Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 2 de 13Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 3 de 13Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 4 de 13Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 5 de 13Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Mais Imagens+ 8

Em razão dos diversos acontecimentos que testemunhamos ao longo dos últimos anos, nossos espaços habitados passam por uma completa transformação, não apenas em termos de como nos relacionamos com o ambiente doméstico mas, sobretudo, na maneira como passamos a observar mais atentamente as características de nossos espaços interiores. Se bem que este sempre tenha sido um elemento fundamental em nossas vidas, a pandemia nos vez ver com muita mais clareza a importância de um bom projeto de interiores, de uma boa organização espacial, da qualidade da iluminação e ventilação natural e especialmente, do nosso conforto.

Esta mudança de foco finalmente se traduziu em um crescente interesse dos clientes por projetos de reformas e ampliações de suas casas e apartamentos. Pensando nisso, nós do ArchDaily decidimos fazer uma recompilação de uma série de projetos de remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México, revelando uma enorme variedade de distintas soluções espaciais e construtivas. Para saber mais acompanhe a matéria a seguir:

Remodelações

Reforma no Conjunto Multifamiliar Cupa / Escobedo Soliz

“O Cupa foi o primeiro projeto de habitação multifamiliar no México e uma das primeiras experiências em habitação de interesse social no mundo. A nível urbano e arquitetônico, o projeto retoma vários princípios do plano diretor utópico da Ville Radieuse proposto por Le Corbusier em 1933, propondo uma nova maneira de lidar com a crescente demanda por moradia na Cidade do México. A encomenda foi feita por um casal com dois filhos que se mudaram para o CUPA há mais de 15 anos. Seu apartamento corresponde à tipologia de "habitação tipo A" com área de 55 m² distribuídos em dois andares. O nível de acesso abrigava a cozinha e a sala de jantar, enquanto e o pavimento inferior contemplava a sala de estar, o dormitório principal, um quarto secundário e o banheiro. Nossa proposta intervém na escada original, propondo uma rota mais curta que permite ganhar mais área no nível de acesso, e mais altura altura para o pé direito do espaço morto embaixo da escada. Essas mudanças permitiram aumentar e construir uma nova sala de jantar, reimplantar a cozinha, e gerar uma lavanderia/despensa.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 7 de 13
Reforma en el multifamiliar Cupa / Escobedo Soliz. Image © Ariadna Polo

Edifício Dr Atl 285 / BAAQ'

“O Edifício Dr Atl 285, construído na década de setenta, é um exercício de aproveitamento da herança do passado; buscando como premissa beneficiar a população e o meio ambiente ao mesmo tempo que preserva e resgata o patrimônio construído. Devido à sua vocação industrial, o edifício foi projetado com base em uma estrutura reticular de vigas e colunas de concreto armado, criando espaços abertos sem paredes divisórias e grandes vãos. A antiga fábrica é ladeada por um pátio de estacionamentos. Tirando proveito da geometria da estrutura existente, os arquitetos responsáveis propuseram um novo sistema de organização do espaço interior, incorporando elementos cúbicos de madeira que abrigam espaços de intimidade, criando assim um novo programa dentro do próprio programa do edifício existente.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 2 de 13
Edificio Dr Atl 285 / BAAQ'. Image © Arturo Arrieta

La Esmeralda / JSa

“O La Esmeralda é um projeto de intervenção em um edifício histórico projetado e construido pelo Arquitecto José Creixell M. no início da década de 1950. Procurando preservar as principais características do edifício original, os arquitetos se concentraram principalmente recuperar e ressaltar as suas qualidades originais; substituindo alguns acabamentos no interior e exterior do edifício. Desta forma, a estrutura original foi recuperada, protegida e reforçada. Nos pavimentos tipo, paredes foram subtraídas de forma a integrar os espaços habitáveis e diminuir a sobrecarga na estrutura. O projeto de reabilitação inclui ainda uma série de contrafortes metálicos para melhor equilibrar e transmitir as cargas das lajes para os pilares. Por isso foi necessário ainda conectar as duas torres para que a estrutura passasse a trabalhar de forma integrada, minimizando os esforços na estrutura do térreo.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 8 de 13
La Esmeralda / JSa. Image © Luis Gallardo

