16 materiais que todo arquiteto precisa conhecer

16 materiais que todo arquiteto precisa conhecer

A materialidade de um edifício é aquilo com o qual nossos corpos fazem contato direto. a fria alça de metal, a parede quente de madeira e a dura janela de vidro criariam uma atmosfera completamente diferente se fossem, por exemplo, uma maçaneta de vidro, uma parede de fria e uma janela de madeira. A materialidade é tão importante quanto a forma, função e localização - ou melhor, inseparável de todos os três.

Here we’ve compiled a selection of 16 materials that should be part of the design vocabulary of all architects, ranging from the very familiar (such as concrete and steel) to materials which may be unknown for some of our readers, as well as links to comprehensive resources to learn more about many of them.

"Petrified Carpets," an exhibit by Studio Ossidiana at the 2016 Dutch Design Festival. Image © Kyoungtae Kim

Compilamos uma seleção de 16 materiais que devem ser fazer do vocabulário de projeto de todos os arquitetos. Materiais que vão desde o muito familiar (como concreto e aço) até opções que podem ser desconhecidas para alguns dos nossos leitores. Veja nossa lista, a seguir.

1. Concreto

O concreto é o material de construção mais utilizado no mundo, o que faz dele um bom material para começar a lista. No entanto, também tem impactos ambientais significativos, incluindo uma pegada de carbono de até 5% das emissões mundiais. Para conhecer tudo sobre o projeto com concreto, o Centro de Concreto tem uma coleção de relatórios úteis, muitos dos quais são gratuitos após realizar o registro.

2. Madeira

Translucent wood developed by KTH Royal Institute of Technology in Stockholm. Image © Peter Larsson/KTH

Um dos mais antigos e mais tradicionais materiais de construção em todo o mundo, a madeira está começando a assumir novas formas graças a novos produtos à base de madeira, e sendo aplicada em edifícios em altura e podendo assumir até mesmo propriedades translúcidas, este material está se tornando cada vez mais versátil. O reThink Wood conta com uma grande coleção de recursos para ensinar arquitetos a projetar com madeira.

3. Aço

A 3D-printed steel structural connecter created using a method developed by Arup. Image © David de Jong

Os skylines das grandes cidades como nós os conhecemos só se tornaram realidade após o uso do aço, empregado geralmente como estrutura mas servindo também como pele exterior. O website SteelConstruction.info oferece tudo o que você precisa saber para projetar com aço.

4. Plástico

A bench developed by Terreform ONE and Genspace created using bioplastics. Image © Terreform ONE

Embora possa parecer um material barato, insustentável para alguns, não se deve julgar tão rápido as possibilidades do plástico. Nós produzimos muito dele; por que não reciclá-lo na forma de arquitetura ou bioplásticos? E o novo mundo que vem com a impressão 3D? O Conselho Americano de Química tem uma ótima visão geral dos plásticos como material, bem como um documento com de seus principais usos na arquitetura, com links para recursos adicionais para cada um.

5. Pedra

Stone staircase developed by Webb Yates Engineers and The Stonemasonry Company for a residential design by RAL Architects. Image © Agnese Sanvito

Outro material usado há muitos séculos, a pedra apresenta uma enorme diversidade de texturas, cores e resistências. Apesar de sua materialidade pesada e sólida, é possível trabalhá-la para alcançar formas diversas. O Building Stone Institute tem uma variedade de recursos, incluindo relatórios que especificam os tipos mais comuns de pedra utilizada na construção.

6. Tecido

Community Center in Cambodia by Orkidstudio and StructureMode. Image Cortesia de Orkidstudio

Tecidos têm sido explorados mais comumente em estruturas tensionadas, no entanto, há toda uma gama de oportunidades para este material: cadeiras, esrtuturas infláveis, mescla de tecido e madeira, entre outros. A Fabric Architecture Magazine tem uma coleção de artigos técnicos para arquitetos, enquanto o seu guia de recursos oferece uma visão abrangente dos produtos disponíveis no mercado.

