Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe

O escritório Henning Larsen acaba de divulgar o projeto da nova sede e terminal de balsas da Smyril Line em Torshavn, a capital das Ilhas Faroe. O edifício rende homenagem aos tradicionais barcos de pesca locais e ao histórico porto oriental, ao mesmo tempo em que envolve o pitoresco cenário natural. A nova sede terá três funções principais, sendo ao mesmo tempo um terminal de balsas, um edifício de escritórios e um centro logístico.

Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe - Imagem 2 de 5Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe - Imagem 3 de 5Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe - Imagem 4 de 5Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe - Imagem 5 de 5Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe - Mais Imagens

O terminal, que pretende se tornar um destino turístico, reconecta os residentes de Torshavn com o porto oriental. Muitos faroenses têm ligações nostálgicas com o porto de Torshovan porque esta era a principal conexão das Ilhas Faroe com o resto do mundo. Torshavn continua sendo um ponto de partida para os locais que viajam e um local pitoresco para passeios turísticos, contudo, devido aos procedimentos de segurança do porto de Schengen, o local foi recentemente interditado ao público. O projeto de Henning Larsen pretende resgatar a sensação nostálgica evocada por fotos em preto e branco dos anos 1950 que mostram pessoas se reunindo para se despedir dos viajantes que partiam.

Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe - Imagem 2 de 5
Imagem Cortesia de Element

Temos a honra de apresentar o design da nova sede e terminal de ferry da Smyril Line em Torshavn, um projeto que verdadeiramente abraça a essência das Ilhas Faroe. Através do uso experto de materiais e da cuidadosa consideração da paisagem do entorno, nossa visão captura a essência das ilhas, evocando um senso de maravilha e conexão.
--Louis Becker, Diretor Global de Projeto, Henning Larsen

A estrutura integra perfeitamente componentes de madeira e concreto com o ambiente ao redor. Está localizada em um local proeminente no coração de Torshavn, logo ao lado do prédio do parlamento faroense. Este projeto apresenta homenagens à tradição e cultura faroenses. As curvas dos tradicionais barcos de pesca faroenses são espelhadas na estrutura de madeira. Esses barcos, que datam da era viking e eram feitos com um único machado, estão listados na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Pequenos edifícios de madeira são acessíveis por barco a partir da água sobre penhascos íngremes devido à estrutura da base do edifício, modelada a partir dos trilhos costeiros construídos à mão familiarizados em ilhas menores das Ilhas Faroe.

Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe - Imagem 3 de 5
Imagem Cortesia de Element

Nosso projeto é um testemunha da beleza cativante e legado marítimo das Ilhas Faroe. A integração da madeira, com suas linhas elegantes, é inspirada no charme distinto dos barcos tradicionais faroenses e no histórico porto oriental. Estamos orgulhosos de embarcar na jornada de criação deste espaço transformador que celebra e reconecta a comunidade com seu patrimônio querido. --Ósbjørn Jacobsen, Diretor de Projeto das Ilhas Faroe, Sócio, Henning Larsen

O terminal acomodará passageiros conforme eles chegam e partem dos barcos de passageiros da Smyril Line que viajam por toda a Islândia, Ilhas Faroe e Dinamarca. Para fornecer aos passageiros que chegam e partem uma experiência perfeita, o design prioriza a adaptação às mudanças sazonais e ao ambiente nórdico. A entrada principal pode ser alcançada diretamente a partir de uma área designada para desembarque de veículos. Um espaço público de espera, cafeteria, balcão de registro e um local para segurança internacional do navio e da instalação portuária estão todos localizados em seus dois níveis. A área superior de espera proporciona acesso a uma rampa de terraço onde os hóspedes podem relaxar em meio a vegetação luxuriante e vistas panorâmicas. Este local simboliza a relação entre os moradores locais e os estrangeiros, restaurando a acessibilidade para todos que o usam.

Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe - Imagem 4 de 5
Imagem Cortesia de Element

A sede da Smyril Line, localizada no centro da estrutura e elevada acima do nível do solo, proporciona uma atmosfera de trabalho acolhedora para mais de 100 funcionários. O design do espaço de escritório procura criar uma forte cultura de comunidade entre os membros da equipe de todas as origens, colocando seu bem-estar em primeiro lugar. A área comum central foi meticulosamente criada como um centro social dentro da sede, enfatizando a cooperação e a interação.

A característica distintiva do escritório é um amplo jardim interno privado, que se funde com a paisagem circundante. Além da cafeteria de conceito aberto, o jardim externo em vários níveis serve como um refúgio onde os trabalhadores podem se reenergizar ao lado da natureza. Sua arquitetura paisagística cria uma atmosfera tranquila e refrescante para eles desfrutarem.

Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe - Imagem 5 de 5
Imagem Cortesia de Henning Larsen

Fundada em Copenhague, Henning Larsen Architects projetou muitos edifícios culturais e públicos em todo o mundo. No mês passado, o escritório, junto com o escritório australiano Architectus e os consultores globais Arup, foram selecionados para transformar o Teatro de Canberra na Austrália. Além disso, Henning Larsen acaba de ser anunciado entre os finalistas selecionados para o concurso Opera of the Future em Düsseldorf. Finalmente, o escritório apresentou sua exposição "Changing Our Footprint" no Fórum de Arquitetura Aedes em Berlim, incentivando os visitantes a pensar criticamente sobre o impacto ambiental da indústria da arquitetura.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas Faroe" [Henning Larsen Reveals Design for Smyril Line's New Headquarters and Ferry Terminal in Torshavn, Faroe Islands] 27 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002804/henning-larsen-divulga-projeto-para-terminal-de-balsas-nas-ilhas-faroe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.