O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Espanha
  5. Losada García
  6. Centro Cultural La Gota - Museu do Tabaco / Losada García

Centro Cultural La Gota - Museu do Tabaco / Losada García

Centro Cultural La Gota - Museu do Tabaco / Losada García
Centro Cultural La Gota - Museu do Tabaco / Losada García , © Miguel de Guzman
© Miguel de Guzman

© Miguel de Guzman © Miguel de Guzman © Miguel de Guzman © Miguel de Guzman + 29

  • Arquitetos

  • Localização

    10300 Navalmoral de la Mata, Cáceres, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Ramiro Losada, Alberto Garcia
  • Área

    1220.0 m2
  • Engenheiro de Construção

    Oscar Gonzalez
  • Gestão de Projeto

    Ramiro Losada Amor, Alberto García Jiménez, Óscar González
  • Colaboradores

    Lucía Bentué, Toni Gelabert, Adriana Marina Melchor Quesada
  • Estruturas e Instalações

    Valladares
  • Construção

    Dragados
  • Estrutural

    Reco SL
  • Elétrico, Iluminação, Hidráulico, Condicionamento de Ar e PCI

    Render Industrial Group SL
  • Mais informações Menos informações
© Miguel de Guzman
© Miguel de Guzman

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural La Gota é um edifício híbrido para espaços de exposição que tem como objetivo criar um novo foco de centralidade urbana em Navalmoral (Cáceres), exibindo a identidade da cidade. A etimologia está enraizada em um edifício antigo construído no mesmo local, por volta de 1930, para lidar com o problema da desnutrição infantil através do projeto "Gotas de Leite"

Detalhe 3
Detalhe 3

Compreende espaços temporários, exposição permanente do pintor Sofia Feliu e um Museu do Tabaco. A geometria do Centro é atribuída à estrutura da planta de tabaco dentro do princípio de igualdade e diversidade que também vemos nestes vegetais - as folhas são similares mas diferentes ao mesmo tempo. O edifício contém um núcleo central de comunicação vertical e uma estrutura que a planta apresenta morfologia e tamanhos similares, mas com diferentes alturas e características que são levemente compensados. 

© Miguel de Guzman
© Miguel de Guzman

No interior, o projeto traz a atmosfera de luz dos edifícios responsáveis pela secagem das folhas de tabaco através de uma parede vazada em cerâmica inspirada pelos tijolos tradicionais encontrados neste tipo de edifício. A luz entra - nos espaços onde o programa permite - através de aberturas na fachada. Isso produz uma fachada desmaterializada com geometria refinada, que permite a filtragem da luz do sol através das paredes.

© Miguel de Guzman
© Miguel de Guzman

A estrutura pós-tencionada do edifício permite, através de reforços ativos, grandes vãos e redução da espessura das vigas. O sistema aumenta a capacidade de carga do concreto, reduzindo sua deformação e aumentando sua vida útil. O que torna então o uso do material mais eficiente, além da redução do peso geral da estrutura. 

© Miguel de Guzman
© Miguel de Guzman

Os cinco pavimentos do Centro são dispostos em cinco volumes em forma de caixa que estão deslocados um em relação ao outro e um por cima do outro. 

Detalhe 1
Detalhe 1

A fachada é feita de uma dupla camada composta de uma parede de vidro e um pano de tijolos chamado FLEXBRICK. Desta forma um espaço térmico é criado e dirige as vistas a partir do interior, prevenindo o aquecimento durante as estações de verão e forma uma imagem semelhante aos edifícios de secagem do tabaco.

© Miguel de Guzman
© Miguel de Guzman

A parede verde estende o Museu do Tabaco ao exterior, atuando como uma parede didática, com espécies de tabaco e plantas nativas da região. Esta estratégia também permite o resfriamento do edifício nos meses de verão com uma consequente economia de energia. O Centro possui um certo espaço entre o edifício vizinho, permitindo a criação de uma praça pública limitada pela parede verde em um dos lados e a parede vazada de tijolos no outro.

© Miguel de Guzman
© Miguel de Guzman

A fachada é um sistema industrializado de cerâmica flexível que cobre todo o edifício, com diferentes desenhos que são produzidos por um jogo de claridade e escuridão no interior. O sistema é constituído por barras de aço trançadas, em que as peças de cerâmica são inseridas na rede, permitindo flexibilidade, versatilidade e variabilidade.

© Miguel de Guzman
© Miguel de Guzman

A fachada cerâmica é dividida em módulos de 1.00m. e 0,75 m. que são combinados para formar o desenho exterior que faz referência aos edifícios de secagem do tabaco. A malha de cerâmica está abraçando as guias superiores aparafusadas às lajes e amarrados a um ponto de ancoragem em relação ao vento na parte inferior.

© Miguel de Guzman
© Miguel de Guzman

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Losada García
Escritório
Cita: "Centro Cultural La Gota - Museu do Tabaco / Losada García " [Cultural Center La Gota - Tobacco Museum / Losada García] 03 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779420/centro-cultural-la-gota-tobacco-museum-losada-garcia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.