Luxigon

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Conheça alguns dos maiores estúdios de visualizações de arquitetura do mundo

Em um mundo dominado por imagens, nosso modo de fazer e consumir arquitetura está se tornando cada dia mais dependente do visual. Deste modo, ferramentas de representação estão passando a desempenhar um papel cada vez mais decisivo na forma como concebemos e desenvolvemos nossos projetos. Em muitos casos, escritórios de arquitetura se vem compelidos à buscar ajuda, voltando-se à experientes estúdios de modelagem e renderização 3D para poder retratar mais fidedignamente seus conceitos e ideias.

Google Campus by BIG and Heatherwick Studio. Image © Hayes DavidsonLeningrad Siege Museum by Lahdelma & Mahalmäki Architects. Image © Brck Visual11th Street Bridge Park by OMA. Image © Luxigon111 West 57th Street Tower by SHoP Architects. Image © Hayes Davidson+ 23

REX projeta o novo Centro de Artes Performáticas da Brown University

O escritório de arquitetura REX, com sede em Nova York, projetou o novo centro de artes performáticas para o campus da Brown University em Providence, Rhode Island, EUA. Conhecida por seu portfólio de projetos culturais e comerciais - notadamente e recentemente incluindo o Centro de Artes Performativas Ronald O. Perelman no World Trade Center - a empresa tem como objetivo projetual acomodar performances e eventos enquanto cria um centro para interações sociais diárias no campus dentro dos seus 7500 metros quadrados. O prédio se tornará um espaço central de multimídia e artes cênicas para estudantes, professores e visitantes.

Centro de Artes Criativas Perry and Marty Granoff, Brown University / Diller Scofidio + RenfroCentro de Artes Criativas Perry and Marty Granoff, Brown University / Diller Scofidio + RenfroCortesia de REXCortesia de REX+ 8

Hamonic + Masson Architects tem projeto premiado no concurso Imagine Angers

Hamonic + Masson Architects, com sede na França, foi selecionado como um dos vencedores do concurso Imagine Angers, que pediu às equipes que propusessem projetos inovadores para serem construídos em um dos seis terrenos diferentes da cidade de Angers, na França. As equipes vencedoras foram anunciadas pelo prefeito de Angers na MIPIM, uma conferência imobiliária realizada em Cannes. Outros arquitetos participantes incluem Manuelle Gautrand, Steven Holl, Duncan Lewis, XTU, Sou FUJIMOTO e OXO arquitetos.

Bernard Tschumi vence concurso para Complexo de Pesquisa Universitária em Paris

Bernard Tschumi Architects foi premiado com uma das maiores comissões  na França, com o projeto e a construção de um centro de educação e pesquisa de última geração, de € 283 milhões (U$ 350 milhões) na Université Paris-Sud em Saclay, sul da capital francesa. O “METRO Centre” fará parte da ala de biologia, farmácia e química da universidade, compreendendo seis prédios conectados por passarelas elevadas, com instalações de ensino, laboratórios de pesquisa, escritórios, restaurantes e áreas de logística.

Tendo vencido um concurso contra equipes como Herzog & De Meuron e MVRDV, Bernard Tschumi trabalhará em colaboração com Bouygues Construction, Groupe-6 e BE para a realização e operação do esquema.

© Luxigon© Luxigon© Luxigon© Luxigon+ 9

Nouvelle AOM vence concurso para redesenhar Torre Montparnasse em Paris

© nouvelle AOM / RSI studio / IDA+
© nouvelle AOM / RSI studio / IDA+

O consórcio Nouvelle AOM foi anunciado como vencedor do concurso internacional para a renovação e redesenho da Torre Montparnasse de Paris, superando o finalista Studio Gang e uma lista de grandes escritórios.

Elogiado pelo júri por sua "identidade poderosa, dinâmica e ousada", a proposta vencedora irá introduzir um sistema de fachada verde inteiramente nova que melhorará o entorno imediato da torre e o bairro como um todo.

"Este foi um grande desafio, já que a Torre não é como qualquer outra", explicou o júri. "O projeto da Nouvelle AOM captura perfeitamente o espírito do século XXI, dando à Torre uma identidade multifacetada que gira em torno de novos, atraentes e inovadores usos. A Torre vai dar vida nova ao bairro de Montparnasse".

© Luxigon© Luxigon© Luxigon© nouvelle AOM / RSI studio / IDA++ 5

REX divulga projeto do Centro Perelman de Artes Performáticas no WTC em Nova York

REX divulgou imagens do futuro Ronald O. Perelman Performing Arts Center (Centro Perelman de Artes), localizado no terreno do World Trade Center em Nova York. Entre a torre de vidro reluzente do One World Trade e o futuro Two World Trade Center, o projeto assume uma forma sólida e pura, para tornar-se um novo lar para teatro, dança, música, cinema, ópera e trabalhos multidisciplinares para visitantes e residentes de Lower Manhattan.

