Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Miguel de Guzmán

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

MoMA suspende Programa Young Architects PS1 por motivos de organização

O MoMA PS1 anunciou recentemente que a edição de 2020 do Programa Young Architects não será realizada, colocando um dos principais eventos voltados à promoção do trabalho de jovens arquitetos em stand-by por um período de pelo menos um ano. O MoMA PS1, anteriormente chamado de P.S.1 Contemporary Art Center, é um dos mais importantes e mais antigos centros dedicados a arte contemporânea dos Estados Unidos. O Young Architects Program, fundado pelo MoMA em parceria com o MoMA PS1, foi criado para oferecer a talentos emergentes de arquitetura a oportunidade de “projetar e apresentar projetos inovadores, desafiando os jovens arquitetos todos os anos a desenvolverem instalações temporárias para o pátio do PS1 na cidade de Nova Iorque.”

MoMA PS1 Instalação. Imagem © Kris Graves MoMA PS1 Instalação. Imagem © Miguel de Guzmán MoMA PS1 Instalação. Imagem © Pablo Enriquez MoMA PS1 Instalação. Imagem Cortesia de MoMA PS1 + 8

Quais são os materiais mais utilizados nas habitações sociais?

A escolha de materiais de construção e a reflexão contínua inerente sobre o alcance e as capacidades da arquitetura são uma maneira alternativa interessante de abordar essa questão. Os materiais utilizados na habitação social devem abordar as possibilidades locais e econômicas e as reais necessidades de acesso à moradia no contexto contemporâneo.

Na busca por fornecer inspiração e ferramentas aos arquitetos para a construção de melhores moradias sociais, analisamos diferentes projetos publicados em nosso site para identificar quais são os materiais predominantes, tanto para a formação de estruturas ou fechamentos, a fim de proporcionar um panorama global de diferentes estudos de caso, considerando principalmente sua localização geográfica e aspecto construtivo.

Diante da questão de quais são os materiais utilizados na habitação social, apresentamos uma compilação de 15 projetos que convidam à reflexão.

Centro Cultural La Gota - Museu do Tabaco / Losada García

© Miguel de Guzman © Miguel de Guzman © Miguel de Guzman © Miguel de Guzman + 29

Navalmoral de la Mata, Espanha
  • Arquitetos: Losada García
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1220.0 m2

House of Would / Elii

© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán
Pedrezuela, Espanha
  • Arquitetos: Elii
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 210.9 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2011

© Miguel  de Guzmán © Miguel  de Guzmán © Miguel  de Guzmán © Miguel  de Guzmán + 19

Quem já ganhou o Prêmio Pritzker?

O Prêmio Pritzker é o reconhecimento mais importante que um arquiteto(a) pode receber em vida. A honraria é outorgada todos os anos a arquitetos e arquitetas cuja obra construída "tenha produzido significativas contribuições para a humanidade ao longo dos anos", segundo explica a própria organização responsável pela premiação. Por esta razão, o júri presta homenagem a pessoas e não a escritórios, como já aconteceu em 2000 (Rem Koolhaas ao invés do OMA), 2001 (Herzog & de Meuron), 2010 (SANAA), 2016 (Elemental) e 2017 (RCR Arquitectes), premiando seus fundadores (como no caso do SANAA), o então, um deles (Elemental).

O prêmio surgiu de uma iniciativa criada por Jay Pritzker através da Fundação Hyatt, organização associada a empresa hoteleira que o mesmo fundou em conjunto com seu irmão Donald em 1957. A primera edição do prêmio foi realizada em 1979, quando Philip Johnson se tornou o primeiro arquiteto a ser homenageado. Estadunidense, Johnson é autor de importantes obras da história da arquitetura moderna, como a Glass House (1949).

