O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 15 Coisas que não sabias sobre Shigeru Ban

15 Coisas que não sabias sobre Shigeru Ban

15 Coisas que não sabias sobre Shigeru Ban
15 Coisas que não sabias sobre Shigeru Ban, Esquerda, Imagem de Shigeru Ban © Flickr Usuário VisiOkrOniK. Direita, de cima para baixo, o estúdio de papel Temporária de Ban (© Didier Boy de la Tour), o Pavilhão do Japão para Exibição de Hannover  2000 (© Hiroyuki Hirai), e seu projeto de "Architecture for Dogs" (© Hiroshi Yoda).. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
Esquerda, Imagem de Shigeru Ban © Flickr Usuário VisiOkrOniK. Direita, de cima para baixo, o estúdio de papel Temporária de Ban (© Didier Boy de la Tour), o Pavilhão do Japão para Exibição de Hannover 2000 (© Hiroyuki Hirai), e seu projeto de "Architecture for Dogs" (© Hiroshi Yoda).. Used under Creative Commons

Você provavelmente já sabe que Shigeru Ban venceu o Prêmio Pritzker deste ano, mas você sabia que ele quase entrou na universidade para jogar rugby? Ou que ele construiu sua casa sem derrubar nenhuma árvore? Estes e outros fatos curiosos sobre o 38° laureado do Pritzker, a seguir.

1.  Ele acha que o produto mais útil já inventado é o lápis.

2.  Após ver fotografias das tendas de plástico dos refugiados de Ruanda em 1994, Ban entrou em contato com o Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas e propôs sua ideia de estruturas de baixo custo feitas de tubos de papel.

UNHCR. Image Cortesia de Shigeru Ban Architects
UNHCR. Image Cortesia de Shigeru Ban Architects

3.  Após vencer a competição para o Pompidou em Metz, Ban instalou um escritório do tamanho de uma barraca – feito de tubos de papel, naturalmente – no topo do Pompidou em Paris, para que pudesse supervisionar todos os detalhes do seu projeto. Como ele brincou em sua Ted Talk: “Aluguel de graça por seis anos!”

Estúdio Temporário de Ban sobre o Pompidou. Image ©  Didier Boy de la Tour
Estúdio Temporário de Ban sobre o Pompidou. Image © Didier Boy de la Tour

4.  Ele trabalhou no escritório de Arata Isozaki, em Tóquio, de 1982 a 1983.

5.  Seu pai era um empresário da Toyota; sua mãe uma estilista de haute couture.

6.  Quando era criança, Ban queria ser carpinteiro.

7.  Quando Ban estudou na Cooper Union de 1980 a 1982, esteve em excelente companhia. Seus colegas de classe eram seu atual sócio no escritório de Nova Iorque, Dean Maltz, e outros notáveis arquitetos como Nanako Umemoto (Reiser + Umemoto) e Laurie Hawkinson (Smith-Miller + Hawkinson Architects). Seus professores foram Ricardo Scofidio, Tod Williams, Diana Agrest, Bernard Tschumi, Peter Eisenman e John Hejduk, entre outros.

8.  O abrigo para refugiados “faça você mesmo” de Ban se provou uma resposta muito popular e efetiva para habitação de baixo custo em caso de desastres naturais; já foi usado no Japão, Vietnã, Turquia, China, Haiti, Ruanda e outros países ao redor do mundo.

Paper Log House em Kobe. Image © Takanobu Sakuma
Paper Log House em Kobe. Image © Takanobu Sakuma

9.  Em 2007 Ban concluiu sua atual casa, situada no distrito Hangei Forest, em Tóquio, sem derrubar uma única árvore.

Casa de Tóquio de Shigeru Ban, construído em 2007. Ban assegurou uma árvore que não seria derrubada para a sua construção. Imagem © Hiroyuki Hirai. Image © Hiroyuki Hirai
Casa de Tóquio de Shigeru Ban, construído em 2007. Ban assegurou uma árvore que não seria derrubada para a sua construção. Imagem © Hiroyuki Hirai. Image © Hiroyuki Hirai

10.  Ban, um ávido jogador de rugby em sua juventude, inicialmente planejava entrar na Waseda University para jogar e estudar arquitetura simultaneamente, entretanto, eventualmente escolheu focar na arquitetura e entrar na Tokyo University of the Arts.

11.  Ban foi inspirado a entrar na Cooper Union quando estava na Universidade de Tóquio, ao ler um artigo sobre John Hejduk, o “arquiteto de papel” e então deão da Escola de Arquitetura da Cooper Union em Nova Iorque.

12.  Para construir o Pavilhão Japonês para a Expo 2000 inteiramente com materiais recicláveis, Ban substituiu as juntas mecânicas por fitas de tecido (que permitiam a construção e desmontagem manual). Após a Expo, a estrutura foi inteiramente reciclada.

 Pavilhão  do  Japão - Hannover Expo. Image © Hiroyuki Hirai
Pavilhão do Japão - Hannover Expo. Image © Hiroyuki Hirai

13.  Ban é conhecido pelo emprego de materiais pouco usuais em suas obras, estes a seguir são alguns dos que já utilizou: tubos de papelão, papel, containers de navios, materiais de embalagens, telas metálicas, tecido, plástico, acrílico, bambu laminado, madeira (sem conectores de metal), fibras de carbono, cortinas e compostos de fibra de papel e plástico reciclado.

14.  Desde que venceu a competição para o Pompidou em Metz e estabeleceu seu escritório em Paris, Ban passa uma semana em Tóquio outra na França.

15.  Ban já colaborou com Kenya Hara, diretor de arte da companhia Muji, não apenas uma, mas duas vezes. A primeira vez foi em 2012, quando Ban participou do Arquitetura para Cães ao projetar uma estrutura de tubos de papelão; e novamente em 2013, quando projetou uma nova Casa Furniture para a House Vision, uma exposição de três semanas em Tóquio que focava no futuro da habitação em Tóquio. 

Cortesia de Architecture for Dogs. Image © Hiroshi Yoda,
Cortesia de Architecture for Dogs. Image © Hiroshi Yoda,


Cita: Joanna Helm. "15 Coisas que não sabias sobre Shigeru Ban" 24 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/185203/15-coisas-que-nao-sabias-sobre-shigeru-ban> ISSN 0719-8906