Arquitetura e Paisagem: Jardim do lar de idosos La Paz por Caballero + Colón de Carvajal

Um jardim para o Lar de Idosos La Paz foi o projeto encomendado ao escritório Caballero+ Colón de Carvajal, em Madri, que realizou a intervenção com o mínimo de elementos e um orçamento muito baixo. Com quase 1000 m², este pequeno jardim apresenta uma organização inteligível que acentua o contraste entre o natural e o artificial; uma série de manchas de diferentes cores e formas sinuosos estabelece, de modo claro, os três tipos de solo: vegetação, drenagem e caminhos.

Mais detalhes a seguir.

Arquitetura e Paisagem: Jardim do lar de idosos La Paz por Caballero + Colón de Carvajal - Mais Imagens+ 7

Arquitetos: Caballero + Colón de Carvajal
Arquitetos responsáveis: Diego Colón de Carvajal Salís y Paula Caballero García.
Localização: calle O´Donnell, Madrid, España.
Construtora: DETECSA.
Cliente: Consejería de Familia y Asuntos Sociales de la Comunidad de Madrid.
Ano: 2009
Área: 1028 m²
Orçamento: 41.806,85€
Fotografias: Miguel de Guzmán

© Miguel de Guzmán

Descrição do arquiteto. 
Antes

Num primeiro momento, o projeto consistia na demolição de algumas partes do antigo edifício do Serviço Regional de Saúde da Comunidade de Madri. No entanto, a possibilidade do uso deste terreno para a Residência de Idosos La Paz possibilitou a realização de um pequeno jardim com elementos mínimos e um custo muito baixo.

© Miguel de Guzmán

Durante

A nosso ver, o jardim, como natureza manipulada pelo homem, encontra sua beleza em um estranho equilíbrio entre o caráter difuso e diverso da natureza e a nitidez e unidade do artificial. Ao projetar a organização da vegetação e caminhos, buscou-se uma organização inteligível que acentua este contraste. Quase como um "graffiti" ampliado, uma série de manchas de diferentes cores com formas sinuosas estabelecem, de modo claro, os três tipos de solo: vegetação, drenagem e caminhos.

© Miguel de Guzmán

A vegetação foi escolhida com base em sua resistência (frente ao rigor do clima e à contaminação do ambiente urbano) e na quantidade de água que cada planta necessita. 

Com o mesmo propósito de combater a deterioração de nosso entorno natural, utilizou-se, quando possível, materiais reciclados. Assim, ao invés do habitual cascalho ou brita para os caminhos, utilizamos concreto triturado reciclado.

Esquema de materiais

Depois

Passado um mês desde a conclusão da obra, visitamos o jardim com alguns amigos e, após dar algumas voltas pelos caminhos, nos sentamos por um instante nas cadeiras. Rapidamente, nossa atenção se voltou para o movimento das plantas provocado pelo vento, os reflexos causados pelo sol e, sobretudo, na quantidade de insetos que voavam ao redor das flores. Então, o odor da lavanda se intensificou e nos demos conta de que o predomínio inicial do artificial em relação àquela frágil vegetação estava desaparecendo. De certo modo, ficamos tranquilos, pois a natureza estava tomando o que era dela.

Planta de situação

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arquitetura e Paisagem: Jardim do lar de idosos La Paz por Caballero + Colón de Carvajal" [Arquitectura y Paisaje: Jardín para Residencia de ancianos La Paz por Caballero + Colón de Carvajal] 23 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601253/arquitetura-e-paisagem-jardim-do-lar-de-idosos-la-paz-por-caballero-mais-colon-de-carvajal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.