Arte e Arquitetura: Breakwater Beacon, 60 metros de concreto branco por UAP Design Studio

Construido em 2009 e desenhado pelo Estúdio de Projetos UAP, a Breakwater Beacon é uma das estruturas arquitetônicas de maior destaque da KAUST (King Abdullah University of Science and Technology) na Arábia Saudita. A torre de concreto composta de 187 blocos hexagonais, é inspirada nas antigas tradições marítimas árabes similares a de um minarete em uma mesquita, e foi projetada para atuar como uma torre de resfriamento natural.

Veja mais detalhes na continuação.

Arte e Arquitetura: Breakwater Beacon, 60 metros de concreto branco por UAP Design Studio - Mais Imagens+ 11

Contextualização.

Cortesia de UAP

A universidade KAUST, uma comunidade especialmente projetada por HOK se desenvolve na orla oriental do Mar Vermelho, próximo a Thumul, aproximadamente 80 quilômetros ao norde te Jeddah, e aproximadamente a uma hora ao norte da Meca, no reino da Arábia Saudita.

Planta

Projeto.

O projeto da UAP se inspira nas antigas tradições marítimas árabes, as obras de arte da região e o detalhe arquitetônico, associando a ecologia marinha do Mar Vermelho. Construído em blocos de concreto pré fabricado, a complexa estrutura é uma coleção de seções hexagonais amorfas e únicas que se reforçam em uma torre elíptica, fora do Mar Vermelho.

Cortesia de UAP

O espaço reverencial interior - com um tipo de pele em forma de átrio que cria um efeito de sombra, foi projetado para reuniões das comunidades e inclui um anfiteatro e uma fonte para reflexão.

Cortesia de UAP

A torre é dividida em três seções que se erguem desde uma base de aproximadamente 30m x 25m; 3.0m x 2.5m na parte superior. É composta de 187 blocos hexagonais produzidos de forma individual, com um peso de até 18 toneladas cada um. Os hexágonos internos individuais foram pré fabricados fora do sítio e erguidas no local de construção usando uma variedade de gruas, incluindo uma das maiores do mundo, uma grua móvel de 550 toneladas.

A estrutura do projeto atua como uma torre de resfriamento natural similar a de um minarete em uma mesquita. A torre cônica produz ar quente, trazendo uma brisa para o nível inferior, resfriando o espaço interno e a praça circundante.

Esboço

Os materiais foram selecionados por sua durabilidade e longevidade, com um período de vida previsto de 100 anos. Para um acabamento de alta qualidade e uma aparência leve, o concreto branco foi escolhido para todos os elementos pré fabricados.

Cortesia de UAP

Breakwater Beacon faz parte de um importante programa de arte internacional em KAUST que celébra sua plataforma de colaboração e intercâmbio internacionais. A cargo da UAP, o objetivo principal do programa é interpretar e demonstrar a arte e o projeto interdisciplinar que estimula a criatividade e a interação, inspirando-se na geografia única de KAUST, a ciência e a pesquisa baseada na tecnologia, linguagem, texto, histórias e tradições regionais. O programa inclui obras da renomada artista tunisiana Nja Mahdaoui e a artista sueca Carsten Höller, que é conhecida por sua instalação Unilever no Tate Modern.

Esboço

Breakwater Beacon, inaugurado em 23 de Setembro de 2009, foi projetado por Daniel Tobin, diretor da UAP com sede na Austrália, que criam comissões de arte e projetos de locais específicos para entornos arquitetônicos e paisagismo, incluindo o programa de artes para a Expo Mundial de Shanghai 2010.

Cortesia de UAP

Projeto: UAP Design Studio - Daniel Tobin con Jamie Perrow
Arquitetos: Fairweather Probert - Liam Probert, Alex Eckersley
Localização: Thuwal, Jeddah, Arábia Saudita.
Ano de projeto: 2009
Engenheiro: Robert Bird Group - Ross McDonald, Lance Barton
Iluminação: Norman Disney Joven
Cliente: Aramco Internacional
Fotografias: Cortesía de UAP

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: Breakwater Beacon, 60 metros de concreto branco por UAP Design Studio" [Arte y Arquitectura: Breakwater Beacon, 60 metros de hormigón blanco por UAP Design Studio] 20 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600033/arte-e-arquitetura-breakwater-beacon-60-metros-de-concreto-branco-por-uap-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.