A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça

Escadas helicoidais geralmente são projetadas para atrair olhares; pontos focais na arquitetura, elas têm como objetivo impressionar quem por elas passa. Mas, mesmo em comparação com escadas similares, esta escada desenvolvida pela Webb Yates Engineers e The Stonemasonry Company é extraordinariamente audaciosa. Desenvolvida para um projeto residencial do escritório RAL Architects em Formby, Reino Unido, cada degrau da escada de 4,6 metros de diâmetro é composto de um único bloco de pedra, passando a impressão de leveza e falta de gravidade na medida em que a estrutura faz seu percurso ascendente.

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 2 de 17A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 3 de 17A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 4 de 17A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 5 de 17A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Mais Imagens+ 12

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 5 de 17
Cortesia de Webb Yates Engineers

O segredo do projeto está nos dois cabos de aço de 12,9 mm de diâmetro que passam pelo centro da escada. Após o posicionamento de todos os degraus, estes cabos foram protendidos e resistem a uma carga de até 150 KN (quilonewton).

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 4 de 17
© Agnese Sanvito

"Protender uma escada de pedra que rotaciona 320° é um problema muito mais complicado e requer modelagem 3D e análises de cada elemento, bem como uma compreensão total dos princípios estruturais em ação."

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 6 de 17
© Agnese Sanvito

Para diminuir a carga vertical da escada - e, simultaneamente, fazê-la parecer mais esbelta e graciosa - os degraus foram perfilados para que suas bordas sejam mais finas, com uma "espinha" mais robusta no centro. Isso reduz o peso próprio da escada (para apenas 150 Kg por degrau) e direciona a maior parte da carga para a espinha central, onde os cabos protendidos estão localizados.

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 11 de 17
© Agnese Sanvito

Para garantir o sucesso do projeto, Webb Yates mesmo construiu um modelo com 70% do tamanho real da escada e que completava 180° de rotação, que foi testado estruturalmente até entrar em colapso. 

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 7 de 17
© Agnese Sanvito

Uma vez concluída a fase de projeto, a The Stonemasonry Company cortou as degraus a partir de modelos CAD 2D. A instalação da escada in loco levou 8 semanas, incluindo o tempo necessário para a montagem e remoção de uma parede temporária que serviu de escora para o posicionamento e tensionamento dos degraus de pedra.

A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça  - Imagem 3 de 17
© Agnese Sanvito

Para Webb Yates, construir a escada com pedra maciça foi mais que apenas um exercício no sentido de levar a engenharia a seus limites. Caso a escada tivesse sido criada em aço ou concreto, a energia incorporada no processo teria sido muito maior, o que faz da pedra uma opção mais ecológica. E, embora fosse possível construir a escada com outro material e, posteriormente, revesti-la de pedra, isso implicaria custos muito elevados com corte de pedra e tempo em canteiro, assim, a pedra maciça se mostrou também uma opção economicamente mais viável.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "A engenharia por trás de uma escada helicoidal de pedra maciça " [See The Engineering Behind This Floating, Award-Winning Stone Helical Stair] 01 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800331/a-engenharia-por-tras-de-uma-escada-helicoidal-de-pedra-macica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.