Apartamento Tamarindos / Mayer Hasbani

“No extremo oeste da Cidade do México, inserido em uma nova e densa área de expansão urbana, encontra-se o apartamento Tamarindos. O projeto, embora implantado um edifício relativamente novo, encontrava-se em péssimas condições de uso e manutenção. Neste contexto, o projeto de reforma proposto pelos arquitetos do Mayer Hasbani buscava requalificar este típico apartamento de luxo do subúrbio da capital mexicana, baseado em um novo concito de habitabilidade.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 9 de 13
Departamento Tamarindos / Mayer Hasbani. Image © Paul Czitrom

Apartamento Hegel / Arquitectura en Movimiento Workshop

“O projeto de reabilitação do apartamento localizado na Rua Hegel, em Polanco, Cidade do México, parte da ideia de que o design de interiores deve traduzir o estilo de vida do morador para o espaço que ele habita. Neste caso, o apartamento havia sido deixado de herança para um jovem designer gráfico solteiro por sua avó. Depois de dias de limpeza e remoção dos revestimentos, encontramos um firme piso de concreto perfeitamente polido. Nossa primeira ideia foi proteger o piso e deixá-lo tal qual como o encontramos abaixo das diversas camadas sobressalentes. Ao removermos o forro, nos encontramos com uma belíssima laje nervurada, a qual foi deixada aparente com as instalações correndo junto aos vigores, e librando de quebra 30 cm de pé-direito livre. Por fim, decidimos ainda expor a estrutra das paredes de bloco de concreto em praticamente todos os demais espaços da casa.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 10 de 13
Departamento Hegel / ARQMOV Workshop. Image © Rafael Gamo

Apartamento San Rafael / Dosa Studio

“O projeto de reforma do Apartamento San Rafael foi uma encomendada para um casal de aposentados que buscava transformar seu espaço de vida depois de muitos anos vivendo na mesma casa; um apartamento super funcional e prático. Localizado no primeiro pavimento de um edifício de seis níveis, o apartamento é iluminado e ventilado através de um poço de luz central. A nossa primeira premissa foi pintar a casa toda de branco, para favorecer a iluminação dos demais espaços. Junto a isso, a essência deste projeto procura ressaltar a verticalidade deste espaço comprimido em altura, amplificando a sensação de amplitude e continuidade entre os distintos espaços que compõe o apartamento.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 11 de 13
Departamento San Rafael / Dosa Studio. Image © César Bèjar

Casa Kaspé / Zeller & Moye

“Este apartamento dos anos sessenta, originalmente projetado pelo arquiteto russo Vladimir Kaspé em plena zona central da Cidade do México, foi completamente transformado pelos arquitetos do Zeller & Moye com o objetivo de restaurar o espírito modernista do projeto original, ao mesmo tempo que busca incorporar as necessidades da vida familiar contemporânea. Com seus mais de 250 metros quadrados, o apartamento encontra-se junto a um edifício habitacional multifamiliar modernista, o qual se desenvolve ao longo de dois pavimentos conectados por escadas helicoidais que favorecem a fluidez espacial dos espaços interiores.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 5 de 13
Casa Kaspé / Zeller & Moye. Image © Dane Alonso

Edifício Poniente 309 / Neorestauro Estudio

“O Edifício Poniente 309 é um projeto de reabilitação de uma estrutura do final do século XIX, localizada em pleno centro histórico da cidade de Puebla, México. As obras de reforma consistiram principalmente na completa remodelação da estrutura de cobertura, a qual encontrava-se em péssimo estado devido aos mais de 20 anos de abandono. Desta forma, a reabilitação da estrutura se deu a partir da inserção de novos entre-pisos de lajes de estrutura metálica e concreto, as quais coincidem com os níveis originais do edifício, preservando assim as principais características e qualidades desta histórica estrutura.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 12 de 13
Edificio Poniente 309 / Neorestauro Estudio. Image © Amy Bello