O Prêmio Pritzker já conta com quarenta edições anuais ininterruptas, galardoando arquitetos e arquitetas de 18 nacionalidades diferentes. Metade dos premiados são europeus; América, Ásia e Oceania dividem as outras vinte edições, e até hoje nenhum arquiteto o arquiteta africano(a) teve a chance de receber o prêmio, sendo o único continente do globo a não possuir representantes no hall da fama da arquitetura.

Residência em Madri / DL+A De Lapuerta Campo arquitectos asociados

© Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán + 11

Madri, Espanha

Andrés Jaque é o novo diretor do programa de projeto avançado da Columbia GSAPP

A Decana Amale Andraos da Columbia GSAPP anunciou a nomeação de Andrés Jaque como o novo diretor do programa de Mestrado em Projeto Avançado de Arquitetura (AAD). Jaque é o fundador do Office for Political Innovation, com sede em Madri, e leciona na Columbia GSAPP desde 2013.

A  partir de junho, Jaque sucederá o professor associado Enrique Walker, que dirigiu o programa de 2008 a 2018. "Estou muito agradecido pela visão e dedicação que Walker trouxe ao programa durante sua direção", reconheceu Andraos. "Enrique estabeleceu um forte legado de trazer abordagens experimentais para pesquisa e projeto e construiu um programa firmemente embasado na formação de posições através do projeto", acrescentou.

2222 Jackson / ODA New York

© Miguel  de Guzmán © Miguel  de Guzmán © Bojune Kwon © Pavel Bendov + 23

  • Arquitetos: ODA New York
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 15600.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016

160 East 22nd Street / S9 Architecture

© Miguel de Guzmán © Justin Huang © Justin Huang © Justin Huang + 31

Nova Iorque, Estados Unidos
  • Arquitetos: S9 Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 10776.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Guia de arquitetura de Madri: 20 lugares que todo arquiteto deveria conhecer

É impossível resumir Madri. Se a cidade em si é imensa, os exemplos de arquitetura de qualidade são arrebatadores. Há mais de meio século Madri tem sido o laboratório de experimentação da arquitetura moderna e contemporânea na Espanha, um lugar em que serviu de palco para a construção de arquiteturas experimentais e inovadoras, muitas das quais fracassadas, mas algumas muito bem sucedidas e reconhecidas. Esta seleção busca mostrar exemplos de obras de qualidade inquestionável, sem, no entanto, se tornar um catálogo exaustivo de projetos. Muitos criticam que faltam grandes edifícios e não poderíamos estar mais de acordo. Essa é, quiçá, a beleza de Madri: há diversidade de opiniões e milhares de locais para conhecer; a cidade surpreende a cada passo.

Poblado Dirigido de Caño Roto Hipódromo de la Zarzuela. Imagem © Ana Amado Ciudad BBVA. Imagem © Joel Filipe Primer Puente impreso en 3D del mundo. Image Cortesía de IAAC + 22

Architectural League anuncia os vencedores do prêmio "Emerging Voices 2017"

Todos os anos, a Architectural League de Nova Iorque concede seu prestigioso prêmio Emerging Voices a oito escritórios nos Estados Unidos, Canadá e México, cujo trabalho "representa o melhor de seu tipo e aborda questões maiores na arquitetura, na paisagem e ambiente construído."

Esta é a 35ª edição do prêmio, organizado pela Diretora de Programação da Liga, Anne Rieselbach, e votado por um estimado júri.

"O prêmio de 2017 personifica a versatilidade da prática contemporânea. Muitas firmas assumem vários papéis de designer, desenvolvedor e / ou construtor para lidar com as questões da habitação, no projeto institucional e da esfera pública. Elas abraçam a experimentação material, desafiando contextos e uma economia de meios dentro das limitações orçamentais para criar uma arquitetura exemplar ", disse Rieselbach.

