Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular?

A indústria de arquitetura e construção passou por uma transformação com a integração de diversas ferramentas digitais, agora essenciais para o processo de design. A adoção dessas tecnologias tem efetivamente acelerado as operações, aprimorado a eficiência e elevado a qualidade do design. No entanto, essa mudança digital também gerou uma divisão digital que vai além da acessibilidade às ferramentas e softwares. Ela abrange o desafio crucial de integrar comunidades tradicionais e indígenas no contexto do desenvolvimento urbano. Será que a tecnologia avançada pode apoiar o crescimento da arquitetura vernacular? Será que as práticas construtivas indígenas podem encontrar um lugar na visão de um futuro digitalizado?

Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Imagem 2 de 6Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Imagem 3 de 6Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Imagem 4 de 6Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Imagem 5 de 6Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Mais Imagens+ 1

Uma indústria que tradicionalmente hesita em adotar novas tecnologias passou por uma revolução, principalmente com a introdução do software de desenho assistido por computador (CAD). As ferramentas digitais permitiram que os arquitetos criassem estruturas mais precisas, eficientes e sofisticadas, abrindo caminhos para novas possibilidades na construção. Enquanto grandes empresas de construção fazem uso de tecnologias avançadas como drones, impressão 3D e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para aprimorar a gestão de projetos e a eficiência, há uma gritante exclusão digital. As práticas construtivas indígenas e as técnicas vernaculares defasadas na corrida em direção a um futuro digital acabam ficando de fora.

Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Imagem 4 de 6
DESI de Bangladesh. Imagem © Anna Heringer

Ferramentas como Revit, AutoCAD e Rhino têm simplificado consideravelmente o processo de design arquitetônico digital e a visualização dos projetos. No entanto, essas ferramentas são direcionadas principalmente para a construção de edifícios modernos que usam materiais industrializados, tornando-as menos adequadas para a combinação de materiais singulares e fundamentais para a construção indígena, como argila, grama, casca de arroz e terra. Muitas comunidades de todo o mundo dependem da autossuficiência na construção e expansão de suas estruturas, o que as torna vulneráveis à essa lacuna digital. Mudanças nas regulamentações de construção e a falta de acesso a ferramentas digitais as forçam a contar com consultores externos para suas necessidades de design e construção. O desafio reside em encontrar um equilíbrio complexo entre a construção vernacular tradicional e a tecnologia moderna.

Materiais ecológicos de origem local são fundamentais para a arquitetura vernacular, mas ficam fora do alcance do Building Information Modeling (BIM) devido ao seu banco de dados de materiais padronizado. A construção vernacular utiliza materiais não convencionais e específicos da região, que não estão prontamente disponíveis nas bibliotecas do BIM. Isso requer entradas personalizadas e conhecimento especializado para inclusão. Além disso, a natureza informal e não padronizada do conhecimento construtivo vernacular entra em conflito com o BIM, que se baseia na precisão orientada por dados. Para apoiar a arquitetura vernacular, as ferramentas precisam evoluir para se tornarem mais inclusivas, oferecendo opções que ajudam o usuário a integrar esses materiais. Caso contrário, projetos de construção em áreas rurais podem se deparar com ferramentas digitais inadequadas às suas necessidades, o que poderia, potencialmente, afastar o conhecimento vernacular em um mundo cada vez mais digital.

Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Imagem 5 de 6
A Grande Mesquita de Djenné, Mali. Imagem © Ruud Zwart
Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Imagem 3 de 6
Putucos: casas pré-colombianas feitas com uma mistura de terra e grama. Imagem © Nicolás Valencia

A análise estrutural digital de edificações construídas por meio de técnicas indígenas e vernaculares enfrenta desafios consideráveis. Esses métodos frequentemente envolvem materiais e técnicas de construção não convencionais, que não se encaixam facilmente em softwares de modelagem e análise digital padronizados. A natureza intricada e única do contexto de muitas estruturas indígenas torna difícil sua representação digital precisa, o que complica a criação de modelos precisos. A falta de plantas arquitetônicas formais e a dependência do conhecimento local, frequentemente não documentado de forma abrangente, também dificultam a aplicação efetiva da análise estrutural digital.

As construções vernaculares oferecem benefícios ambientais significativos, tais como eficiência energética, aproveitamento passivo do calor e resfriamento, e o uso de materiais locais. Práticas tradicionais contribuem para a redução das emissões de carbono, aprimoram a qualidade do ar interno e fazem uso das propriedades eficientes da massa térmica. Sistemas de certificação convencionais, como o LEED, podem não avaliar de forma precisa os aspectos ecologicamente corretos da arquitetura vernacular, uma vez que são projetados para métodos de construção industrializados. A integração de estruturas vernaculares nesses sistemas requer adaptação e inovação na análise digital.

Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Imagem 6 de 6
Uma aldeia Inuit, Oopungnewing. Imagem via Pesquisas no Ártico e a vida entre os esquimós: sendo a narrativa de uma expedição em busca de Sir John Franklin nos anos de 1860, 1861 e 1862 por Charles Francis Hall (1865)

Uma combinação cuidadosa de tradição e modernidade pode ter um impacto significativo em termos de sustentabilidade. A construção vernacular aproveita os recursos disponíveis para criar estruturas enraizadas em seu contexto e minimizar o impacto ecológico da construção. Para superar a exclusão digital, é essencial preservar a habilidade tradicional ao mesmo tempo em que se integra a tecnologia digital. Iniciativas como estruturas de adobe impressas em 3D e análise de estratégias passivas surgiram, enfatizando a construção digital enquanto preservam identidades culturais. Superar essa lacuna exige uma abordagem participativa e conhecimento local. Os arquitetos e arquitetas devem se envolver com as comunidades, integrando a sua sabedoria em processos digitais para enriquecer o design e preservar o conhecimento vernacular.

Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular? - Imagem 2 de 6
Construção local nas Filipinas. Imagem © SJ

A digitalização dos métodos construtivos indígenas é fundamental para promover a inclusão em uma visão compartilhada do futuro, evitando a exclusão das comunidades locais do cenário da construção, em constante evolução. Tornar a tecnologia acessível a todos assegura que cada um tenha um papel na formação desse futuro, resultando em designs e construções adaptados às regiões. Reconhecer o impacto da indústria da arquitetura e evitar a ampliação da divisão digital são questões cruciais. As ferramentas digitais devem capacitar as pessoas a projetar de acordo com suas necessidades, em vez de se adaptar às limitações das ferramentas. Para as nações indígenas, a tecnologia pode oferecer uma rota para exercer a soberania e celebrar suas identidades culturais únicas.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Descarbonização da arquitetura.

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular?" [The Digital Divide: Can Technology Support Vernacular Architecture?] 12 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008344/como-a-tecnologia-pode-contribuir-com-a-arquitetura-vernacular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.