Ampliações

Melhora e ampliação ‘um quarto a mais’ / Taller ADG

“Buscando uma solução para a falta de espaço e a superlotação de estruturas domésticas em bairros pobres do país, o INFONAVIT criou um projeto chamado de “um quarto a mais”, o qual procura beneficiar mais de meio milhão de famílias das zonas urbanas e suburbanas do México. Neste sentido, a iniciativa busca incentivar o desenvolvimento e execução de projetos de reforma e ampliação que ofereçam melhores condições de vida a estas famílias. Para os arquitetos do Taller ADG, a superlotação não é apenas um dado relativo à proporção excessiva da área ocupada pelos moradores, mas principalmente da qualidade e dignidade destes espaços. Para além do projeto, a nossa proposta oferece a possibilidade de reconfigurar o espaço da casa de forma bastante simples, multifuncional e integral, transformando a experiência do espaço, promovendo a qualidade de vida e o conforto de seus habitantes.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 3 de 13
Mejora y ampliación Un Cuarto Más / Taller ADG. Image © Jaime Navarro

Um quarto a mais / ANTNA

“Neste mesmo contexto, os arquitetos do ANTNA propuseram uma adição de 16 metros quadrados na cobertura de uma série de edifícios de habitação de interesse social que, originalmente contavam apenas um único quarto. Como uma adição em estrutura leve de madeira, a proposta do ANTNA busca explorar todas as qualidades deste nobre material, desde sua função estrutural, de isolamento e pré-fabricação, além de estabelecer um novo campo de pesquisa sobre o potencial das estruturas de madeira no desenvolvimento de práticas sustentáveis na construção civil no país, prevendo desde o manejo das florestas e a certificação dos produto até o impacto disso na economia local—delineando um esquema que possa simultaneamente solucionar a crise da moradia e o desemprego nas comunidades pobres do país.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 4 de 13
Un Cuarto Más / ANTNA. Image © Jaime Navarro

Edifício Residencial Córdoba-ReUrbano / Cadaval & Solà-Morales

“O edifício localiza-se na Colônia Roma, um bairro de valor histórico na parte central da Cidade do México. A ReUrbano identifica um antigo casarão que foi abandonado após a morte da sua octogenária ocupante e nos encarrega o projeto de transformá-la. O edifício terá 9 moradias de diferentes tamanhos e configurações, assim como um local no térreo na parte frontal do edifício. O projeto nos obriga a refletir sobre o valor da forma arquitetônica nos tecidos urbanos, assim como o valor do patrimônio e as formas de intervir nele. Buscamos um projeto discreto, respeitando, tanto quando fosse possível, a estrutura espacial (e a essência) da residência existente.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 6 de 13
Cordoba-ReUrbano / Cadaval & Solà-Morales. Image © Miguel de Guzmán

Moradias María Ribera / JSa

“Com o projeto das Moradias María Ribera, procuramos revelar as camadas históricas ocultas no antigo edifício da Fábrica de Chocolate La Cubana, fundada em 1872 e fechada desde 2004 no bairro de Santa María la Ribera. Desta forma, buscamos reabilitar o edifício, integrando um novo programa com usos residenciais e comerciais. Devido à sua ótima localização e seus antecedentes históricos, este bairro desenvolveu seus próprios usos e costumes, os quais procuramos resgatar e fortalecer com este projeto de intervenção.”

Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México - Imagem 13 de 13
Viviendas María Ribera / JSa. Image © Luis Gallardo

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Reabilitações. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Reuso adaptativo: remodelações, ampliações e reabilitações de casas e apartamentos no México" [Diseño adaptativo: remodelaciones, ampliaciones y reconversiones de departamentos en México] 29 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971123/reuso-adaptativo-remodelacoes-ampliacoes-e-reabilitacoes-de-casas-e-apartamentos-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.