o de carteiro, guarda, porteiro e agricultor.

© Vía Racavedigger.com
© Vía Racavedigger.com

Em 1985 se mudou para a região de Dixon para trabalhar na escavação de poços, o que lhe rendeu a ideia e a habilidade de trabalhar em algo maior, um legado à posteridade. Meticuloso, obsessivo e solitário, começou sua obra acompanhado apenas por seu cão.

© Vía Racavedigger.com
© Vía Racavedigger.com

Atualmente parte de suas cavernas estão à venda, uma tentativa de driblar a contínua falta de recursos financeiros. Uma destas naves, chamada "Árvore da bondade humana" (Tree of Human Kindness), se localiza entre Santa Fé e Taos e ocupa cerca de 84 hectares.

Referência: MessyNessy / Fotografias via Ra Cave Digger

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "As catedrais subterrâneas esculpidas por um só homem no Novo México" [Las catedrales subterráneas esculpidas por un sólo hombre en Nuevo México] 25 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-184885/as-catedrais-subterraneas-esculpidas-por-um-so-homem-no-novo-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.