O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Estados Unidos
  5. ODA New York
  6. 2016
  7. 2222 Jackson / ODA New York

2222 Jackson / ODA New York

2222 Jackson / ODA New York
 2222 Jackson / ODA New York, © Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

© Miguel  de Guzmán © Miguel  de Guzmán © Bojune Kwon © Pavel Bendov + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    2222 Jackson Ave, Long Island City, NY 11101, Estados Unidos
  • Arquitetos Encarregados

    Eran Chen, Christian Bailey, Ryoko Okada, Elizabeth Snow, Kris Levine, Karen Evans, Carolina Moscoso, Keith Burns
  • Área

    15600 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Proprietário

    Gershon Equities
  • Engenharia Estrutural

    GACE Consulting Engineers
  • Engenharia de Serviços

    MG Engineering
  • Consultor de parede exterior

    Gilsan Murray Steficek
  • Mais informações Menos informações
© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. A poucos passos de distância do MoMA Ps1 em Long Island City Queens, ODA New York apresenta um projeto de 175 apartamentos para aluguel em onze pavimentos, para competir com o melhor da vida dos condomínios de luxo.

© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Diferenciado por seu exterior de concreto esculpido, quase pixelado, 2222 Jackson é um elogio material ao vizinho PS1, e um exemplo do maior desafio para os arquitetos: pela necessidade de trabalhar em um local com restrições pelo zoneamento, ao invés de lutar contra elas, o escritório ODA focou, mais uma vez, na inovação da morfologia arquitetônica, no sentido de melhorar, não só a experiência cotidiana de seus residentes, mas também a qualidade de vida geral.

Cortes
Cortes

O uso inventivo de módulos individuais é o que conforma a base para 2222 Jackson, criando sua silhueta diferenciada. O projeto foi concebido, primeiramente, como uma malha simples e modular que compreende uma sequência de baías, cada uma com 3,6 metros de largura. Os apartamentos de estúdio medem aproximadamente 10 metros de comprimento e ocupam a largura de uma baía, enquanto as unidade de um, dois e três dormitórios tem 7,6 metros de comprimento e ocupam duas, três e quatro baías, respectivamente.

© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Ao estabelecer o modus operandi de ODA, no qual a forma nunca precede a função, esta abordagem modular estratégica tem implicações para muito além da simples estética. Dado o maior comprimento em relação a outras unidades, cada apartamento projeta-se 2 metros para além da linha da fachada do conjunto, produzindo dois benefícios significativos: janelas "de esquina" no meio da fachada, e uma varanda para o apartamento de cima.

© Bojune Kwon
© Bojune Kwon

O resultado final é um aumento substancial no espaço disponível ao ar livre (30% a mais do que marca original permitira) distribuído sobre uma poderosa composição de 50 varandas disseminadas pelo exterior do edifício, que formam uma cascata tridimensional de vida e atividades.

© Pavel Bendov
© Pavel Bendov

Brincando com a massa dessa forma, ODA rejeita tudo que de outro modo seria uma caixa genérica para aluguel, em seu lugar produzindo uma novo modelo para trabalhar dentro das limitações de zoneamento comuns: uma estrutura axonométrica com uma fachada de articulação única que aloja áreas ao ar livre substanciais (muito cobiçadas, mas pouco práticas em muitos ambientes urbanos). O desenho simples e modular também permite uma maior flexibilidade e adaptabilidade no projeto, ao mesmo tempo que facilita um processo de construção simplificado e altamente eficiente.

© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Dentro do 2222 Jackson, a paleta de materiais externos se reflete em grandes faixas de concreto aparente que cobrem o hall de pé direito triplo. Além disso, em todo o edifício instalou-se uma série de comodidades: um clube completo, com piscina interna iluminada e uma varanda ajardinada adjacente, um salão de residentes, e uma academia de última geração no terceiro mezanino. Junto a isso, um amplo terraço na cobertura oferece vistas panorâmicas de Manhattan.

© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

As unidades também foram bem equipadas: cada uma conta com amplas janelas, piso de carvalho branco, bancadas de pedra personalizadas, além de eletrodomésticos de alto padrão. Os residentes também têm um acesso a um estacionamento com manobrista, assim como às lavadoras e secadoras de roupas em cada pavimento.

© Pavel Bendov
© Pavel Bendov

"Sempre buscamos oportunidades para redefinir alguns aspectos muito fundamentais do que chegamos a aceitar na vida urbana, e 2222 Jackson foi nosso primeiro projeto com o qual começamos a explorar o conceito de 'comunidade vertical'. Ao projetar uma fachada despojada com baías projetadas, pudemos, não só fornecer uma inundação de luz natural às unidades de'esquina' do meio da fachada, mas também proporcionar espaços ao ar livre, ambos elementos muito preciosos que não estão, em geral, disponíveis no mercado de aluguel urbano."

- Eran Chen, fundador e diretor executivo do ODA New York

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: " 2222 Jackson / ODA New York" [ 2222 Jackson / ODA New York] 23 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879898/2222-jackson-oda-new-york> ISSN 0719-8906