7. Vidro

Elbphilharmonie in Hamburg by Herzog & de Meuron. Image © Maxin Schulz

O material mais utilizado para alcançar transparência e luz é sem dúvida vidro, um dos elementos de fachada mais utilizados na arquitetura contemporânea. Alguns estão dando um passo adiante, tentando estender suas propriedades para criar um vidro "inteligente" responsivo. O PPG Glass Education Center é um ótimo website para aprender mais sobre este material.

8. Tijolo

"FaBRICKate" structure in Iran by ADAPt. Image Cortesia de ADAPt

Apesar de sua forma rígida e retangular, feita para caber em sua mão, a arquitetura de tijolo pode criar belas estruturas. Pesquisadores também estão buscando novas formas de incorporar a sustentabilidade ativa nestes pequenos elementos de construção. A Brick Development Association conta com uma série de recursos para aprender mais sobre tijolo.

9. Kevlar

DuPont's Kevlar. Image via DuPont.com

Um material mais forte do que armadura de corpo de metal, com resistência de tensão impressionante, o Kevlar é certamente um recurso interessante para a construção de grandes estruturas. Com uma composição menos rígida do que o aço, no entanto, poderia transformar o modo como pensamos em grandes estruturas de suporte de carga. Como um material ainda relativamente novo, existem poucas fontes de informação sobre suas aplicações arquitetônicas, mas este artigo e este trecho do livro Material Architecture de John Fernandez são boas fontes para começar.

10. Bambu

The Green School by PT Bambu. Image Cortesia de PT Bambu

O uso do bambu é geralmente ditado pela localização geográfica do projeto arquitetônico. Em locais onde seu uso faz sentido, o bambu é um material incrivelmente flexível, forte e sustentável que pode ser útil de muitas maneiras.

11. Fibra de carbono

Textile Room by P-A-T-T-E-R-N-S. Image © Monica Nouwens

Este é um material que ecoa os esforços humanos na busca por novos materiais: "cinco vezes mais resistente que o aço, duas vezes mais rígida, pesando significativamente menos". A composição de fibra de carbono a torna flexível para trabalhar, permitindo que ela assuma formas de superfícies a hastes, dependendo das exigências.

12. Células fotovoltaicas

"Kirigami"-inspired solar panels developed at the University of Michigan. Image via Inhabitat

Devido à evolução da tecnologia fotovoltaica, as células podem já não estão mais limitadas à cobertura das edificações. A International Energy Agency disponibiliza um manual de projeto para fotovoltaicos em edifícios gratuitamente on-line.

13. Terra

Image from the Mud Structure project by Architecture for Humanity Tehran - Rai Studio. Image © Mahsa Masoudi

A terra está entre os materiais de construção mais antigos, acessível em virtualmente qualquer local do planeta e relativamente fácil de usar em pequenas escalas. Pode ser comprimida em módulos ou usada para criar formas livres, além disso, pode retornar ao seu estado natural.

14. Resíduos

via Al Jazeera English

Produzimos uma enorme quantidade de resíduos de uma grande variedade de materiais, portanto, conhecer seus resíduos é uma excelente ideia para futuros arquitetos. Da conversão de bitucas de cigarro em material construtivo ou de garrafas plásticas em paredes resistentes a terremotos, a reciclagem é algo a ser admirado e estudado na construção civil.

15. Palha

NO99 Straw Theatre / Salto AB. Image Cortesia de Karli Luik

Criar um ambiente térmico passivo, proteger da chuva e mimetizar e em ambientes naturais semelhantes são apenas algumas das aplicações da palha. Não é de admirar que telhados desse material eram tão populares no passado.

16. Materiais orgânicos

Image fromNeri Oxman and the Mediated Matter group's Synthetic Apiary project. Image Cortesia de The Mediated Matter Group

Com a perda maciça de habitats ao redor do mundo, conhecer as estruturas orgânicas criadas por animais é algo que merece atenção. Não apenas podemos aprender com o uso de materiais, mas também abrir oportunidades para que possamos coexistir através da incorporação de seus materiais orgânicos em nossa arquitetura.

Para saber mais sobre materiais construtivos, acesse nosso Catálogo de Produtos.

Sobre este autor
Cita: Zilliacus, Ariana. "16 materiais que todo arquiteto precisa conhecer" 28 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802303/16-materiais-que-todo-arquiteto-precisa-conhecer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.