Os vencedores deste ano são:

La Tellera / Frida Escobedo. Image © Rafael Gamo Whistler Cabin / Scott and Scott Architects. Image © Scott and Scott Architects MA House / Cadaval & Solà-Morales. Image © Sandra Pereznieto Treehouse / LEVER Architecture. Image © Lara Swimmer + 9

Jolimont / NOMOS

© Miguel de Guzmán               © Miguel de Guzmán               © Miguel de Guzmán               © Miguel de Guzmán               + 23

Genebra, Suíça
  • Arquitetos: NOMOS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1800.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

40 detalhes construtivos de concreto

A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.

Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.

Rem Koolhaas: "O conforto é superestimado"

Por ocasião da seleção do OMA entre os finalistas da próxima ampliação do Museo del Prado em Madri, o holandês Rem Koolhaas conversou com Anatxu Zabalbeascoa em uma entrevista publicada recentemente pelo El País Semanal.

Em relação aos tópicos que rondam sua figura, o Priztker de 2000 e diretor da XIV Bienal de Veneza busca se desmistificar, todavia, insiste em uma palavra: mudança. "A grande maioria de nossos projetos obedece aos mesmos critérios que meus textos: concentram-se mais naquilo que muda que naquilo que permanece", afirma na entrevista.

Rem Koolhaas: "O atual desafio da arquitetura é entender o mundo rural"

Entre os dias 26 de junho e 01 de julho aconteceu a quarta edição do Congresso Internacional da Fundación Arquitectura y Sociedad de Pamplona, Espanha, intitulado "Arquitetura: Mudança Climática". A sessão inaugural esteve a cargo de Rem Koolhaas, que após fazer uma análise geopolítica da situação europeia, fez um chamado aos arquitetos, pedindo para que estes parem de ignorar o mundo rural como campo de operação:

Devemos pensar em metodologias para uma paisagem que cedo ou tarde teremos que assumir.

Koolhaas recordou que as cidades representam apenas 2% da superfície do planeta. "Temos que mirar mais além, nos concentramos demais no desenvolvimento do entorno urbano, esquecendo um pouco o campo. Estamos começando a estudá-lo, e embora haja um grande conhecimento, continua fora de nossos radares", afirmou.

Andrés Jaque vence o Prêmio Friederick Kiesler de Arquitetura e Arte 2016

Na manhã de hoje em Viena, o júri do Prêmio Friederick Kiesler de Arquitetura e Arte 2016 divulgou o nome do vencedor de sua décima edição: Andrés Jaque, primeiro espanhol a receber a honraria. 

Concedido alternadamente pela República da Áustria e a cidade de Viena, o prêmio celebra as "realizações extraordinárias na arquitetura e nas artes que tenham a ver com o posicionamento experimental e inovador de Frederick Kiesler e sua teoria das 'artes correlativas', transcendendo os limites entre as disciplinas tradicionais", de acordo com o estatuto do concurso. 

Reforma e Ampliação do Centro Cultural El Soto / José María de Lapuerta + Paloma Campo

© Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán + 19

Móstoles, Espanha

Patrimônio, cidade e paisagem: XIII BEAU divulga seus 22 projetos premiados

Entre as 449 obras apresentadas, o júri da XIII Bienal Espanhola de Arquitetura e Urbanismo (XIII BEAU) divulgou a lista dos 22 projetos vencedores desta edição do concurso espanhol. "(Os vencedores) mostram atitudes diferentes no modo de intervir sobre o patrimônio, a cidade e a paisagem com soluções inovadoras e qualificadas", explica o júri.

"Baseiam-se em ações que melhoram o entorno urbano e paisagístico dos locais, com propostas de acordo com as problemáticas e os recursos disponíveis, com capacidade para se tornar referências de um contexto e testemunho de seu tempo", justifica o júri em relação a sua decisão.

E os ganhadores são:

Casa Luz. Imagem © José Hevia Huertas de Caramoniña. Imagem © Hector Santos Diez Novo acesso ao centro histórico de Gironella. Imagem © Adrià Goula Casa Chao. Imagem © Hector Santos-Díez + 23