Sala de Ensaios. Imagem © LuxigonPerspectiva Sudeste Noturna. Imagem © LuxigonVista Oeste. Imagem © LuxigonVista Aérea. Imagem © Luxigon+ 59

Paris aprova a criação de mais espaços públicos nas margens do Sena

Os altos índices de poluição atmosférica que causa mais de 2.500 fatalidades por ano em Paris e a necessidade de mais espaços públicos levaram a prefeitura de Pais a propor um projeto de pedestrianização das margens do rio Sena.

A iniciativa foi apresentada pela primeira vez em maio de 2015 e em meados deste ano foi submetida a uma consulta pública para saber a opinião dos habitantes sobre a possibilidade mais espaços livres de automóveis. 

Como já divulgamos, o plano foi rechaçado, porém, o município decidiu que continuaria adiante com o projeto, elaborando 10 motivos que justificam a criação de mais espaços para os cidadãos.

Schmidt Hammer Lassen inicia a construção de uma galeria em GaoYao

O escritório Schmidt Hammer Lassen Architects (SHL) iniciou a construção de um novo clube e galeria em GaoYao, China - um distrito montanhoso localizado 100 quilômetros a oeste de Guangzhou. O projeto, focado em "espaço, luz, perspectivas e programa", foi concebido para um novo empreendimento de residências de luxo na base de uma montanha próxima. O novo clube e galeria se localiza no centro de um lago e será concluído no início de 2017.

"Este projeto escultural foi desenvolvido em conjunto com um mestre de Feng Shui, respeitando as angulações de acesso e sua localização na área", comentou o escritório.

PLP divulga planos de construir o edifício mais alto do Delta do Rio das Pérolas

A companhia britânica PLP revelou seu projeto para um grande complexo no coração do Delta do Rio Pérola, na China. O Plano Diretor abrange quatro edifícios: a Plataforma de Artes Contemporâneas, a Torre Lizhi Park, o Saguão e o Nexus - um edifício de escritórios e torre de hotel com 600 metros de altura, que será o ponto central do plano diretor e o arranha-céu mais alto da região.

Render de Visão Exterior. Imagem © LuxigonRender de Visão Exterior Noturna. Imagem © LuxigonRender de Visão Área. Cortesia de PLP ArchitectureRender de Visão Exterior. Cortesia de PLP Architecture+ 20

O sucesso por trás da arquitetura: Como o BIG se tornou tão... grande?

Nos últimos anos, o sucesso crescente de Bjarke Ingels e sua empresa BIG tem sido difícil de não notar. Para um escritório que tem apenas 10 anos de existência, o número e alcance dos seus projetos é surpreendente; para lidar com a demanda, a empresa tem crescido e emprega hoje cerca de 300 pessoas. Este crescimento, porém, não aconteceu por acaso. Neste artigo, originalmente publicado em DesignIntelligence como "The Secret to BIG Success" Bob Fisher conversa com o CEO da empresa e a sócia Sheela Maini Søgaard a fim de descobrir o plano de negócios por trás do fenômeno BIG.

BIG é provavelmente o melhor nome do mundo para uma empresa.

O Bjarke Ingels Group (BIG) parece ter um impacto desproporcional em tudo o que faz. A empresa de arquitetura com sede em Copenhague vira convenções e hipóteses de cabeça para baixo e combina possibilidades contrastantes em maneiras escandalosamente ousadas, criativas e lúdicas. Projetos como Via na West 57th Street em Nova York e a Usina Amager Bakke em Copenhague são bons exemplos: o primeiro, um prédio de apartamentos em forma de pirâmide que desafia a floresta de torres retangulares em torno dele, e o segundo, uma usina de reciclagem que funciona como uma pista de esqui e solta fumaça em forma de anel.

O mundo tomou conhecimento. Seja através de elogios ou críticas e meios empresariais e culturais arquitetônicos tendem a utilizar um tom heroico ao descrever o trabalho da empresa: radical, ambicioso, ousado, confiante. Em suma ... BIG.

Museu Marítimo Nacional da Dinamarca, Helsingør. Imagem © Rasmus HjortshøjGammel Hellerup Gymnasium, Hellerup. Imagem © Jens Lindhe8 House, Copenhague. Imagem © Dragor LuftfotoTwo World Trade Center em Nova York. Imagem © DBOX, Cortesia de BIG+ 9

REX propõe fachada retrátil para a "Equator Tower" na Malásia

O escritório REX foi selecionado como um dos cinco finalistas para o projeto do edifício de 173.000 m² em Kuala Lumpur, Malásia. Apelidado de "Equator Tower", a proposta apresenta um dispositivo de sombreamento retrátil de fibra de vidro reforçada que envolve uma esbelta torre de 80 pavimentos, bloqueando a incidência solar em todas as quatro fachadas.